Questões de Fonoaudiologia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Um tipo de distúrbio de aprendizagem, fundamentado na linguagem é a

  • A.

    distrofia.

  • B.

    disartria.

  • C.

    apraxia.

  • D.

    dislalia.

  • E.

    dislexia.

Nódulos nas pregas vocais, podem ser classificados no grupo patológico

  • A.

    malformação congênita.

  • B.

    disfonia psicogênica.

  • C.

    disfonia funcional com alteração orgânica secundária.

  • D.

    disfonia funcional.

  • E.

    alteração fonética.

Quando o paciente apresenta recrutamento, diplacusia e adaptação auditiva, pode-se dizer que essas distorções do estímulo sonoro acompanham lesões

  • A.

    condutivas.

  • B.

    labirínticas.

  • C.

    centrais.

  • D.

    neuro sensoriais.

  • E.

    mistas.

A terapia da fala para paciente disártricos que sofrem derrame é voltada à

  • A.

    durante muitos anos incluir exercícios motores orais que se destinam a melhora da movimentação lingual.

  • B.

    exercitar os orbiculares orais enfraquecidos em recuperação espontânea.

  • C.

    deliberar a velocidade e o ritmo da fala.

  • D.

    ajudar o paciente a utilizar toda função motora residual possível, tendo em vista desenvolver uma fala que soa normal.

  • E.

    utilizar sistema de comunicação alternativo.

A deglutição pode estar alterada porque

  • A.

    há interposição do lábio inferior atrás dos dentes superiores, uma vez que a pessoa é classe II.

  • B.

    a língua é eutônica, com força suficiente para juntar o alimento e se acoplar contra o palato

  • C.

    a sucção permite a formação do bolo alimentar.

  • D.

    as toncilas palatinas são eutróficas e a língua se posiciona na papila palatina.

  • E.

    a bochecha necessita participar na mastigação, sucção e formação do bolo alimentar.

Na reabilitação fonoaudiológica, entende-se abordagem indireta como

  • A.

    processo terapêutico onde o paciente atua diretamente e individualmente nas atividades.

  • B.

    processo terapêutico onde os objetivos do trabalho não estão declarados nas atividades propostas.

  • C.

    processo terapêutico em grupo de atuação direta.

  • D.

    orientação e execução de exercícios domiciliares.

  • E.

    trabalho de conscientização e automatização da alteração.

Na fonoterapia para disfonia infantil, é importante que

  • A.

    haja repouso vocal após as sessões, visto a existência de fadiga fonatória.

  • B.

    a reeducação do padrão vocal da criança seja realizada após intervenção cirúrgica.

  • C.

    os procedimentos terapêuticos, sempre que possível, sejam sincronizados com a expiração, visto a existência de alteração na coordenação pneumofônica.

  • D.

    os procedimentos terapêuticos sejam voltados para o agravamento da voz, a fim de se coordenar a articulação.

  • E.

    não exista outro comprometimento associado, especialmente de origem emocional, caso contrário a terapia não será efetiva.

Estabelecimento de imagens relativas aos vários sons da língua no sistema nervoso central, decorrentes da repetida informação do córtex, através dos vários canais sensoriais (especialmente auditivos e tatil-cinestésicos), está relacionado a

  • A.

    distúrbio articulatório.

  • B.

    entonação.

  • C.

    ecolalia.

  • D.

    eructação.

  • E.

    engramas.

A contração dos músculos supra-hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais pertence a

  • A.

    sucção do alimento.

  • B.

    mastigação

  • C.

    fase faríngo laringea da deglutição.

  • D.

    fase esofágica da deglutição.

  • E.

    fase oral da deglutição.

As funções do sistema estomatognático são

  • A.

    sucção, elaboração, deglutição, mastigação, respiração.

  • B.

    elaboração, sucção, respiração, fonação, deglutição.

  • C.

    mastigação, sucção, deglutição, fonação, respiração.

  • D.

    elaboração, articulação, deglutição, sucção, mastigação.

  • E.

    fonação, deglutição, elaboração, articulação, sucção.

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