Questões de Fonoaudiologia da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ligamento vocal da lâmina própria da mucosa das pregas vocais é composto de:

  • A. O ligamento vocal da lâmina própria da mucosa das pregas vocais é composto de:
  • B. fibras elásticas, colágenas e musculares das camadas intermediária e profunda.
  • C. camada flexível com as máculas flavas anterior e posterior.
  • D. fibras musculares da camada intermediária.
  • E. fibras elásticas da camada superficial e fibras musculares da camada profunda.

A técnica do /b/ prolongado promove:

  • A. constricção laríngea, favorecendo a coaptação glótica.
  • B. abaixamento laríngeo e ampliação vestibular.
  • C. elevação laríngea, promovendo a ampliação vestibula.
  • D. abaixamento laríngeo, promovendo constrição antero-posterior da laringe.
  • E. elevação laríngea, promovendo constrição antero-posterior da laringe.

Os mecanismos de mudança da freqüência da voz dependem diretamente da:

  • A. diminuição da massa, do aumento da mucosa e da configuração do trato vocal.
  • B. massa, da tensão e do comprimento das pregas vocais.
  • C. redução da pressão subglótica, do aumento de resistência e do comprimento das pregas vocais.
  • D. redução da pressão fonatória e do encurtamento das pregas vocais.
  • E. redução da pressão subglótica e do relaxamento das pregas vocais.

Analise as proposições abaixo em relação a tipos de voz.

1) Voz rouca - é a mais comum das alterações vocais. É uma qualidade vocal do tipo ruidoso.

2) Voz soprosa - caracteriza-se por uma emissão rude e desagradável, com grande esforço na fonação.

3) Voz comprimida - é uma voz tensa e desagradável, caracterizada por vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo.

4) Voz bitonal - apresenta emissão de ar não sonorizado, representado por um ruído audível à fonação.

5) Voz áspera - é uma voz com qualidade vocal, altura e intensidade diversas.

A seqüência correta é:

  • A. 1 e 2
  • B. 1 e 3
  • C. 3 e 4
  • D. 2 e 4
  • E. 2 e 5

Analise as proposições abaixo em relação ao uso de sons facilitadores na terapia vocal.

1) Sons nasais: suavizam a emissão e dissipam energia sonora no trato vocal.

2) Sons fricativos: direcionam o fluxo aéreo para o ambiente e aumentam o tempo máximo de fonação sem esforço.

3) Sons vibrantes: mobilizam a mucosa e reduzem o esforço fonatório.

4) Sons plosivos: produzem grande contratação do músculo tiroaritenóideo e relaxa o músculo cricotireóideo.

5) Sons hiperagudos: produzem clareza na emissão e promovem a coaptação das pregas vocais.

6) Som basal: produzem relaxamento do músculo tiroaritenóideo e contratação do músculo cricotireóideo.

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2 e 3
  • B. 1, 3 e 5
  • C. 2, 3 e 4
  • D. 3, 4 e 5
  • E. 3, 5 e 6

Em relação aos fatores que determinam o desenvolvimento da comunicação infantil, analise as proposições abaixo.

1) A criança não necessita ter uma intenção ou um motivo para se comunicar.

2) Não há necessidade de se ter um conteúdo para comunicar.

3) Há necessidade de uma situação ou contexto.

4) A criança necessita ter capacidades cognitivas para atuar sobre o mundo e compreendê-lo.

Estão corretas apenas:

  • A. 2 e 3
  • B. 1 e 2
  • C. 1 e 3
  • D. 3 e 4
  • E. 1 e 4

Em relação ao desenvolvimento da comunicação prélingüística da criança, pode-se afirmar que os comportamentos estão caracterizados por:

  • A. reações reflexas.
  • B. uma série de coordenações sensoriomotoras.
  • C. aparecimento de condutas comunicativas novas que revelam sua intencionalidade.
  • D. uma intenção de organizar atitudes comunicativas convencionais.
  • E. incorporar novas formas ou atos comunicativos que têm caráter convencional.

Os pais, no tocante às atitudes para facilitar o desenvolvimento da linguagem da criança, devem:

  • A. propor temas e situações de interação e manter seu controle.
  • B. falar em excesso para possibilitar a apreensão de modelos.
  • C. truncar ou quebrar a interação com sucessivos julgamentos de valor.
  • D. limitar ou tolher as possibilidades de respostas espontâneas das crianças.
  • E. ignorar ou não aproveitar adequadamente as iniciativas das crianças.

Relacione os tipos de afasia, com as suas respectivas manifestações clínicas.

1) Estereotipias

2) Agramatismos

3) Parafasia semântica

4) Neologismos

( ) Seqüências fonêmicas ou grafêmicas que não existem, mas assemelham-se às palavras da língua, não sendo, portanto, compreendidas pelos interlocutores.

( ) Alterações na estrutura sintáxica, caracterizada pela omissão de elementos gramaticais.

( ) Repetições perseverativas e involuntárias de um determinado comportamento.

( ) Troca de um vocabulário por outro, estando os dois relacionados semanticamente.

A seqüência correta é:

  • A. 4, 2, 1, 3
  • B. 4, 1, 3, 2
  • C. 2, 4, 1, 3
  • D. 2, 3, 4, 1
  • E. 2, 1, 4, 3

A afasia transcortical mista caracteriza-se:

  • A. pela repetição preservada, estando tanto a emissão quanto a compreensão severamente comprometidas.
  • B. pelas alterações semânticas, como as parafasias semânticas, perífrases e anomias, estando o acesso lexical prejudicado.
  • C. pelo déficit severo ou moderado de compreensão.
  • D. pela redução da linguagem espontânea, sendo a expressão marcadamente lenta e breve.
  • E. pelo comprometimento severo da emissão e da compreensão oral e gráfica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...