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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o Sistema UTM, considere o fuso representado na figura a seguir:
É correto afirmar que:
a região I encontra-se numa zona de redução.
as regiões II e III encontram-se numa zona de redução.
as regiões III e IV encontram-se numa zona de ampliação.
sobre a linha 3, não há deformação.
O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) tem como objetivo o apoio aos agricultores que exercem atividades com utilização da força de trabalho familiar. Com o auxílio da tabela acima, julgue os próximos itens, referentes a essa modalidade de agricultura.
Na agricultura familiar o acesso ao crédito contribui para fixar o trabalhador rural no campo, ajudando a evitar também sua expropriação, o que justifica os incentivos concedidos conforme mostra o gráfico.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Assinale a alternativa que identifica corretamente os domínios morfoclimáticos brasileiros numerados no mapa acima:
1- Amazônico; 2- Cerrado; 3- Caatinga; 4- Mares de Morros; 5- Pradarias; 6- Araucárias
1- Amazônico; 2- Caatinga; 3- Cerrado; 4- Mata Atlântica; 5- Pradarias; 6- Araucárias
1- Amazônico; 2- Caatinga; 3- Cerrado; 4- Mares de Morros; 5- Araucárias; 6- Pradarias
1- Amazônico; 2- Cerrado; 3- Caatinga; 4- Mata Atlântica; 5- Araucárias; 6- Pradarias
1- Cerrado; 2- Caatinga; 3- Amazônico; 4- Mares de Morros; 5- Araucárias; 6- Pradarias
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor utiliza as seguintes informações em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental:
Com essas informações o professor está querendo motivar a turma para a explicação e a importância do processo de:
urbanização do Brasil
segregação sócio-espacial
distribuição desigual das chuvas
impermeabilização do solo urbano
ocupação desordenada do solo urbano
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à Projeção de Mercator, é correto afirmar que:
é uma projeção cônica.
é uma projeção equivalente.
é empregada em navegação marítima.
o pólo é representado por um ponto.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Considere as seguintes afirmativas a respeito do relevo brasileiro:
I - Predominam altitudes modestas e áreas bastante aplainadas pela ação de forças erosivas.
II - Os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste são formados por cinturões orogênicos muito antigos, dobrados durante o ciclo brasiliano e submetidos a prolongado desgaste erosivo.
III - As planícies são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de cobertura de sedimentação recente, formadas por deposições do período quaternário.
IV - As frentes de cuestas são feições do relevo características apenas da região centro-oeste do Brasil.
As afirmativas que caracterizam corretamente o relevo brasileiro são apenas:
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
I, III e IV
I, II, III e IV
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Este é o enunciado de uma questão de prova aplicada a uma turma do Ensino Fundamental. O enunciado permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos sobre os seguintes conteúdos:
urbanização e êxodo rural
hierarquização e rede urbana
globalização e regionalização
metropolização e desmetropolização
industrialização e modernização agrícola
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:
1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;
2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;
3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.
Os objetivos do professor com estas afirmativas são:
I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.
II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.
III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):
I
I e II
I e III
II e III
I, II e III
Geografia - Educação em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.
I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.
II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.
III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.
IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.
Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:
Baía da Ilha Grande, Médio Vale do Paraíba, Norte Fluminense e Serrana.
Metropolitana, Norte Fluminense, Serrana e Médio Vale do Paraíba.
Dos Lagos, Metropolitana, Serrana e Noroeste Fluminense.
Serrana, Médio Vale do Paraíba, dos Lagos e Noroeste Fluminense.
Baía da Ilha Grande, Metropolitana, Noroeste Fluminense e Serrana.
O sistema de Fusos Horários foi instituído em 1883, na Conferência de Roma (Itália), com o objetivo de uniformizar os horários no mundo. Sabendo-se que a Terra executa seu movimento de Rotação de oeste para leste em 24 horas e que a esfera terrestre mede 360°, concluiu-se que dividindo 360° por 24, teremos 15° que representam 1 hora. Isso quer dizer que o Sol demora 1 hora para percorrer uma faixa de 15° na Terra.
Existem 24 fusos horários de 15° cada um, sendo 12 fusos a leste e 12 fusos a oeste do Meridiano de Greenwich (0°), que foi escolhido como o fuso inicial.
Como a Terra gira de oeste para leste, a hora aumenta para leste e diminui na direção oeste, a partir de qualquer ponto da superfície terrestre. Convém lembrar que todos os pontos situados ao longo de um mesmo fuso possuem, oficialmente, o mesmo horário.
O Brasil, devido a sua grande extensão lesteoeste, possui quatro fusos horários.
Com base no texto e na observação do mapa, marque a alternativa
incorreta:A hora em Itatiaia-R.J. é a mesma de São Luís-MA. e de Porto Alegre-R.S.
Todos os fusos horários brasileiros estão atrasados em relação a Greenwich (GMT).
Manaus-AM. terá 1 hora atrasada em relação a Itatiaia-R.J.
Quando o relógio marcar 8 horas em Itatiaia-R.J., serão 10horas em Rio Branco-AC.
Apenas as Ilhas Oceânicas, que estão no primeiro fuso, possuem a hora adiantada em relação a Itatiaia- R.J. que está no segundo fuso horário brasileiro.
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