Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com a transferência de mapas em papel para um formato digital, os dados podem passar por processos de adaptação, de acordo com a aplicação proposta. O arquivo digital resultante, entretanto, não terá qualidade e fidedignidade geométrica e de conteúdo melhor que a do documento original, a menos que sejam coletadas outras informações ou se faça uma atualização, complementação ou controle de qualidade. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A completeza, ou exatidão de conteúdo, indica se um conjunto de dados é completo para determinado tipo de objetivo, contendo todos os dados relevantes para essa aplicação.
Para realizar a análise de consistência da série pluviométrica de um posto X, pelo Método da Dupla Massa, utilizou-se a média dos dados de postos vizinhos, obtendo- se o gráfico apresentado abaixo. Considere que os locais dos postos pluviométricos não foram alterados durante o período de observação (1970 a 1979).
Da observação do gráfico, conclui-se que
foi o ano de 1979 o de maior total precipitado na região.
ocorreu uma alteração climática local no posto X devido à construção de um reservatório artificial no ano de 1975.
não existem inconsistências nos dados do posto X.
estão sujeitos a diferentes regimes pluviométricos o posto X e seus vizinhos.
há um erro de transcrição da ordem de 1.000 mm no valor da precipitação do posto X no ano de 1975.
Com a transferência de mapas em papel para um formato digital, os dados podem passar por processos de adaptação, de acordo com a aplicação proposta. O arquivo digital resultante, entretanto, não terá qualidade e fidedignidade geométrica e de conteúdo melhor que a do documento original, a menos que sejam coletadas outras informações ou se faça uma atualização, complementação ou controle de qualidade. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A consistência lógica descreve a fidelidade dos códigos utilizados na representação de dados, de forma a indicar a validade dos valores de atributos, das formas geométricas e das relações topológicas e verificar como as correções e modificações efetuadas se comportam em objetos logicamente relacionados.
Em um dado projeto foi aplicado o geoprocessamento ao planejamento urbano e optou-se por utilizar a base cartográfica na escala 1:10.000, a qual permite uma precisão máxima, em metros, de
2
4
6
10
20
A partir desse texto e no que concerne à dinâmica de urbanização observada, no mundo, nas últimas décadas, julgue C ou E.
A urbanização dos países pobres, a partir da segunda metade do século XX, ocorreu de maneira mais intensa que o processo de urbanização ocorrido na Europa Ocidental, no século XIX, o que explica a inclusão de cidades das regiões mais pobres do mundo entre as maiores cidades do planeta.
Com a transferência de mapas em papel para um formato digital, os dados podem passar por processos de adaptação, de acordo com a aplicação proposta. O arquivo digital resultante, entretanto, não terá qualidade e fidedignidade geométrica e de conteúdo melhor que a do documento original, a menos que sejam coletadas outras informações ou se faça uma atualização, complementação ou controle de qualidade. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A exatidão temporal que se refere à atualidade dos dados considera se os dados correspondem à realidade em função da desatualização com o tempo. Portanto, somente quando os dados são confiáveis no que se refere à exatidão temporal devem ser utilizados.
A figura abaixo ilustra dois tipos de sistema que processam dados digitais georreferenciados.
Os números 1 e 2 identificam os dois sistemas ilustrados, que são, respectivamente,
CAM e CAD.
CAD e GPS.
SIG e CAM.
SIG e CAD.
GPS e AM/FM.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. Uma das etapas para a definição de um modelo de aplicações em SIG consiste na definição das classes básicas do modelo e no estabelecimento de suas relações, de acordo com princípios de especialização, generalização e agregação.
Com base no ensaio de pirólise para avaliação do potencial de uma rocha geradora, segundo metodologia proposta por Espistalié e outros (1985), compreende-se que
o índice de hidrogênio (IH) é um parâmetro calculado a partir dos índices S1 e S2
o índice S2 marca o potencial gerador da rocha, sendo que valores desse parâmetro situados entre 5 e 10 mg HC/g rocha são indicativos de um bom potencial gerador.
a matéria orgânica do tipo III é a mais apropriada para a formação de óleo leve.
as temperaturas máximas atingidas durante a formação do pico S2 indicam condições de senilidade da rocha geradora.
a matéria orgânica com baixo IH possui alto potencial por geração de óleo.
O modelo de objetos representa o espaço geográfico como uma coleção de entidades distintas e identificáveis. Por exemplo, um cadastro espacial dos lotes de um município identifica cada lote como um dado individual, com atributos que o distinguem dos demais. Igualmente, poder-se-ia pensar como geo-objetos os rios de uma bacia hidrográfica ou os aeroportos de um estado. No que concerne à definição de modelo de aplicações em SIG, julgue os itens de 92 a 97. O estabelecimento de como é possível, independentemente do modelo, definir um esquema conceitual para um banco de dados geográfico, por especialização das classes básicas, é etapa da definição de modelo das aplicações em SIG.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...