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Geografia - Educação em Geografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em uma sala de aula do 3.° e 4.º ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de mapas. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas se ele
soube reconhecer os pontos cardeais e encontrou as coordenadas de um ponto.
leu uma carta regional simples e explicou a localização de um fenômeno por correlação entre duas cartas.
conseguiu calcular a altitude de um ponto e a distância deste em relação a outro ponto.
mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta a partir de uma escala numérica.
diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.
Considerando a figura apresentada, julgue os próximos itens.
Assumindo estrategicamente o controle da E.F. Vitória- Minas, do complexo portuário de Tubarão e do terminal de contêineres de Sepetiba, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) encarregou-se da extração, do transporte ferroviário e naval e da comercialização dos minérios do quadrilátero ferrífero.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção que não corresponde a um dos biomas do estado do Mato Grosso.
pantanal
floresta amazônica
cerrado
mata atlântica
Geografia - Educação em Geografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com
a realização de visitas às prefeituras e/ou câmaras municipais, além de promover palestras com autoridades do poder público, para que os alunos compreendam noções de cidadania, direitos e deveres.
a construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos, além de possibilitar a introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda e orientação.
a exposição de conceitos fundamentais, como espaço, lugar e território, de forma abstrata, para desenvolver nos alunos a capacidade de realizar análises complexas sobre o seu espaço vivido.
mapas topográficos em escala detalhada (1:10.000), que permitirão aos alunos uma visão objetiva de seu espaço próximo, com a possibilidade de introdução de noções como o uso do solo urbano e o impacto ambiental.
atividades ao ar livre, como passeios no entorno da unidade escolar e/ou praças próximas, sobre as quais os alunos poderão desenvolver noções de lateralidade e reversibilidade.
Assinale a opção correta acerca das escalas acima representadas.
As escalas fracionária e gráfica, embora apresentadas sob formas diferentes, são iguais.
Na escala representada sob forma fracionária (1/500.000), a unidade corresponde a um comprimento real maior que o apresentado sob a forma gráfica.
Mapas representados segundo a escala gráfica ilustrada acima possuem maior nível de detalhamento do que os apresentados segundo a escala fracionária.
De acordo com a escala gráfica, um centímetro no mapa equivale a 20 quilômetros no terreno.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para os itens de 63 a 81
Considerando as informações do texto, e sabendo que, na época da instalação do lixão municipal, não houve estudo de impacto ambiental prévio, julgue os próximos itens.
A região descrita pertence ao bioma cerrado, característico das regiões de planalto brasileiras.
Analise:
I. O gás natural é encontrado em reservatórios subterrâneos em muitos lugares do planeta, tanto em terra quanto no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contém gás natural associado ao petróleo.
II. O gás natural tem sua origem semelhante à do petróleo, portanto, precisa ser destilado de suas impurezas para ser utilizado na forma pura que conhecemos, além de podermos utilizar seus subprodutos, como os plásticos de engenharia.
III. A obtenção do gás natural se dá pela mistura dos bolsões aprisionados nas jazidas de petróleo com os subprodutos mais leves da destilação do próprio petróleo, em proporções situadas em torno de 10 para 1.
De acordo com as origens e características do gás natural, é correto o que consta em
Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:
1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.
2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.
Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:
1: 5.000
1: 6.500
1: 50.000
1: 65.000
1: 500.000
A devastação de grande parte do cerrado brasileiro e o atual processo de ocupação descontrolada e depredadora da Amazônia estão relacionados às transformações na produção agrícola brasileira, tais como,
o incentivo governamental, desde a década de 1960, aos projetos de implantação da pecuária intensiva ou "melhorada", graças ao aumento do mercado consumidor interno de carne, leite e seus derivados.
a expansão do cultivo da soja nas regiões Centro- Oeste e Norte do Brasil, com vistas à exportação, sem considerar qualquer tipo de zoneamento ecológico e econômico dos seus respectivos domínios morfoclimáticos.
o redirecionamento do cultivo do café que, graças aos avanços das pesquisas orientadas a essa cultura, tem se adaptado facilmente nessas áreas.
o cultivo da soja que se sucede a duas etapas anteriores do processo de ocupação (exploração da madeira e pecuária extensiva) e que vem modificando a estrutura fundiária dessas regiões.
o incentivo governamental à produção de grãos que, na região Norte, não é praticada nos interflúvios, cabeceiras e margens de rios e córregos, devido às restrições ecológicas dessas áreas.
O êxodo rural, no Paraná, é um fenômeno que se intensificou a partir da década de 70 do século XX. Sobre as suas causas e conseqüências, é correto afirmar:
Uma das conseqüências da vinda do grande contingente populacional do meio rural para Curitiba e Região Metropolitana foi a melhoria significativa do padrão de vida da cidade-pólo.
O êxodo rural foi um dos propulsores da industrialização da Região Metropolitana de Curitiba, que se constitui hoje em uma megalópole.
Uma das causas do êxodo rural foi o programa de governo de financiamento da casa própria, tendo em vista que, no campo, os pequenos agricultores eram agregados.
Os trabalhadores do campo, agregados ou bóias-frias, à medida que envelhecem, migram para Curitiba, influenciando nos índices de envelhecimento da população urbana.
Dentre as causas do êxodo rural no Paraná, destaca-se a mecanização da agricultura, liberando mão-de-obra sem especialização para os centros urbanos.
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