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Mãe chega ao consultório fonoaudiológico com seu filho de 3anos de idade. A queixa é troca de letras na fala. A criança éfilho único, faz uso de mamadeira e de chupeta, e tem história de otites de repetição. Após uma conversa espontânea percebese a falta de domínio dos fonemas S e R em final de sílabas, rr, lh e ausência de encontro consonantal (Ex: pr, br, cr, pl, gl etc).
Esta criança receberá como hipótese diagnóstica:
Dislalia.
Distúrbio fonológico.
Distúrbio fonético.
Distúrbio fonoarticulatório.
Criança sem alterações, em desenvolvimento.
Em relação à gagueira, analise as proposições a seguir:
1. A fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala.
2. A gagueira pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala.
3. São características da gagueira: repetições de sons e de sílabas, prolongamento de sons, bloqueios, pausas extensas e intrusões nas palavras.
4. A gagueira neurogênica ocorre em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, e acomete falantes já disfluentes.
Está (ão) correta (s):
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
A definição: Transtorno caracterizado por nível de leitura abaixo do esperado para a escolaridade, levando-se em consideração a ausência de problemas neurológicos, intelectuais, sensoriais, emocionais e educacionais referese a:
distúrbio de aprendizagem.
dislexia
disfasia
disleria.
distúrbio específico da leitura.
São causas de desequilíbrio da articulação têmporo mandibular (ATM), todas as abaixo, exceto:
Problemas oclusais.
Alterações esqueléticas.
Problemas degenerativos.
Traumas acústicos.
Fatores emocionais e hábitos nocivos.
É resultante da falta de fusão dos processos palatinos entre si e com o septo nasal a fissura:
pré-forame.
transforame incisivo.
pós-forame
submucosa
submucosa oculta.
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