Questões de Fonoaudiologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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No que se refere a paralisias faciais, analise as afirmativas.

I. Duas fases podem ser definidas em relação às paralisias faciais: a primeira considerada a fase flácida em que há pouca ou nenhuma informação neural para a musculatura e, a segunda, considerada como fase de sequelas, em que a musculatura já foi reinervada, podendo esta ser acompanhada de recuperação parcial dos movimentos e movimentos aberrantes.

II. Nos casos de paralisia facial periférica em sua fase inicial, ou seja, fase flácida, o trabalho consiste na realização de estratégias realizadas de forma isométrica, acompanhadas por massagens indutoras no sentido do movimento desejado, de preferência em ambos os lados da face para não exacerbar a informação proprioceptiva do lado acometido.

III. O prognóstico na fase das sequelas, em casos de paralisias facial periférica, não está relacionado ao tempo de evolução da paralisia, mas ao grau de conscientização do paciente, porém, em alguns casos, apesar da conscientização e colaboração do paciente, faz‐se necessário o encaminhamento ao médico especialista plástico ou otorrinolaringologista para estudos de estratégias reparadoras.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.

“O _________________ fonológico afeta 10% da população e é caracterizado por alteração do sistema fonológico de causa desconhecida, no qual o indivíduo não usa os sons da fala esperado para idade ou dialeto. O _____________ é a simplificação de uma regra fonológica feita pela criança e refere‐se a uma classe de sons e não ao som isolado. As alterações __________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das distorções, dificuldades na produção do som. As alterações ________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das omissões e substituições em que o paciente omite ou substitui o som‐alvo por outro presente em seu inventário.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. transtorno / processo fonológico / fonéticas / fonológicas
  • B. transtorno / processo fonológico / fonológicas / fonéticas
  • C. processo / transtorno fonológico / fonéticas / fonológicas
  • D. transtorno / distúrbio específico de linguagem / fonéticas / fonológicas

A aquisição do sistema fonológico segue padrões universais e cada criança apresenta suas características individuais. É comum ocorrerem vários processos fonológicos simultaneamente. Há processos fonológicos usuais e os não usuais. Os exemplos /faka/ por /vaka/ e /selu/ por /zelu/ referem‐se a qual tipo de processo fonológico?

  • A. Sonorização de fricativa: processos fonológicos usuais no desenvolvimento normal.
  • B. Ensurdecimento de fricativa: processos fonológicos usuais no desenvolvimento normal.
  • C. Sonorização de fricativa: processos fonológicos não usuais no desenvolvimento normal.
  • D. Ensurdecimento de fricativa: processos fonológicos não usuais no desenvolvimento normal.

Em relação às fendas glóticas, relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números se repetirão.)

1. Fenda triangular posterior.

2. Fenda triangular médio‐posterior.

3. Fenda dupla.

( ) Homens com esse tipo de fenda, geralmente, têm laringe de padrão feminino, reduzida em tamanho.

( ) A presença dessa fenda pode refletir uma contração excessiva da faringe, contribuindo para aproximação da parte central das pregas vocais.

( ) Esta fenda é típica da disfonia por tensão muscular ou disfonia por síndrome de tensão músculo esquelética.

( ) Crianças de ambos os sexos apresentam este tipo de fenda.

( ) Essa fenda desaparece rapidamente quando o paciente é submetido à fonoterapia e a lesão de massa é reabsorvida, demonstrando que a fenda era um artefato de adaptação.

A sequência está correta em

  • A. 3, 1, 2, 1, 2.
  • B. 2, 2, 1, 3, 1.
  • C. 2, 3, 1, 2, 3.
  • D. 1, 3, 2, 1, 3.

“O objetivo de uma avaliação de voz é descrever o perfil vocal básico de um indivíduo e verificar a influência do comportamento vocal na gênese de uma disfonia.”

( Behlau, 2001.)

No que se refere à avaliação de voz, segundo Behlau (2001), afirma‐se que:

I. “Entende‐se por ____________________ a habilidade do sujeito falante em usar a dinâmica vocal na fala encadeada intensamente, por um determinado período, sem mostrar sinais de cansaço, mantendo a qualidade vocal inicial.”

II. “____________________ é o resultado da interrelação harmônica das forças expiratórias, mioelásticas da laringe e musculares da articulação.”

III. “____________________ é um parâmetro físico ligado diretamente à pressão subglótica da coluna aérea e é avaliada em como julgamos um som.”

IV. “____________________ é um parâmetro ligado à velocidade de vibração das pregas vocais.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. articulação e pronúncia / Resistência vocal / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
  • B. resistência vocal / Coordenação pneumofonoarticulatória / Sensação de frequência (Pitch) / Sensação de intensidade (Loudness)
  • C. coordenação pneumofonoarticulatória / Resistência vocal / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)
  • D. resistência vocal / Coordenação pneumofonoarticulatória / Sensação de intensidade (Loudness) / Sensação de frequência (Pitch)

Assinale a alternativa que apresenta uma afasia pertencente ao sistema de classificação de Luria.

  • A. Afasia de broca.
  • B. Afasia de Wernicke.
  • C. Afasia de condução.
  • D. Afasia transcortical motora.
  • E. Afasia motora aferente (apráxica).

“O nervo _________________ constitui o __________ par de nervos cranianos. É um nervo misto (motor e sensorial). Caso ocorra lesão pode comprometer a ___________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. olfatório / II / visão
  • B. glossofaríngeo / IX / sensibilidade gustativa
  • C. glossofaríngeo / X / sensibilidade gustativa
  • D. vestíbulo coclear / VIII / audição e o equilíbrio
  • E. hipoglosso / IV / motricidade dos músculos da língua

“De acordo com a classificação de Luria, esses pacientes têm uma pronúncia vagarosa de sons isolados e de palavras, fazendo longas pausas na transição de uma palavra para outra, sendo cada palavra pronunciada com grande esforço. No entanto, tal afasia não é simplesmente representada por um distúrbio da fala motora, mas, principalmente, por uma perturbação da fala interna. O paciente parece incapaz de guardar a esquematização da fala interna, o que conduz à fala hesitante e a uma redução da complexidade gramatical das frases produzidas. A linguagem oral e escrita se caracterizam por curtos fragmentos de frases. Estes afásicos têm uma fala monótona e, uma vez criados os padrões articulatórios, não conseguem suprimi-los, o que conduz à perseveração. A compreensão também está comprometida. Luria sugere que o distúrbio básico nos pacientes com essa afasia não é uma deficiência na capacidade de criar novas articulações, mas, sim, uma perturbação na automaticidade da fala contínua em consequência da perturbação dos esquemas da fala.” O trecho anterior descreve pacientes com afasia

  • A. pré-motora.
  • B. acústico-mnésica.
  • C. frontal (dinâmica).
  • D. sensorial (acústica).
  • E. motora aferente (apráxica).

De acordo com o código de ética da fonoaudiologia, a infração ética consiste em:

I. resguardar a privacidade do cliente;

II. colaborar, sempre que possível, em campanhas que visem o bem-estar da coletividade;

III. manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua atuação com o cliente, exceto por justo motivo.

IV. oferecer ou prestar serviços gratuitos à entidade pública de qualquer natureza ou a empresas, além de participar gratuitamente de projetos e outros empreendimentos que visem lucro.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. IV.
  • E. I e IV.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os músculos dos lábios participam ativamente das funções estomatognáticas e são auxiliares na mastigação. São eles: orbicular dos lábios, zigomático maior e menor e o bucinador.

( ) As estruturas envolvidas na fonação (pulmões, traqueia, laringe, cavidades nasal e bucal) possuem outras funções específicas – respiração, mastigação, deglutição – que, do ponto de vista biológico, são mais importantes do que falar.

( ) Uma das características da deglutição adulta (madura) é a contração da musculatura perioral.

( ) Alguns problemas neurológicos, como a paralisia cerebral e algumas síndromes, levam a alterações de tônus, postura e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, F, V
  • C. V, F, F, F
  • D. F, F, V, V
  • E. F, V, V, F
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