Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar, assinale a opção correta.
No âmbito do ensino da geografia, destaca-se a geografia do aluno, que tem como referência o conhecimento geográfico construído em sala de aula.
Os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam resultados referentes aos diferentes modos do ensino de geografia.
Segundo especialistas, o ensino da geografia deve ser fundamentado nos seus aspectos técnicos, no sentido de possibilitar a criação de respostas aos desafios constantes do mundo globalizado.
As propostas atuais para o ensino da geografia na escola fundamentam-se no desenvolvimento de conteúdos que visam uniformizar as diferentes culturas.
Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Podem existir municípios brasileiros cujas taxas de alfabetização sejam menores que 40%.
A cidade nordestina apelidada de "Veneza brasileira" é:
O processo de industrialização que se instalou no Brasil a partir dos anos 30 do século XX resultou em significativas transformações socioespaciais, dentre as quais se destaca a alteração da rede de transportes, que
Tendo por referência o texto apresentado, assinale a opção correta.
A região Nordeste do Brasil possui extenso cinturão de seca, constituindo um fenômeno natural que afeta diretamente os habitantes da região, e comprovadamente impossível de ser resolvido por ações meramente políticas.
As regiões Sudeste e Sul do Brasil são consideradas as mais ricas do país, com os principais centros de gestão econômica e política, e onde a desigualdade social está praticamente extinta.
As regiões Centro-Oeste e Norte foram as duas últimas fronteiras agrícolas abertas no país, sendo que a amazônica ainda se encontra em processo de ocupação.
A região amazônica, ainda hoje, é a fronteira do capital mercantil, por trabalhar praticamente com o extrativismo agrícola e a mineração.
De acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema.
I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção.
II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido.
III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato.
IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV
Geografia - Problemas e Catástrofes Ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da geografia brasileira, julgue os itens de 56 a 70.
Com presença significativa no mundo contemporâneo, inclusive no Brasil, as ONGs restringem seu trabalho à proteção do meio ambiente, concentrando nesse setor sua ação técnica e política.
Uma das características fundamentais do processo de industrialização do Brasil, em sua fase inicial, foi a
Geografia - Meio Rural - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
As áreas de cultivo de se expandem continuamente, ocupando espaços que há poucos anos eram recobertos por cerrados na região Central do Brasil. O produto a que se refere o texto é
Tendo como referência inicial o texto acima e o assunto nele evocado, julgue os itens seguintes.
Entre os objetivos da Geografia escolar, encontra-se o entendimento da organização espacial, que auxilia o processo de construção da cidadania, instrumentando o aluno para intervir na comunidade na qual está inserido.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...