Questões de Geografia

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Os fusos horários são cada uma das áreas em que se divide a Terra na direção dos meridianos, tendo por base o seu movimento de rotação, que leva cerca de 24 horas para ser realizado. Os fusos horários estão concentrados nos meridianos das longitudes, que são múltiplos de 15°– resultado da divisão dos 360° da circunferência da Terra pelas 24 horas (aproximadamente) que o nosso planeta leva para completar o movimento de rotação. Todos os horários são definidos em relação ao fuso do Meridiano de Grenwich. Referenciado em seus conhecimentos sobre fuso horário, analise a figura a seguir e determine os horários. Sabendo-se que, no fuso horário de Grenwich, são 18 horas, quais são os horários dos seguintes locais: Rio Branco, São Paulo e Fernando de Noronha, respectivamente?

Fonte: http://grupoevolucao.com.br/livro/Geografia1/fusos_horrios_do_territrio_brasileiro.html

    A) 13 horas, 15 horas e 16 horas.

    B) 16 horas, 14 horas e 12 horas.

    C) 18 horas, 15 horas e 16 horas.

    D) 15 horas, 14 horas e 13 horas.

    E) 15 horas, 16 horas e 17 horas.

“A expansão das fronteiras do capital no campo maranhense com o agro-hidro-mínero-negócio tem impactado negativamente o modo de vida das comunidades tradicionais e povos indígenas em seus territórios de vida. Os agressores seguem uma matriz histórica de controle e poder de grandes extensões de terras desde o início da colonização”.

Fonte: CPT (org.). Atlas de conflitos na Amazônia. Goiânia: CPT; São Paulo: Editora Extramares, 2017.


Considerando os resultados da expansão do capital aplicável à situação a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores.

( ) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros.

( ) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas.

( ) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios.

( ) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


    A) F, F, V, F, V.

    B) V, V, V, F, F.

    C) V, F, V, F, V.

    D) F, V, V, V, F.

    E) V, F, F, V, F.

Segundo Hartshorne, o objetivo central da Geografia deve ser descrever e explicar como o inter-relacionamento entre os fenômenos contribui para produzir configurações geográficas em extensões inerentes ao globo.

Fonte: COSCIONI, F. J. Reflexões sobre as posições epistemológicas de Richard Hartshorne em The Nature Of Geography. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 011-024, 2015.

A alternativa que corresponde ao estudo de Hartshorne é

    A) espaço vital.

    B) diferenciação de áreas.

    C) cosmos.

    D) geografia política.

    E) teoria do lugar central.

“Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias os meridianos e os paralelos. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido nortesul. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Adaptado.


A interseção de um paralelo com um meridiano está implícita em:

    A) Latitude Setentrional.

    B) Longitude Ocidental.

    C) Círculos Polares.

    D) Longitude Meridional.

    E) Coordenadas Geográficas.

“A fragilidade dos ambientes naturais diante das intervenções humanas é maior ou menor em função de suas características genéticas. Em princípio, salvo algumas regiões do planeta, os ambientes naturais mostravam-se em estado de equilíbrio dinâmico até o momento em que as sociedades humanas passaram a intervir cada vez mais intensamente na exploração dos recursos naturais para gerar riquezas, conforto, prazer e lazer”. Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
O erro lógico do argumento a que o texto se refere é:

    A) Um paralelismo entre o complexo desenvolvimento tecnológico e econômico das sociedades e o avanço da exploração dos recursos naturais pode ser estabelecido.

    B) O Brasil sofreu uma forte e incisiva influência externa do desenvolvimento tecnológico refletindo uma gravidade nos problemas sociais, culturais e ambientais.

    C) A implantação de florestas homogêneas nas áreas de cerrados em Minas Gerais foram planejadas, estudadas e obedeceram aos critérios de zoneamento geoambiental.

    D) A ação do homem, ao apropriar-se dos recursos naturais, causa grandes alterações na paisagem natural com ritmo mais intenso que aquele normalmente produzido pela natureza.

    E) A preocupação da sociedade com as questões ambientais deve ultrapassar os limites dos meros interesses do desenvolvimento econômico e tecnológico.

A pirâmide etária brasileira nos fornece importantes informações sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html> Acesso em: 4 fev. 2020.


Analise a pirâmide etária abaixo.

Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 4 fev. 2020.

O conteúdo exposto no texto e na pirâmide etária acima permite afirmar que:

    A) A pirâmide etária brasileira demonstra a mesma proporção entre a base, o corpo e o ápice.

    B) A faixa etária que corresponde ao maior crescimento feminino é a de 35 a 39 anos.

    C) Os homens e as mulheres em idade de 15 a 19 anos superaram as demais faixas etárias.

    D) A população masculina de 75-79 anos é igual à população feminina em mesma faixa etária.

    E) O crescimento da população feminina e masculina é equivalente no ápice da pirâmide.

Observe a figura.
Disponível em: <https://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/tags/geografia/>. Acesso em: 1 fev. 2020.

Considerando o princípio científico dos grandes conjuntos paisagísticos do globo terrestre para as regiões temperadas, na figura, são aplicáveis à situação os números

    A) 1, 2 e 3, apenas.

    B) 1 e 5, apenas.

    C) 1, 2 e 5, apenas.

    D) 2, 3 e 4, apenas.

    E) 3 e 4, apenas.

Observe a figura.

Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php>. Acesso em: 2 fev. 2020.
O que melhor engloba a leitura da figura é:

    A) O recorte regional representado com o número 4 trata da Região Centro-Oeste, cujos limites são idênticos aos limites do Centro-Oeste do IBGE.

    B) O número 3 na figura corresponde ao Centro-Sul, a região core do Brasil, conforme afirmou Roberto Lobato Corrêa em texto publicado em GEOSUL, em 1989.

    C) A regionalização apresentada foi proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira, no ano de 1999, e é conhecida como “Os quatro Brasis”.

    D) O Nordeste representado pelo número 2 foi delimitado, classificado e caracterizado pelo geógrafo Pedro Pinchas, no ano de 1967.

    E) O número 1 na figura trata da Amazônia Legal brasileira, área delimitada por projeto de Lei para atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.

“A formação da territorialidade moderna compreende a estruturação de uma geografia de países, sob a qual se desenvolvem os processos que vão lhe negar seus princípios fundadores, como a estruturação do sistema internacional, a transnacionalidade e, finalmente, a globalização. Tanto as três dinâmicas repercutem umas nas outras, como também há uma autêntica articulação delas em diferentes escalas”. Essas dinâmicas são denominadas dinâmicas da mundialização.

Fonte: HEIDRICH, A. L. A relação entre espaço mundial e território nacional sob as dinâmicas da mundialização. In: OLIVEIRA, M. P.; COELHO, M. C. N; CORRÊA, A. de M. (org.). O Brasil, a América Latina e o Mundo: espacialidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Lamparina; Anpege, Faperj, 2008, v. 1, p. 77-91.


Considerando as relações e as dinâmicas mundiais a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Paridade cambial.

( ) Globalização de mercados.

( ) Sistema internacional.

( ) Mundialização financeira.

( ) Dinâmicas mundiais.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

    A) V, F, F, F, V.

    B) F, V, F, V, F.

    C) V, V, V, F, F.

    D) F, V, V, V, V.

    E) F, F, F, V, V.

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.


A sentença que apresenta a ideia central do texto é

    A) A geografia faz ínfima alusão à interpretação das práticas dos pequenos grupos.

    B) As informações atreladas às tecnologias obstam operar em diferentes escalas do espaço.

    C) O espaço geográfico é produto ímpar das ações e interações do meio natural.

    D) A tecnologia social desenvolvida por essas minorias é vendida como conhecimento e técnica.

    E) As ciências humanas furtam-se de respaldar suas práticas nos estudos dos grupos.

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