Questões de Fonoaudiologia da Prosperity

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João tem 9 anos e cursa o 3º ano do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observa-se alterações como CAZA (casa); CAVIFETE (canivete) e COMETO (comendo). Estes exemplos são indícios de alteração:

  • A. Gráfica, do tipo supressão de elementos, sugerindo encaminhamento para avaliação audiológica e de processamento auditivo.
  • B. Ortográfica, do tipo processamento semântico, sugerindo encaminhamento para avaliação visual.
  • C. Ortográfica, do tipo processamento fonológico sugerindo encaminhamento para avaliação audiológica e de processamento auditivo.
  • D. Semântica, do tipo omissão, sugerindo encaminhamento para avaliação visual.

Antônio tem 9 anos e frequenta o 3º ano em uma escola regular. Sua leitura é lenta, sem respeito à pontuação e com falhas de compreensão. Sua audição é normal e as avaliações multiprofissionais com médicos e psicólogos evidenciaram ausência de enfermidades neurológicas, otológicas e de alteração intelectual. A intervenção fonoaudiológica, planejada para Antonio, tem como objetivo geral.

  • A. O treinamento auditivo para as palavras com desvios ortográficos.
  • B. A leitura e compreensão de textos com diferentes características e aplicações.
  • C. O aumento da velocidade de percepção visual dos grafemas.
  • D. O desenvolvimento de memória de trabalho.

Segundo Vygotsky, a linguagem apresenta duas funções durante o desenvolvimento: a inter-psíquica e a intra-psíquica. Elas estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes aspectos:

  • A. Social e cognitivo.
  • B. Comunicativo e social.
  • C. Cognitivo e interacional.
  • D. Interacional e comunicativo.

Entre os músculos da mastigação, aquele que é responsável pela depressão ou abaixamento da mandíbula

  • A. Masseter.
  • B. Temporal.
  • C. Pterigóideo lateral.
  • D. Pterigoideo medial.

Marque a afirmativa CORRETA relacionada aos conceitos de Distúrbio específico de linguagem (DEL), de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e suas manifestações clínicas.

  • A. O conceito ou noção de espectro autístico envolve uma gama de distúrbios neurodesenvolvimentais e possibilita a identificação de graus diferenciados de comprometimentos em indivíduos diferentes.
  • B. A criança com DEL não apresenta alterações fonológicas significativas, sendo as principais alterações se referem aos aspectos semânticos e pragmáticos.
  • C. Autismo de alto funcionamento é uma nomenclatura alternativa para a distinção entre autismo e transtorno de Asperger.
  • D. Os distúrbios específicos de linguagem são alterações persistentes que decorrem de dificuldades da linguagem propriamente dita.

As disfluências gagas se caracterizam por:

  • A. Hesitações e interjeições.
  • B. Ausência de mímica facial.
  • C. Tipos mais severos de disfluência.
  • D. Disfluências são acompanhadas de tensão.
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