Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando determinada parcela de ar é forçada a realizar um deslocamento vertical ascendente em um processo adiabático, ela sofre uma mudança de temperatura resultante do trabalho de expansão ou de compressão, ou seja, uma mudança condicionada à variação na densidade do ar da parcela. De acordo com sua densidade final em relação à do ar adjacente, a parcela de ar poderá
I voltar ao nível de pressão original;
II continuar seu movimento vertical, afastando-se da superfície de pressão onde originalmente se encontrava;
III permanecer na nova superfície de pressão atingida.
Se a parcela de ar representa a camada da atmosfera onde se originou, os equilíbrios descritos em I, II e III são, respectivamente, dos tipos
estável, instável e neutro.
instável, estável e neutro.
neutro, estável e instável.
neutro, instável e estável.
Geografia - Fusos - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A questão 18 deve ser respondida com base na figura a seguir e nas afirmativas a respeito de coordenadas geográficas, fusos horários e movimentos da Terra.
Considerando as informações anteriores, os itens que estão corretos são
II, III e IV.
I, III e V.
IV e V.
I e II.
Na curva (a), entre o nível de 450 e 550 m, e na curva (b), entre o nível do solo e 200 m, a variação vertical de temperatura do ar está de acordo com a taxa padrão de variação vertical de temperatura da atmosfera.
A curva (a) apresenta uma inversão térmica, a partir do nível de 600 m, em função de deslizamento de ar frio em cima da camada de ar quente, situação frequentemente encontrada em regiões de zonas frontais.
A curva (b) representa um gradiente térmico vertical da temperatura do ar com uma inversão, junto ao solo, que se estende até o nível de 150 m, situação comum em noites com céu limpo e ausência de vento.
A curva (c) representa uma inversão térmica da temperatura do ar que atinge o nível de 900 m, em decorrência de processo turbulento na camada limite atmosférica.
Os valores dos índices de estabilidade atmosférica são utilizados para resumir algumas características termodinâmicas típicas de áreas convectivas. Esses índices são utilizados para identificar ambientes atmosféricos favoráveis à formação de tempestades. Em relação aos índices de estabilidade, assinale a opção correta.
O índice TT é resultado da soma dos índices K e vertical total (VT).
O índice Showalter é calculado considerando-se a diferença entre a temperatura do ar no nível de 500 hPa e a temperatura de uma parcela que sobe adiabaticamente do nível de 850 hPa para 500 hPa.
O sinal negativo do valor do índice K indica maior probabilidade de tempestades, de modo que, quanto mais negativo o valor deste índice, maior a probabilidade convecção profunda.
O índice K fornece a medida da energia potencial disponível para convecção.
A nuvem convectiva desenvolve-se acompanhando a ascensão das parcelas de ar no ambiente instável. Nesse estágio, a curva da temperatura da parcela mantém-se à esquerda da curva da temperatura ambiente (T).
A parcela de ar estável ficará instável se for forçada a elevar-se acima do NCL.
A ascensão convectiva é interrompida quando a parcela de ar atinge o NEL.
A condensação se iniciará no momento em que a parcela de ar atingir a o NCL, quando ela, então, ascenderá espontaneamente.
A temperatura atmosférica pode aumentar, com a altura
I quando duas massas de ar com características termodinâmicas diferentes se encontram e o ar quente é forçado a subir sobre o ar frio, permanecendo acima dele;
II quando uma camada de ar em alta altitude desce para altitudes mais baixas e o ar subsidente se aquece, por sofrer compressão adiabática, ao atingir as regiões de pressão mais elevada junto à superfície, ficando a temperatura do topo da camada maior que a temperatura da base;
III quando, durante a noite, em condições de vento calmo, a superfície da terra se resfria por radiação e o ar em contato com a superfície da terra torna-se mais frio do que o ar presente em camadas superiores;
IV quando o ar frio de uma inversão de superfície é transportado para altitudes superiores devido à perturbação no escoamento laminar do vento, causada por edifícios ou montanhas, podendo o ar frio, portanto, estender-se através de uma camada mais espessa de ar.
As condições de variação vertical de temperatura em I, II, III e IV denominam-se, respectivamente,
inversão de turbulência, frontal, de radiação e de subsidência.
inversão de radiação, frontal, de subsidência e de turbulência.
inversão frontal, de subsidência, de radiação e de turbulência.
inversão de turbulência, de radiação, frontal e de subsidência.
Durante os processos de mudança de fase de uma unidade de massa de determinada substância, a quantidade de calor que ela recebe ou cede é denominada calor latente. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Para que ocorra o processo de condensação, fenômeno frequente dentro de nuvens, é necessário que determinada quantidade de calor seja absorvida.
Durante o processo de evaporação de uma substância, a temperatura varia até evaporação completa.
Quando há mudança no estado físico de uma substância, a temperatura não varia, mas o estado de agregação da substância se modifica.
Durante os processos de condensação, sublimação e derretimento, o calor é liberado.
Assinale a opção correta acerca da relação da umidade relativa do ar com a água em suspensão na atmosfera.
A umidade relativa do ar indica quão próximo está o ar da saturação.
A umidade relativa do ar refere-se à presença de água líquida em suspensão na atmosfera.
A umidade relativa do ar quantifica a água líquida e o vapor dágua presentes na atmosfera.
Quanto maior a temperatura atmosférica, maior o valor da umidade relativa, pois a capacidade do ar de reter o vapor dágua depende da variação da temperatura.
As temperaturas bulbo úmido, ponto de orvalho e nível de condensação por levantamento correspondem, respectivamente, à saturação do ar em um processo de resfriamento
evaporativo, isobárico e adiabático.
isobárico, adiabático e evaporativo.
adiabático, evaporativo e isobárico.
adiabático, isobárico e evaporativo.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao clima na região Nordeste brasileira, assinale a opção correta.
As temperaturas elevadas ao longo do ano na região Nordeste determinam uma amplitude térmica anual acima de 15 ºC.
A atuação combinada ou individual de fenômenos como a zona de convergência intertropical e linhas de instabilidade faz com que a precipitação sobre o Nordeste apresente elevada variabilidade interanual.
Na porção sul do estado da Bahia ocorre menor variabilidade sazonal de temperatura, em virtude da entrada de massas de ar relativamente frias durante os meses de inverno.
A estação chuvosa nas regiões norte e leste do Nordeste ocorre no período compreendido entre os meses de setembro e dezembro e precipita cerca de 60% da chuva anual total.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...