Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o fragmento a seguir.
O território não é uma simples base de apoio, contendo recursos inventariados para sempre, ele é também uma produção social, que os seus habitantes (ou outros) podem transformar e tornar mais ou menos atrativo e competitivo. (HERVÉ, 2008, p.89)
Depreende-se do fragmento acima destacado que, para o autor, o território, na atualidade, é
Geografia - Geopolítica - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Existe uma clara tendência no atual mundo globalizado para a formação de organizações econômicas supranacionais, que objetivam a integração econômica de seus países membros. Estes, por sua vez, para participar dessas organizações, pagam o preço da perda mesmo que parcial de sua soberania. Essa perda de soberania é proporcional à abrangência da integração entre os países membros: quanto maior for a integração da organização, maior será a perda de soberania. Assim, dentro de cada país, surgem calorosos debates sobre o ingresso em uma organização supranacional, onde isolamento econômico e perda de competitividade, por um lado, e enfraquecimento político e avanço de práticas imperialistas, por outro, são argumentos comumente usados pelos que defendem posições favoráveis ou não à participação nessas organizações. A associação correta entre o tipo de acordo econômico e seu respectivo exemplo, em que há a livre circulação de produtos, serviços e pessoas entre os países membros, a implantação da tarifa externa comum e da livre circulação de produtos, além da existência de moeda única, políticas macroeconômicas comuns (taxas de juros, câmbio, teto da dívida pública etc.) e um único banco central é:
Leia o fragmento a seguir:
De acordo com os autores, uma concepção mais ampla e profunda do conceito de território deve considerar que
Geografia - Amazonas - AM - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Centenas de milhares de pessoas nordestinas adentraram a região da Amazônia no final do século XIX e início do século XX, desencadeando um intenso processo de miscigenação. Além de pessoas, esse momento de prosperidade econômica atraiu riquezas e causou transformações culturais e sociais, dando grande impulso às cidades da região, como Manaus, por exemplo. Nesse mesmo período, o Território do Acre, atual Estado do Acre, foi adquirido da Bolívia por 2 milhões de libras esterlinas, pelo Brasil. Esse trecho trata do momento de crescimento econômico da região amazônica referente:
Para Boligian e Alves (2011), o capitalismo evoluiu como sistema econômico, mudando a organização da economia e da sociedade e interferindo na Divisão Internacional do Trabalho - DIT de acordo com as particularidades de cada momento histórico. Alguns aspectos fundamentais caracterizam o sistema capitalista desde suas etapas iniciais. A relação correta entre a etapa do capitalismo, uma importante característica e seu período histórico está corretamente expressa em:
Geografia - Solos e Relevos - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Geografia - Solos e Relevos - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Geografia - Meteorologia - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Geografia - Meio Rural - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...