Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com os objetivos gerais de Geografia para o 1.º e o 2.º ciclos do ensino fundamental, espera- se que os alunos sejam capazes de:
( ) reconhecer a linearidade das atividades produtivas (primeiro estuda-se o extrativismo, depois a agricultura, seguida pela pecuária, indústria e, por último, pelo comércio), pois elas ocorrem numa ordem sequencial.
( ) reconhecer que apenas as condições naturais são determinantes para a identificação das características culturais e comportamentais do homem.
( ) reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de seu grupo social.
( ) reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
( ) conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.
( ) utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.
Considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequ8ência, de cima para baixo:
V F F V V V
V F V V V F
F V F V V F
F F V V V F
F F V V V V
Geografia - Teoria em Geografia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A produção e a organização do espaço mundial são hoje diferentes das observadas nas décadas de 1950 e 1960, do século XX.
Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa que NÃO se relaciona corretamente com seu conteúdo.A revolução tecnológica da informação foi essencial para o processo de reestruturação do sistema capitalista.
O estatismo chinês foi bem sucedido ao promover uma economia de mercado liderada pelo Estado e integrada às redes econômicas globais.
As rígidas relações hierárquicas do mundo de trabalho taylorista foram sendo substituídas por formas cada vez mais flexíveis.
O modelo keynesiano de crescimento capitalista apresentava limitações no início da década de 70, e sua crise manifestou-se sob forma de fortes índices inflacionários.
A economia norte-americana, presa ao modelo fordista gerado em suas empresas, resistiu ao modelo flexível de produção, o que deu origem à crise que ameaça seu papel de potência.
Acentua-se a preocupação, entre os especialistas, quanto à escassez de água para a utilização humana em muitas regiões do planeta. Amplia-se, cada vez mais, a percepção de que o problema remete, antes de tudo, ao mau gerenciamento do uso desse bem tão essencial à vida. Os fatores que mais pressionam o ciclo hidrológico incluem
a pecuária extensiva, as placas tectônicas e o reflorestamento voltado para o mercado.
as alterações climáticas, o crescimento demográfico e a acelerada urbanização.
a expansão industrial, a pesca artesanal e a expansão do setor terciário da economia.
os conflitos pela terra, a agricultura de subsistência e o analfabetismo.
Geografia - Teoria em Geografia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
se somente a afirmativa I está correta;
se somente a afirmativa III está correta;
se somente as afirmativas I e II estão corretas;
se somente as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
O derretimento das geleiras é fenômeno que remete diretamente
à redução de gases de efeito estufa.
ao achatamento das calotas polares.
ao aquecimento global.
à decomposição da aurora boreal.
década de 1930 cultura do café.
período colonial mineração.
década de 1970 industrialização.
período colonial cana-de-açúcar.
Uma consequência do derretimento das geleiras a que o texto se refere é a
contenção da força dos tsunamis.
redução do número de maremotos.
significativa elevação do nível dos oceanos.
multiplicação do número de terremotos.
Os combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, ainda respondem por mais de 80% da matriz energética mundial. Cresce a consciência acerca da necessidade de se encontrarem alternativas ao seu uso, justamente devido ao seu principal efeito, a emissão de gases poluentes. O grande problema a dificultar a ampla adoção da energia solar ou eólica, por exemplo, é o seu elevado custo. Para alterar esse quadro, é preciso
transformar radicalmente a matriz energética brasileira, hoje concentrada no petróleo e em seus derivados, diferentemente do que ocorre em outras grandes economias.
abandonar o conceito de eficiência energética, inalcançável concretamente, e apostar na energia hidrelétrica, malgrado seu elevado potencial poluidor.
incentivar permanentemente a pesquisa em ciência e tecnologia para a geração de energia limpa a custos inferiores, de modo a possibilitar seu uso geral.
vencer a resistência ainda existente aos biocombutíveis, os quais, embora emitam menos poluentes, apresentam a grande desvantagem de não ser renováveis.
O texto abaixo aborda o conceito de Unidades de conservação segundo a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Para essa lei, Unidade de Conservação é o
Com relação às características das Unidades de Conservação, analise as afirmativas abaixo:
I O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido o uso direto apenas dos seus recursos naturais renováveis.
II O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
III Em regra, a Reserva Biológica é uma categoria de Unidade de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação integral dabiota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais.
IV A Estação Ecológica é uma categoria de Unidade de Uso Sustentável que tem como finalidade a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.
V A Área de Proteção Ambiental é uma categoria de Unidade de Uso Sustentável com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem estar das populações humanas.
VI A Floresta Nacional é uma categoria de Unidade de Proteção Integral com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas. É uma Unidade de Conservação de posse pública e de domínio privado. Todavia, não é admitida a permanência de populações tradicionais em seu interior.
Assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
I, II, III e V
II, III, IV e V
I, II, V e VI
I, V e VI
II, III e V
Geografia - Conferências e Tratados Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas com o objetivo de ajudar os países a cumprirem as metas estabelecidas no artigo 12 do Protocolo de Kioto. Objetivamente, o MDL consiste na
implantação de projetos em países em desenvolvimento com a finalidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
destinação de recursos geridos pelo Banco Mundial para a disseminação da agricultura familiar, ou seja, aquela desvinculada de qualquer relação com o mercado.
substituição da matriz energética hoje existente em países plenamente desenvolvidos, centrada no petróleo e seus derivados, no espaço de duas décadas.
elevação dos padrões de vida das populações de países pobres que vivam em situação de risco social, mediante financiamento de programas de transferência de renda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...