Lista completa de Questões de Fonoaudiologia da NECONSULTORIA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A labirintite é uma disfunção vestibular secundária a fatores irritantes, tóxicos, endócrinos, exócrinos, metabólicos, infecciosos ou traumáticos. A labirintite relacionada ao trabalho com exposição a substâncias químicas atóxicas tem sido descritas em trabalhadores expostos ao:
Brometo de metila
Formaldeildo de anilina
Diclorobenzidina
Chumbo
Borato de Amônia
O diagnostico de PAIR ocupacional pode ser estabelecido por meio de um conjunto de procedimentos que envolvem anamnese clinica e ocupacional, exame físico, avaliação audiológica, e se necessário, outros testes complementares. Dinstinguem-se 4 estágios de evolução clinica da PAIR. Enumere a coluna corretamente:
1 - Primeiro Estagio
2 - Segundo Estagio
3 - Terceiro Estagio
4 - Quarto Estagio
( ) Coincide com a surdez pelo ruído. O trabalhador encontra dificuldades' para ouvir a voz de familiares e colegas de trabalho. Os sons são percebidos de maneira distorcida. A audiometria mostra comprometimento também nas freqüências de 2,3 e 8 Kz.
( ) O trabalhador passa a referir dificuldades para ouvir o tique-taque dos relógios, som, campanhias e de telefones, necessidade de aumentar o volume do radio e TV. O déficit audiométrico pode atingir e 45 a 60 dB.
( ) O trabalhador pode referir tinidos em fins de jornada, sensação de plenitude auricular, cefaléia e tontura. A audiometria mostra aumento de limiares auditivos em freqüências agudas.
( ) Caracteriza-se por ser completamente assintomática, exceto por eventuais tinidos. Pode durar de meses a anos e a audiometria pode mostrar perda de 30 a 40 dB, nas freqüências de 4 Kz, atingindo as vezes as freqüências de 3 e 6Kz.
Marque a alternativa que corresponde a seqüência correta:
1,2,3,4
3,4,2,1
3,4,1,2
4,3,1,2
N.D.A
De acordo com a Norma ISO 2204 DE 1973 ( International Standard Organization), os ruídos podem ser classificados segundo o seu nível de intensidade como, EXCETO:
Continuo Estacionário
Continuo semi-estacionário
Continuo flutuante
Ruído intermitente
Ruído de impacto ou impulsivo
Pesquisas têm mostrado que o ouvido humano é notavelmente sensível as diferenças de freqüência, podendo detectar as mudanças na faixa entre:
20 a 20.000 Hz
250 a 8.000 Hz
10 a 100.000 Hz
500 a 50.000 Hz
500 a 8.000 Hz
Durante o processo de seleção e adaptação de próteses auditivas em crianças, o fonoaudiólogo deve estimar o comprimento do canal para a colocação do bloqueador de algodão. O comprimento médio da MAE de um bebê de 6 (seis) meses e de:
14 mm
16,5 mm
17,5 mm
20 mm
21 mm
Entre os problemas mais comuns na realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) com o uso das Emissões Otoacústicas (EOA) são, EXCETO:
Colocação inadequada da sonda
Estimulo muito fraco ou muito forte
Espectro sonoro do estimulo irregular
Ruído
Tempo do teste elevado
Marque V para as alternativas verdadeiras ou F para as falsas
( ) O Potencial evocado auditivo de tronco Encefálico é o mais utilizado na pratica audiológica e ocorre nos primeiros 10 ms após a estimulação.
( ) No PEATE as respostas sofrem influencia do estado do paciente.
( ) As ondas são robustas e facilmente gravadas em pacientes com audição adequada e função normal do sistema nervoso auditivo
( ) As latências das ondas são instáveis, portanto, uma medida muito sensível da integridade do tronco encefálico.
( ) A onda V corresponde a porção do lemnisco lateral, com alguma contribuição do colículo inferior.
Marque a alternativa que corresponde à seqüência correta
V,F,F,F,V
V,V,F,F,V
F,V,F,F,V
V,F,V,F,V
F,F,V,F,F
A escala de GRBAS é um método simples de avaliação do grau global da disfonia pela identificação de quatro fatores independentes. Marque a alternativa que corresponde a esses quatro fatores:
Rugosidade, soprosidade, astenia, tensão.
Rouquidão, soprosidade, aspereza, tensão.
Rugosidade, fluidez, diplofonia, aspereza, tensão.
Diplofonia, soprosidade, bitonalidade, tensão.
Rouquidão, astenia, aspereza, tensão.
O foco da ressonância vertical, e a mais comumente avaliada, podendo ser classificada, com EXCEÇÃO de:
Equilibrada
Posterior
Baixa ou laringofaringica
Oral
Alta ou hipernasal
A Disartria é definido por uma articulação imperfeita da fala causada por uma lesão no sistema nervoso central ou periférico. Existem vários tipos de disartria, Espástica, flácida, atóxica, hipocinética. Marque a alternativa que corresponde a uma característica comum a todas elas:
Imprecisão na articulação das consoantes
Monoaltura
Monointensidade
Velocidade lenta
Hipernasalidade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...