Questões de Geografia

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Sobre as culturas do milho, batata, arroz e trigo e as mudanças climáticas, analise as afirmativas a seguir.

I. Milho: as alterações no clima vão abrir não só as áreas novas para a plantação de milho, mas também reduzir as safras nas atuais regiões produtoras.

II. Batata: tende a crescer melhor no frio. Com as temperaturas mais quentes, talvez seja possível cultivá‐la em altitudes maiores.

III. Arroz: ao contrário de safras que podem ter quedas drásticas, o arroz que se adapta tanto ao frio como ao calor – talvez se saia bem.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Uma das atribuições do IBGE consiste em executar levantamentos censitários e estatísticos, como, por exemplo, de população e renda. Essas coletas geram grandes quantidades de dados que necessitam ser agrupados e associados a outras entidades (setores, municípios ou estados) para adequada representação e visualização nos chamados mapas temáticos de coropletas. Esse mesmo tipo de mapa é indicado para a representação de:

  • A. altitudes, climas e vegetação;
  • B. altitudes, solos e temperatura;
  • C. altitudes, solos e vegetação;
  • D. climas, temperatura e vegetação;
  • E. climas, solos e vegetação.

A modernização conservadora, empreendida pelo Estado brasileiro a partir do golpe de 1964, baseou-se em um projeto territorial fundado no ideário da integração nacional e do Brasil potência. A integração da Amazônia foi considerada prioridade máxima por razões de acumulação e legitimação. Entre as estratégias do governo federal para a integração da Amazônia, durante o regime militar, destaca-se um modelo de ocupação do território fundamentado no conceito de vantagens comparativas. Com a menor disponibilidade de recursos após a crise de 1973, a estratégia governamental se tornou mais seletiva, atuando não mais em uma escala macrorregional e sim sub-regional. O Estado central viu-se obrigado a escolher áreas prioritárias para investimentos, ou seja, aquelas com maior potencial de obtenção de benefícios imediatos. O modelo mostrou-se o mais adequado para a organização do território proposta pelo Estado autoritário, uma vez que os lugares privilegiados seriam capazes de interligar os circuitos nacionais e internacionais de fluxos financeiros e de mercadorias.

Adaptado de: BECKER, B. e EGLER, C. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994 e MACHADO, L. O. A fronteira agrícola na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de Geografia, v. 54, n. 2, 1992: 27-56.

A estratégia descrita no texto acima foi denominada:

  • A. Eixos de Integração;
  • B. Programa Calha Norte;
  • C. Projeto Brasil em Ação;
  • D. Polos de Desenvolvimento;
  • E. Projeto Integrado de Colonização.

O clima é a sucessão habitual dos tipos de tempo durante um longo período, enquanto tempo climático é a combinação momentânea dos elementos que constituem o clima, refletindo as condições atmosféricas em um determinado instante. Portanto, o estudo do clima deve apoiar‐se na análise dos elementos e fatores climáticos. Constitui um fator que influencia o clima:

  • A. Hidrografia.
  • B. Massas de ar.
  • C. Temperatura .
  • D. Pressão atmosférica.

No que diz respeito às principais correntes metodológicas da Geografia e sua aplicação, julgue (C ou E) os itens seguintes. O fato de a Geografia Humanista considerar o espaço um lugar, extensão carregada de significações, possibilita que ela trate de questões práticas como as que envolvam a percepção ambiental e a valoração arquitetônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mapas Murais do IBGE são confeccionados na escala de 1:5.000.000 e abrangem diversos temas. Foi solicitada à Diretoria de Geociências a elaboração de um mapa desse tipo, sobre um tema X, cuja digitalização produziu três áreas críticas.

Para emprego do método de representação por densidade de pontos, onde cada ponto equivale a 50 unidades (und) de X, o MAIOR valor possível para o símbolo do ponto deverá ser de:

  • A. 24 mm²;
  • B. 20 mm²;
  • C. 16 mm²;
  • D. 12 mm²;
  • E. 8 mm².

A partir dos anos 1990, geógrafos e outros cientistas sociais promoveram um amplo debate acerca da escala. Desse debate decorrem duas grandes visões sobre o conceito. A primeira considera cada escala como o limite que encerra um espaço absoluto particular, a região ou o estado-nação, por exemplo.

A segunda visão não supõe o fechamento de espaços, mas descreve como as redes são estruturadas, geralmente em termos de linhas e nós. Nessa abordagem, as escalas são representadas pelo comprimento relativo das linhas que conectam vários nós – linhas mais longas são normalmente usadas para representar a escala global, enquanto linhas mais curtas representam escalas nacionais ou regionais.

Adaptado de: HEROD, Andrew. Scale. Nova Iorque: Routledge, 2011

A segunda visão acerca do conceito de escala, destacada no texto acima, corresponde a uma abordagem:

  • A. absoluta;
  • B. topológica;
  • C. topográfica;
  • D. dependente;
  • E. fenomenológica.

Analise as precipitações e a amplitude térmica expressas no climograma a seguir.

É correto afirmar que trata‐se do clima:



  • A. Tropical.
  • B. Equatorial.
  • C. Semiárido.
  • D. Subtropical úmido.

No que diz respeito às principais correntes metodológicas da Geografia e sua aplicação, julgue (C ou E) os itens seguintes. Tanto o planejamento urbano quanto os símbolos patrimoniais ou culturais da formação territorial histórica, dimensões do espaço vivido nas metrópoles que impactam as pessoas, podem ser analisados no viés geográfico crítico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a temperatura ser um fenômeno contínuo no espaço, os dados são observados em estações meteorológicas discretas e não uniformemente distribuídas. Assim, um projeto cartográfico para representação dessa grandeza será adequadamente implementado por meio da técnica de:

  • A. cartograma, pois os dados são essencialmente quantitativos;
  • B. coropletas, pois a não uniformidade na distribuição dos dados impõe agregá-los em regiões;
  • C. isarítmicas, pois permitem uma visão global da distribuição do fenômeno;
  • D. mapa de fluxo, pois permite a indicação das variações entre duas estações contíguas;
  • E. símbolos proporcionais, pois permitem representar a exata localização dos dados coletados.
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