Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A distribuição espacial da indústria no Brasil tem passado por transformações em decorrência da evolução das infra-estruturas de transporte e comunicação. Acerca dessa dinâmica instaurada, julgue os próximos itens.
Em conformidade com a descentralização industrial, observa-se a ampliação dos mercados por meio do rompimento com as estruturas agroexportadoras existentes no passado.
Um sistema de informação geográfica (SIG) pode ser entendido como um sistema constituído de hardware, software, informação espacial georreferenciada e procedimentos computacionais que permitem a análise, a interpretação, a gestão e a representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. A respeito dos recursos, das capacidades e das formas de operação dos SIGs, julgue os próximos itens.
Nos SIGs, adota-se, para o armazenamento e o processamento das informações, exclusivamente o formato vetorial, que é incompatível com o modelo raster ou matricial.
Com relação a geoprocessamento, geoposicionamento e cartografia temática digital, julgue os itens a seguir.
As operações de soma e multiplicação de mapas, com ou sem a determinação de pesos para cada plano de informação, são próprias para a composição de um sistema de informação geográfica.
Com relação a geoprocessamento, geoposicionamento e cartografia temática digital, julgue os itens a seguir.
O Datum horizontal utilizado em receptor GPS portátil não pode ser responsabilizado por diferenças significativas nas coordenadas obtidas.
Com referência à escala do mapa em questão, é correto afirmar que
a distância de 1 cm no mapa corresponde a 1.600 m no terreno.
se trata de uma escala gráfica.
possibilita o cálculo da altitude das cidades.
equivale à representação fracionária 1:1.600.
Com relação a geoprocessamento, geoposicionamento e cartografia temática digital, julgue os itens a seguir.
Um receptor GPS de mão dotado de barômetro determina a elevação do ponto com precisão de centímetros.
O sistema SIG – Sistema de Informação Geográfica e o sistema CAD – Computer Aided Design, são muito utilizados por geólogos, dentre outros profissionais. A principal diferença entre eles consiste no fato de que, no sistema
SIG há compatibilidade com o sistema AM/FM e, no sistema CAD, não há.
CAD as análises espectrais são distorcidas em função do material observado e, no sistema SIG, não.
CAD há compatibilidade com o sistema AM/FM e, no sistema SIG, não há.
CAD não há possibilidade de incorporação e realização de análises espaciais ou funções geográficas.
SIG não há possibilidade de incorporação e realização de análises espaciais ou funções geográficas.
A figura acima mostra graficamente as concentrações de cromoIII lançadas nos efluentes, por dois curtumes A e B, em função de alguns meses, nos anos de 2004 e 2005. De acordo com os dados apresentados, julgue os itens a seguir.
I O maior lançamento de cromo nos efluentes brutos pelas duas empresas foi no mês de março.
II Apenas a indústria A chegou a atingir níveis abaixo da média convencional de 0,76mg/L.
III A indústria B manteve-se mais próxima à linha de 75mg/L, atingindo valores abaixo em duas ocasiões.
IV Sendo duas indústrias do mesmo produto, pode-se inferir que a indústria B utiliza técnicas para minimizar impactos ambientais mais eficientes que a indústria A.
Assinale a opção correta.
Sensoriamento remoto é a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados, da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície. O termo refere-se à obtenção dos dados feita à distância, ou seja, sem contato físico entre o sensor e a superfície terrestre.
Os números 1, 4, 5 e 7 da figura acima estão corretamente representados em
Diversos usuários de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) observam os fenômenos geográficos sob diferentes pontos de vista e objetivos.
As diferentes aplicações dos SIGs associadas aos variados perfis dos usuários definem as características dos dados geográficos e das funções de análise e tratamento necessários para cada combinação de interesses.
São vantagens relativas à utilização de SIGs:
interpretar mapas analógicos com rapidez; manter os dados em um formato fisicamente compactado (arquivos magnéticos); acessar os dados a uma velocidade muito menor e realizar certos tipos de análises muito mais eficientemente em termos de tempo e custos do que se efetuadas manualmente.
manter os dados em um formato fisicamente compactado (arquivos magnéticos); analisar mudanças ocorridas em dois ou mais períodos de tempo; acessar dados a uma velocidade muito maior; integrar dados coletados e realizar análises espaciais e processos de tomada de decisões, em um contexto de fluxo de informação.
manter e extrair dados a um custo maior por unidade de dado manipulada; integrar dados coletados e realizar análises espaciais e processos de tomada de decisões, em um contexto de fluxo de informação; manter os dados em um formato fisicamente ampliados (arquivos magnéticos) e interpretar mapas analógicos com rapidez.
acessar os dados a uma velocidade muito menor; dispensar a utilização de ferramentas de desenhos gráficos interativos que possam prejudicar a confecção de mapas digitais; analisar mudanças ocorridas em dois ou mais períodos de tempo; realizar certos tipos de análises muito mais eficientemente em termos de tempo e custos do que se efetuadas manualmente.
realizar certos tipos de análises muito mais eficientemente em termos de tempo e custos do que se efetuadas manualmente; manter e extrair dados a um custo maior por unidade de dado manipulada; integrar dados coletados e realizar análises espaciais e processos de tomada de decisões, em um contexto de fluxo de informação; e manter os dados em um formato fisicamente ampliados (arquivos magnéticos).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...