Questões de Fonoaudiologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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“O nervo ____________________ é exclusivamente sensitivo.

Lesões deste nervo podem causar ______________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

  • A.

    vestíbulococlear / diminuição da audição e vertigem

  • B.

    hipoglosso / diminuição do olfato e vertigem

  • C.

    vestíbulococlear / diminuição do olfato e da visão

  • D.

    hipoglosso / diminuição da audição e vertigem

  • E.

    troclear / diminuição do olfato e da audição

Os músculos da mastigação podem ser classificados em elevadores e depressores. Os músculos depressores têm a função de abaixar a mandíbula, além de atuarem em outras funções. Assinale-os.

  • A.

    Temporal, masseter, pterigoideo interno.

  • B.

    Lingual superior, lingual inferior, transverso.

  • C.

    Pterigoideo externo, digástrico, genioioideo, miloioideo.

  • D.

    Genioglosso, hioglosso, faringoglosso, estiloglosso.

  • E.

    Temporal, transverso, genioglosso.

Associe as colunas relacionando os devidos fonemas aos seus respectivos pontos de articulação.

A sequência está correta em

  • A.

    2, 4, 3, 1

  • B.

    4, 3, 1, 2

  • C.

    3, 2, 4, 1

  • D.

    2, 3, 4, 1

  • E.

    1, 4, 3, 2

“De acordo com a classificação de Luria, os pacientes com afasia _____________________ não têm dificuldade para ouvir e entender palavras isoladas e falam com fluência. Sua audição fonêmica permanece intacta, e não demonstra esquecimento do significado primário das palavras. Embora estes pacientes pareçam entender o sentido geral do discurso, são incapazes de perceber a relação gramatical, porque não podem ver a totalidade complexa da associação de palavras. Consequentemente, são incapazes de processar ou decodificar informações de acordo com as regras lógico-gramaticais da linguagem. Assim, embora a capacidade de entender palavras isoladas esteja preservada, são incapazes de apreender o sentido de uma frase inteira. O distúrbio de linguagem observado nesta condição não se baseia em déficit de audição nem déficit de memória, mas representa uma perturbação das relações lógico-gramaticais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A.

    motora aferente (apráxica)

  • B.

    semântica

  • C.

    acústico-mnésica

  • D.

    frontal (dinâmica)

  • E.

    pré-motora

A disartria mista é mais comumente associada a qual destes distúrbios neurológicos?

  • A.

    Balismo (hemibalismo).

  • B.

    Discinesia (discinesias lingual-bucal-facial).

  • C.

    Dismetria.

  • D.

    Doença de Wilson (degeneração hepatolenticular).

  • E.

    Paralisia supranuclear progressiva.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A deglutição somática ou madura se caracteriza pela seguinte postura dos órgãos fonoarticulatórios: maxilares separados com a língua entre os rebordos gengivais; mandíbula estabilizada pelas contrações dos músculos do sétimo par craniano e língua interposta; deglutição iniciada e controlada, em grande parte pelo intercâmbio sensorial entre os lábios e língua.

( ) A deglutição pode ser dividida didaticamente em três fases, que são integradas e coordenadas: 1 – fase oral ou bucal, 2 – fase faringeana ou faríngica e 3 – fase esofágica.

( ) As características da deglutição visceral ou infantil são: permanência dos dentes juntos; estabilização da mandíbula; ponta da língua posicionada sobre o palato duro por cima e por trás dos incisivos superiores (papila palatina); contração mínima dos lábios.

( ) São consideradas funções estomatognáticas: mastigação, sucção, deglutição, fonação, articulação e respiração. Dentre elas, as que exercem funções neurovegetativas são: deglutição, mastigação, sucção e respiração.

A sequência está correta em

  • A.

    F, V, F, V

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    V, V, F, F

  • D.

    F, F, V, V

  • E.

    V, F, F, V

“São perturbações na voz que podem alterar as qualidades vocais. Estas alterações podem se caracterizar por qualidade vocal rouca, áspera ou soprosa, desequilíbrio entre a ressonância nasal ou oral, intensidade elevada ou fraca demais, tom muito agudo ou muito grave para a idade ou o sexo.” Diante do quadro, pode-se suspeitar de

  • A.

    disfemia.

  • B.

    disglossia.

  • C.

    disfonia.

  • D.

    dismetria.

  • E.

    disgrafia.

O fonema /k/ é classificado da seguinte forma

  • A.

    ponto de articulação: labiodental

    modo de articulação: líquida

    saída de ar: oral

    traço de sonoridade: surda

  • B.

    ponto de articulação: linguoalveolar

    modo de articulação: fricativa

    saída de ar: oral

    traço de sonoridade: sonora

  • C.

    ponto de articulação: velar

    modo de articulação: oclusiva

    saída de ar: oral

    traço de sonoridade: surda

  • D.

    ponto de articulação: velar

    modo de articulação: líquida

    saída de ar: oral

    traço de sonoridade: surda

  • E.

    ponto de articulação: linguopalatal

    modo de articulação: oclusiva

    saída de ar: oral

    traço de sonoridade: sonora

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