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Fonoaudiologia - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O nervo ____________________ é exclusivamente sensitivo.
Lesões deste nervo podem causar ______________________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
vestíbulococlear / diminuição da audição e vertigem
hipoglosso / diminuição do olfato e vertigem
vestíbulococlear / diminuição do olfato e da visão
hipoglosso / diminuição da audição e vertigem
troclear / diminuição do olfato e da audição
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Os músculos da mastigação podem ser classificados em elevadores e depressores. Os músculos depressores têm a função de abaixar a mandíbula, além de atuarem em outras funções. Assinale-os.
Temporal, masseter, pterigoideo interno.
Lingual superior, lingual inferior, transverso.
Pterigoideo externo, digástrico, genioioideo, miloioideo.
Genioglosso, hioglosso, faringoglosso, estiloglosso.
Temporal, transverso, genioglosso.
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Associe as colunas relacionando os devidos fonemas aos seus respectivos pontos de articulação.
A sequência está correta em
2, 4, 3, 1
4, 3, 1, 2
3, 2, 4, 1
2, 3, 4, 1
1, 4, 3, 2
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De acordo com a classificação de Luria, os pacientes com afasia _____________________ não têm dificuldade para ouvir e entender palavras isoladas e falam com fluência. Sua audição fonêmica permanece intacta, e não demonstra esquecimento do significado primário das palavras. Embora estes pacientes pareçam entender o sentido geral do discurso, são incapazes de perceber a relação gramatical, porque não podem ver a totalidade complexa da associação de palavras. Consequentemente, são incapazes de processar ou decodificar informações de acordo com as regras lógico-gramaticais da linguagem. Assim, embora a capacidade de entender palavras isoladas esteja preservada, são incapazes de apreender o sentido de uma frase inteira. O distúrbio de linguagem observado nesta condição não se baseia em déficit de audição nem déficit de memória, mas representa uma perturbação das relações lógico-gramaticais. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
motora aferente (apráxica)
semântica
acústico-mnésica
frontal (dinâmica)
pré-motora
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A disartria mista é mais comumente associada a qual destes distúrbios neurológicos?
Balismo (hemibalismo).
Discinesia (discinesias lingual-bucal-facial).
Dismetria.
Doença de Wilson (degeneração hepatolenticular).
Paralisia supranuclear progressiva.
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Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A deglutição somática ou madura se caracteriza pela seguinte postura dos órgãos fonoarticulatórios: maxilares separados com a língua entre os rebordos gengivais; mandíbula estabilizada pelas contrações dos músculos do sétimo par craniano e língua interposta; deglutição iniciada e controlada, em grande parte pelo intercâmbio sensorial entre os lábios e língua.
( ) A deglutição pode ser dividida didaticamente em três fases, que são integradas e coordenadas: 1 fase oral ou bucal, 2 fase faringeana ou faríngica e 3 fase esofágica.
( ) As características da deglutição visceral ou infantil são: permanência dos dentes juntos; estabilização da mandíbula; ponta da língua posicionada sobre o palato duro por cima e por trás dos incisivos superiores (papila palatina); contração mínima dos lábios.
( ) São consideradas funções estomatognáticas: mastigação, sucção, deglutição, fonação, articulação e respiração. Dentre elas, as que exercem funções neurovegetativas são: deglutição, mastigação, sucção e respiração.
A sequência está correta em
F, V, F, V
V, F, V, F
V, V, F, F
F, F, V, V
V, F, F, V
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São perturbações na voz que podem alterar as qualidades vocais. Estas alterações podem se caracterizar por qualidade vocal rouca, áspera ou soprosa, desequilíbrio entre a ressonância nasal ou oral, intensidade elevada ou fraca demais, tom muito agudo ou muito grave para a idade ou o sexo. Diante do quadro, pode-se suspeitar de
disfemia.
disglossia.
disfonia.
dismetria.
disgrafia.
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O fonema /k/ é classificado da seguinte forma
ponto de articulação: labiodental
modo de articulação: líquida
saída de ar: oral
traço de sonoridade: surda
ponto de articulação: linguoalveolar
modo de articulação: fricativa
saída de ar: oral
traço de sonoridade: sonora
ponto de articulação: velar
modo de articulação: oclusiva
saída de ar: oral
traço de sonoridade: surda
ponto de articulação: velar
modo de articulação: líquida
saída de ar: oral
traço de sonoridade: surda
ponto de articulação: linguopalatal
modo de articulação: oclusiva
saída de ar: oral
traço de sonoridade: sonora
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