Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

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Uma das formas de pesquisa da integridade da via auditiva é através do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). Entre as principais aplicações clínicas desse método de avaliação, NÃO faz parte a:

  • A. Detecção de tumores do nervo acústico.
  • B. Detecção de lesões de tronco encefálico.
  • C. Identificação da neuropatia auditiva.
  • D. Triagem auditiva escolar.
  • E. Avaliação da maturação do sistema auditivo central em neonatos.

Analise as assertivas abaixo sobre os Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI):

I. Os AASI são compostos basicamente por microfone, amplificador, receptor e fonte de energia.

II. Em AASI com adaptação aberta, o tubo de acrílico que liga o corpo do dispositivo de amplificação ao molde é substituído por um tubo mais rígido e espesso, não sendo utilizado molde.

III. As características eletroacústicas dos AASI são ganho, saída máxima e faixa de frequências.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Ao “processo inflamatório desmielinizante das raízes e nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica, rapidamente progressiva, ascendente, com parestesia distal e redução ou ausência dos reflexos tendíneos profundos, podendo levar o paciente a ficar tetraplégico”, em que os sintomas começam geralmente após eventos infecciosos e no qual a disfagia está presente em aproximadamente 50% dos casos, associada à fraqueza bulbar e à insuficiência respiratória, dá-se o nome de:

  • A. Síndrome de Guillain-Barré.
  • B. Miastenia Gravis.
  • C. Sequência de Moebius.
  • D. Esclerose lateral amiotrófica.
  • E. Distrofia muscular congênita.

Na reabilitação vocal da criança disfônica, alguns exercícios assumem papel coadjuvante no processo terapêutico. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os desvios no comportamento vocal e os exercícios específicos indicados.

Coluna 1

1. Presença de lesão de massa.

2. Ressonância de foco baixo.

3. Incoordenação pneumofonoarticulatória.

Coluna 2

( ) Uso de fricativas surdas e sonoras alternadas, voz salmodiada.

( ) Exercícios de estimulação e vibração de mucosa de pregas vocais.

( ) Sons nasais, com apoio tátil-cinestésico e visual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 3 – 2 – 1.
  • C. 2 – 3 – 1.
  • D. 2 – 1 – 3.
  • E. 1 – 3 – 2.

Em relação aos processos fonológicos, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Eliminação da consoante final e simplificação do encontro consonantal são processos de estruturação silábica.
  • B. Posteriorização para velar e plosivação são processos de substituição.
  • C. Nos processos de assimilação, encontram-se a eliminação da sílaba átona e a reduplicação.
  • D. No processo de metátese, a reordenação ou transposição de elementos consonantais pode ocorrer dentro de uma estrutura silábica ou entre estruturas.
  • E. Frontalização de velar e palatal faz um parte dos processos de substituição.

O córtex cerebral é responsável pela consciência e pelo controle voluntário da mastigação e deglutição. No tronco cerebral, os nervos cranianos são responsáveis pela aferência que conduz e informa o córtex e também pela eferência e ação muscular. De acordo com Jotz et al., os pares cranianos diretamente envolvidos nessa operação são:

  • A. V (trigêmeo), VII (facial), IX (glossofaríngeo) e XII (hipoglosso).
  • B. VII (facial), IX (glossofaríngeo) e X (vago).
  • C. V (trigêmeo), VI (abducente), VIII (vestibulococlear), IX (glossofaríngeo), XII (hipoglosso).
  • D. VI (abducente), IX (glossofaríngeo), X (vago) e XII (hipoglosso).
  • E. V (trigêmeo), VII (facial), IX (glossofaríngeo), X (vago) e XII (hipoglosso).

Segundo Jotz et al., NÃO faz parte das condições consideradas antecedentes de risco para a disfagia infantil:

  • A. Anomalias craniofaciais.
  • B. Distúrbios metabólicos da gestante.
  • C. Asfixia perinatal.
  • D. Ventilação mecânica nas primeiras 24 horas de vida.
  • E. Refluxo gastroesofágico.

Para Andrade (in: FERNANDES et al. 2010), três subgrupos de gagueira podem ser definidos: idiopática ou do desenvolvimento, neurogênica e psicogênica. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:

  • A. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento tem início na infância, durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem.
  • B. A gagueira psicogênica é causada por algum evento psicológico identificável ou é associada a quadros psiquiátricos.
  • C. A gagueira adquirida ou neurogênica acomete falantes fluentes, em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática.
  • D. A gagueira psicogênica se caracteriza como um distúrbio crônico, mesmo que apresente períodos cíclicos de fluência, e é encontrada em cerca de 80% dos casos de gagueira identificados na infância.
  • E. A gagueira idiopática ou do desenvolvimento pode ser definida como o resultado de uma disfunção do sistema nervoso central, com base genética, que, em sua evolução, pode acarretar impactos psicológicos e sociais.

Analise as assertivas abaixo, conforme disposto no Caderno de Atenção Básica nº 24, que trata da Saúde do Escolar, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O diagnóstico precoce de surdez na infância depende da identificação da população de risco e da testagem periódica com metodologia adequada.

( ) O Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância (CBPAI) recomenda a implantação da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) para todas as crianças, do nascimento até os seis meses de idade.

( ) Nos casos de deficiência auditiva confirmada, deve-se iniciar a intervenção educacional até os doze meses de idade, pois a deficiência auditiva pode levar a um comprometimento significativo do desenvolvimento linguístico, educacional e psicossocial da criança.

( ) Qualquer tipo de perda auditiva (condutiva, mista ou sensorioneural) pode afetar o desenvolvimento de uma criança, com maior ou menor intensidade, dependendo do grau da perda (leve, moderada, severa ou profunda), da frequência e do período de tempo em que a criança permanece sob essa condição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. V – F – V – F.
  • D. F – V – F – V.
  • E. F – F – V – V.
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