Questões de Geografia

Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Colocar as crianças em grupo no decorrer das aulas de Geografia é uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão.” Acerca disso, marque a alternativa correta:

  • A.

    As crianças reunidas em grupos de trabalho falam, conversam, debatem, trocam ideias e aprendem.

  • B.

    Em grupos, todos falam ao mesmo tempo, mas não aprendem.

  • C.

    Hoje a indisciplina não importa tanto.

  • D.

    Em grupos de trabalho, um ou dois fazem e os outros conversam.

Nesse início do século XXI, o problema ambiental do aquecimento global deixou de ser evidenciado por meio de observações de aumentos nas temperaturas médias da atmosfera e do nível dos oceanos e mares PORQUE as influências antropogênicas não se estendem mais aos aspectos do clima do planeta e, sim, às diferentes formas de ocupação, principalmente nos centros urbanos. Além disso, os Relatórios do IPCC caíram em descrédito junto à comunidade científica.

O trecho acima apresenta uma proposição e uma razão separadas pela palavra PORQUE. Sendo assim, assinale a resposta correta, de acordo com o código a seguir:

  • A.

    A proposição e a razão são verdadeiras e a razão é causa da proposição.

  • B.

    A proposição e a razão são verdadeiras e a proposição é causa da razão.

  • C.

    A proposição e a razão são verdadeiras, mas não existe relação entre elas.

  • D.

    A proposição e a razão são falsas.

  • E.

    A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira.

De acordo com a proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, o objeto central da disciplina define-se como o estudo

  • A.

    dos principais grupos de países do mundo, a partir de suas bases físico-naturais, tendo como referência os continentes.

  • B.

    dos lugares, considerando seus aspectos físico-naturais e humanos, compreendidos como conjuntos únicos e indissociáveis.

  • C.

    das sociedades, considerando a influência dos elementos naturais (relevo e clima) na sua organização e distribuição da população.

  • D.

    do espaço geográfico, abrangendo o conjunto de relações que se estabelecem entre os objetos naturais e os construídos pela atividade humana.

  • E.

    da natureza, seus componentes principais (geologia, clima e relevo), as inter-relações com as sociedades humanas e os problemas ambientais.

Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.

O conflito pela posse da terra atinge outros grupos étnicos no Brasil como os afrodescendentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    5x10-4 m/s.

  • B.

    5x10-5 m/s.

  • C.

    5x10-6 m/s.

  • D.

    5x10-7 m/s.

Na proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, entende-se que a aprendizagem da Geografia, no ensino escolar, deve considerar, dentre outros, os seguintes objetivos:

  • A.

    localizar e reconhecer os países e suas capitais, identificar as principais cidades.

  • B.

    formar cidadãos socialmente críticos e jovens com participação política atuante.

  • C.

    diferenciar e estabelecer relações dos eventos geográficos em diferentes escalas.

  • D.

    desenvolver a alfabetização gráfica e as habilidades matemáticas e geométricas.

  • E.

    inspirar o amor à natureza e a prática do ativismo ecológico comunitário.

Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.

A expansão do agronegócio e das grandes propriedades rurais em regiões de fronteira agrícola tem nos territórios indígenas um foco de conflito e resistência ao seu domínio.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    a biodiversidade e o impacto produzido por circuitos produtivos distantes, como a indústria.

  • B.

    o consumo consciente, orientando para a aquisição de produtos recomendados por organizações não governamentais.

  • C.

    a questão regional e a relação existente entre o desmatamento e a desaceleração do crescimento da economia.

  • D.

    as dificuldades para a implementação de políticas de desenvolvimento, em razão de leis ambientais restritivas.

Segundo cálculos da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2011, a população do planeta atingiu os 7 bilhões de pessoas. Sobre a população mundial, analise as afirmativas:

I. Os países que apresentam as maiores populações absolutas são a China e a Índia.

II. A Oceania é a que mais contribui para o aumento da população mundial.

III. Na Europa há um forte aumento da proporção de idosos no conjunto da população.

IV. A América Anglo-Saxônica apresenta a menor população jovem do mundo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

Denise Elias (2003), tendo como referência as ideias de Mílton Santos, considera que, desde a década de 1950, o mundo vivencia o período tecnológico, também denominado técnico-científico-informacional. Uma característica marcante desse período é que

  • A.

    há um reforço das economias de base nacional, com o apoio do governo às empresas.

  • B.

    todos os lugares participam, mesmo que de forma indireta, de uma ordem econômica mundial.

  • C.

    tem-se um maior controle sobre os capitais em circulação, impedindo a especulação financeira.

  • D.

    as novas tecnologias diminuem as diferenças econômicas entre países ricos e pobres.

  • E.

    ocorre uma valorização dos lugares, em oposição às relações globais entre empresas e países.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...