Questões de Geografia

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De acordo com os objetivos gerais de Geografia para o 1.º e o 2.º ciclos do ensino fundamental, espera- se que os alunos sejam capazes de:

( ) reconhecer a linearidade das atividades produtivas (primeiro estuda-se o extrativismo, depois a agricultura, seguida pela pecuária, indústria e, por último, pelo comércio), pois elas ocorrem numa ordem sequencial.

( ) reconhecer que apenas as condições naturais são determinantes para a identificação das características culturais e comportamentais do homem.

( ) reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de seu grupo social.

( ) reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.

( ) conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais.

( ) utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequ8ência, de cima para baixo:

  • A.

    V – F – F – V – V – V

  • B.

    V – F – V – V – V – F

  • C.

    F – V – F – V – V – F

  • D.

    F – F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – V – V – V

A produção e a organização do espaço mundial são hoje diferentes das observadas nas décadas de 1950 e 1960, do século XX.

Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa que NÃO se relaciona corretamente com seu conteúdo.

  • A.

    A revolução tecnológica da informação foi essencial para o processo de reestruturação do sistema capitalista.

  • B.

    O estatismo chinês foi bem sucedido ao promover uma economia de mercado liderada pelo Estado e integrada às redes econômicas globais.

  • C.

    As rígidas relações hierárquicas do mundo de trabalho taylorista foram sendo substituídas por formas cada vez mais flexíveis.

  • D.

    O modelo keynesiano de crescimento capitalista apresentava limitações no início da década de 70, e sua crise manifestou-se sob forma de fortes índices inflacionários.

  • E.

    A economia norte-americana, presa ao modelo fordista gerado em suas empresas, resistiu ao modelo flexível de produção, o que deu origem à crise que ameaça seu papel de potência.

Acentua-se a preocupação, entre os especialistas, quanto à escassez de água para a utilização humana em muitas regiões do planeta. Amplia-se, cada vez mais, a percepção de que o problema remete, antes de tudo, ao mau gerenciamento do uso desse bem tão essencial à vida. Os fatores que mais pressionam o ciclo hidrológico incluem

  • A.

    a pecuária extensiva, as placas tectônicas e o reflorestamento voltado para o mercado.

  • B.

    as alterações climáticas, o crescimento demográfico e a acelerada urbanização.

  • C.

    a expansão industrial, a pesca artesanal e a expansão do setor terciário da economia.

  • D.

    os conflitos pela terra, a agricultura de subsistência e o analfabetismo.

  • A.

    se somente a afirmativa I está correta;

  • B.

    se somente a afirmativa III está correta;

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

O derretimento das geleiras é fenômeno que remete diretamente

  • A.

    à redução de gases de efeito estufa.

  • B.

    ao achatamento das calotas polares.

  • C.

    ao aquecimento global.

  • D.

    à decomposição da aurora boreal.

  • A.

    década de 1930 – cultura do café.

  • B.

    período colonial – mineração.

  • C.

    década de 1970 – industrialização.

  • D.

    período colonial – cana-de-açúcar.

Uma consequência do derretimento das geleiras a que o texto se refere é a

  • A.

    contenção da força dos tsunamis.

  • B.

    redução do número de maremotos.

  • C.

    significativa elevação do nível dos oceanos.

  • D.

    multiplicação do número de terremotos.

Os combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, ainda respondem por mais de 80% da matriz energética mundial. Cresce a consciência acerca da necessidade de se encontrarem alternativas ao seu uso, justamente devido ao seu principal efeito, a emissão de gases poluentes. O grande problema a dificultar a ampla adoção da energia solar ou eólica, por exemplo, é o seu elevado custo. Para alterar esse quadro, é preciso

  • A.

    transformar radicalmente a matriz energética brasileira, hoje concentrada no petróleo e em seus derivados, diferentemente do que ocorre em outras grandes economias.

  • B.

    abandonar o conceito de eficiência energética, inalcançável concretamente, e apostar na energia hidrelétrica, malgrado seu elevado potencial poluidor.

  • C.

    incentivar permanentemente a pesquisa em ciência e tecnologia para a geração de energia limpa a custos inferiores, de modo a possibilitar seu uso geral.

  • D.

    vencer a resistência ainda existente aos biocombutíveis, os quais, embora emitam menos poluentes, apresentam a grande desvantagem de não ser renováveis.

O texto abaixo aborda o conceito de Unidades de conservação segundo a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Para essa lei, Unidade de Conservação é o

Com relação às características das Unidades de Conservação, analise as afirmativas abaixo:

I O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido o uso direto apenas dos seus recursos naturais renováveis.

II O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

III Em regra, a Reserva Biológica é uma categoria de Unidade de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação integral dabiota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais.

IV A Estação Ecológica é uma categoria de Unidade de Uso Sustentável que tem como finalidade a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

V A Área de Proteção Ambiental é uma categoria de Unidade de Uso Sustentável com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem estar das populações humanas.

VI A Floresta Nacional é uma categoria de Unidade de Proteção Integral com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas. É uma Unidade de Conservação de posse pública e de domínio privado. Todavia, não é admitida a permanência de populações tradicionais em seu interior.

Assinale a alternativa com as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II, III e V

  • B.

    II, III, IV e V

  • C.

    I, II, V e VI

  • D.

    I, V e VI

  • E.

    II, III e V

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi criado em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas com o objetivo de ajudar os países a cumprirem as metas estabelecidas no artigo 12 do Protocolo de Kioto. Objetivamente, o MDL consiste na

  • A.

    implantação de projetos em países em desenvolvimento com a finalidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.

  • B.

    destinação de recursos geridos pelo Banco Mundial para a disseminação da agricultura familiar, ou seja, aquela desvinculada de qualquer relação com o mercado.

  • C.

    substituição da matriz energética hoje existente em países plenamente desenvolvidos, centrada no petróleo e seus derivados, no espaço de duas décadas.

  • D.

    elevação dos padrões de vida das populações de países pobres que vivam em situação de risco social, mediante financiamento de programas de transferência de renda.

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