Questões de Gastronomia

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Marque a alternativa que contempla o menor Estado, em extensão territorial, da Região Nordeste?

  • A.

    Alagoas.

  • B.

    Rio Grande do Norte.

  • C.

    Sergipe.

  • D.

    Paraíba

A combinação aroma e sabor é a chave da culinária africana. Assinale a alternativa que representa a região da áfrica que possui uma rica gastronomia, mistura de portuguesa e africana, sendo a Cachoupa (carne de porco com milho e feijão), um dos pratos mais típicos desta região.

  • A.

    Gana

  • B.

    Gabão

  • C.

    Zimbábue

  • D.

    Guiné-Bissau

  • E.

    Senegal

Na culinária japonesa, o caldo mais utilizado é preparado à base de Katsuobushi, que consiste em:

  • A.

    Flocos de bonito desidratados

  • B.

    Alga marinha preta desidratada

  • C.

    Broto de feijão

  • D.

    Raiz de lótus

  • E.

    Broto de nabo

A adolescência é definida como o intervalo que compreende os 10 aos 19 anos. Nesta fase considerando as variações nutricionais que ocorrem, é correto afirmar que:

  • A.

    Devido a seu rápido crescimento as necessidades de vitaminas serão sempre superiores às do adulto

  • B.

    As necessidades de proteína (g/dia) são as mesmas para ambos os sexos.

  • C.

    Geralmente as meninas se alimentam melhor que os meninos.

  • D.

    Quando se consome uma dieta deficiente, tanto a estatura quanto o peso podem se encontrar deficientes e o adolescente apresentar sinais de má-nutrição.

  • E.

    O período de estirão (crescimento rápido) ocorre em toda a fase da adolescência.

O idoso tem dificuldade de aceitar mudanças, principalmente se não forem bem compreendidas.

Assinale V para a(s) alternativa (s) verdadeiras (s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Qualquer modificação na alimentação deve ser lenta e gradual, pois mudanças bruscas de hábitos alimentares são difíceis para qualquer idade.

( ) Deve-se incentivar a ingestão de líquidos próxima às refeições, pois a sensação de fome é reduzida com a ingestão de líquidos.

( ) O consumo de açúcar de mesa não deve ultrapassar 30g/dia/pessoa.

( ) Em condições ideais, deve-se substituir o óleo vegetal pela gordura animal, para realçar o sabor dos alimentos.

( ) Ao usar orientações não verbais deve-se evitar o uso de cores brilhantes ou de difícil acuidade como o azul, o verde e o violeta, nos impressos educacionais.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    F, V, V, V, F.

  • B.

    V, F, F, F, V.

  • C.

    V, V, F, V, F.

  • D.

    V, V, V, F, F.

  • E.

    F, V, V, F, F.

emos atender, por meio da alimentação, os indivíduos com problemas especiais de saúde, são as chamadas dietas especiais.

Assinale (V) para a (s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).

( ) Para o indivíduo obeso as dietas devem fornecer: baixa caloria, hidrato de carbono complexo (excluir açúcar simples), gorduras restritas em função do colesterol e proteínas normais.

( ) Para o consumo de hidrato de carbono para os diabéticos é correto afirmar que a maior preocupação é com a utilização de açucares simples (sacarose, glicose e frutose) que devem ser excluídos da dieta.

( ) No tratamento do indivíduo hipertenso é preconizado: fornecer dieta de baixa caloria se ele for obeso, reduzir a ingestão de sal, diminuir ou evitar bebidas alcoólicas, orientar exercício físico e proibir o uso de cigarro.

 ( ) Quanto ao controle do colesterol na dieta podemos afirmar que não há necessidade de se preocupar com a quantidade e tipo de gordura dietética para indivíduos com problemas cardíacos.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    F, F, V, V.

  • B.

    V, F, V, F.

  • C.

    V, F, F, F.

  • D.

    V, V, V, F.

  • E.

    F, V, F, F.

Alimentação saudável deve ser entendida como aquela planejada com alimentos de todos os tipos, de procedência conhecida e preparada de forma a preservar o valor nutritivo e os aspectos sensoriais. Portanto, é importante conhecer os fatores que modificamos alimentos.

Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).

( ) Fatores físicos: estão relacionados à subdivisão, dissolução, união e temperatura.

 ( ) Fatores biológicos: estão relacionados à fermentos ou enzimas, bactérias e fungos.

( ) Fatores químicos: estão relacionados à cocção, ação de ácidos e álcalis, reações e combinações químicas.

( ) Fatores químicos: estão relacionados a temperatura, bactérias, cocção e reações químicas.

( ) Fatores biológicos: estão relacionados à ação de ácidos e álcalis, dissolução, bactérias e fungos.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    V, V, F, F, V.

  • B.

    F, F, F, V, V.

  • C.

    F, F, F, V, V.

  • D.

    V, F, V, F, V.

  • E.

    V, F, F, V, F.

Os alimentos devem ser qualitativamente e quantitativamente adequados aos hábitos alimentares. Para avaliar as modificações que ocorrem nos alimentos, é necessário conhecer as características próprias dos mesmos. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    4, 5, 1, 3, 2.

  • B.

    1, 4, 2, 5, 3.

  • C.

    4, 2, 3, 1, 5.

  • D.

    4, 5, 3, 2, 1.

  • E.

    5, 4, 3, 2, 1.

A gastronomia é a prática e o conhecimento relacionados com a arte culinária.

Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).

( ) O sucesso de uma preparação culinária está na seleção e compra de gêneros alimentícios de primeira qualidade.

( ) É importante a escolha da louça, dos talheres e dos cristais a serem utilizados no serviço da mesa.

 ( ) A criatividade na decoração da mesa em que os alimentos vão ser servidos é grande importância.

( ) Utiliza no pré-preparo técnicas especiais no limpar, cortar e temperar os alimentos.

 ( ) Os métodos de cocção são seguidos à risca de forma a garantir a qualidade da refeição servida.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    F, V, F, F, V.

  • B.

    V, V, F, F, V.

  • C.

    V, V, V, V, V.

  • D.

    V, F, V, F, V.

  • E.

    V, F, F, F, V.

Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s) ao preparar os alimentos são importantes os conhecimentos e a prática para:

( ) Seleção e compra dos alimentos in natura, e da safra, processados ou semi-processados.

( ) Manter ou melhorar sua qualidade nutricional, sua qualidade sensorial e seu valor econômico.

( ) Garantir a finalidade higiênico-sanitária de cada refeição para que sejam aplicadas técnicas corretas na manipulação dos alimentos desde a aquisição até o serviço de mesa.

( ) Garantir o prazer ao individuo durante a refeição.

( ) Garantir a composição estética (cor, volume, consistência, textura, equilíbrio de formas e composição de sabores) dos pratos de uma refeição fornecendo prazer ao individuo na medida em que se alimenta.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A.

    V, V, F, F, V.

  • B.

    F, F, F, V, V.

  • C.

    V, F, F, V, V.

  • D.

    V, V, V, V, V.

  • E.

    V, F, V, F, V.

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