Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista.
Assinale a opção correta, em relação ao estudo da cidade e da cidadania, no âmbito da geografia.
O conceito de territorialidade, como sinônimo de cidadania, é importante no resgate da noção de cultura.
No cenário sociocultural da atualidade, é necessário recuperar a noção de cidadão subordinada ao modelo econômico vigente.
Para Milton Santos, a cidadania é desvinculada do processo de aprendizagem, uma vez que a cidade pode ser vista com um conjunto organizado de símbolos que facilitam e expandem as ações das pessoas.
Na busca de elementos e aspectos para se organizar os temas de estudo, é fundamental a explicitação dos conceitos de cidadão e de cidade.
Um engenheiro para convencer a população local a adotar o seu projeto de reúso da água utiliza-se dos seguintes dados:
< precipitação média anual = 1.000 mm;
< área média do telhado das residências do local = 100 m2;
< estimativa da porcentagem da água acumulada que pode ser reutilizada = 50%;
< preço de 1 m3 de água = R$ 50,00.
Considerando esses dados, ao adotar o projeto, a estimativa de economia anual de cada residência será
O Geoprocessamento é definido por uma série de tecnologias, dentre estas assumem grande destaque os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que podem ser definidos como:
um poderoso conjunto de ferramentas para a aquisição, armazenamento, recuperação, transformação e exibição de dados espaciais do mundo real
um sistema de análise formado por um hardware para a exibição de informações referenciadas
um sistema não computacional para o manejo de dados espaciais
um sistema de suporte à decisão ambiental, envolvendo a integração de dados sem referencial espacial
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.
Segundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.
Em cada fração da superfície terrestre, o processo que acarreta, de uma situação natural, uma situação artificial é genérico e invariável.
No período técnico, os objetos são ao mesmo tempo culturais e técnicos, e, no espaço, o componente material é crescentemente formado do natural e do artificial.
Quando tudo era meio natural, os aspectos fundamentais ao exercício da vida humana, que davam a base da existência material do grupo, advinham da natureza.
Ao se substituir a expressão meio natural por meio pré- técnico, fica implícita a dissociação entre meio geográfico e a noção de técnica.
Em um SIG a estrutura de representação de dados gráficos na forma digital pode ser vetorial ou matricial (raster). Estas duas estruturas possuem vantagens e desvantagens que devem ser bem avaliadas para a execução de uma análise espacial. É considerada como vantagem de uma dessas estruturas:
a estrutura de dados matricial é considerada complexa
a modelagem matemática na estrutura vetorial é fácil porque as entidades espaciais possuem formas regulares e simples
a representação gráfica na estrutura vetorial é exata em todas as escalas e a topologia pode ser descrita explicitamente
a transformação de coordenadas na estrutura matricial é fácil e realizada de maneira bastante rápida
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indist inta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias.
Com relação a aspectos gerais da geografia, julgue os itens que se seguem.
I Geografia é uma das raras áreas do conhecimento que não precisou se adaptar à consideração dos estudos ambientais, já que trabalha, há tempos, com a interação homem e meio.
II Nos dias de hoje, pode-se dizer que inexiste integridade ambiental, caracterizada como paisagem natural, uma vez que, de alguma forma, mesmo que por direitos políticos, a interferência humana foi responsável por modificações no meio.
III A partir da mudança do objeto de estudo da geografia, que passou do espaço para o meio ambiente, a interdisciplinaridade ganhou espaço no ensino de geografia.
IV No Brasil, a mudança de conteúdo dos livros didáticos só passou a ocorrer efetivamente após a redemocratização do país. Antes disso, os conteúdos eram trabalhados de modo destorcido, desconsiderando-se as desigualdades, as contradições e as tensões sociais presentes no país.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
I e IV.
A eficácia de uma análise pautada em tecnologias de geoprocessamento é diretamente dependente da criação de modelos conceituais que busquem representar ao máximo a realidade estudada. A construção destes modelos leva em conta uma série de questões que devem ser bem avaliadas para não prejudicar o resultado final da análise. A consideração que NÃO está de acordo com essa afirmativa:
a cada processo de transformação dentro de um modelo de análise é embutido algum tipo de abstração ou simplificação que, se não bem avaliada, irá interferir no resultado final do trabalho e, conseqüentemente, na tomada de decisão
os métodos de manipulação e análise dos dados em um projeto devem ser amplamente discutidos, evitando distorções nos resultados obtidos
a escala dos dados de entrada deve ser menor que a escala final do trabalho proposto, evitando assim que haja prejuízos ao projeto
é de grande importância uma ampla, confiável e sistemática coleta de dados primários e secundários para garantir um bom resultado para o projeto
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...