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Geografia - Espaço Geográfico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O termo "costa" é de difícil definição porque:
seu limite, em relação as terras emersas, é modificado pelas ondas
o limite de uma costa, mar adentro, é fixado pelas marés
seus limites admitem diversos critérios
a ocupação humana consolida o significado do termo
o seu mapeamento é convencional
O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica, resultado, principalmente, da ação de agentes externos, sobre estruturas geológicas de diferentes naturezas e idades. Os agentes externos que mais participaram da formação do relevo foram:
as intempéries e a ação antrópica;
os raios solares e a umidade;
a cobertura vegetal (ação das raízes) e os microorganismos;
o clima (temperaturas, ventos, chuvas) e os rios;
as erupções vulcânicas do passado e a erosão.
A geografia tem preocupação cada vez maior em conhecer o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações entre si. Como cada sociedade estrutura e organiza o seu espaço, é possível afirmar que:
I- as sociedades organizam e estruturam o espaço físico territorial frente às imposições do meio natural e pela capacidade técnica, pelo poder econômico e pelos valores culturais;
II- o meio físico é condição inescapável da organização da sociedade que procura adequar seus meios de vida e recursos técnicos às imposições naturais, podendo esta ser mais próspera ou mais pobre em função do que lhe é provisionado pela natureza;
III- a pesquisa e o planejamento ambiental tem como compromisso ampliar o conhecimento do espaço físico e integrá-lo como um substrato da organização social, que em última instância, determina as ações sobre ele.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
I e II;
I e III;
I, II e III.
A partir de 1990, uma nova classificação do relevo brasileiro, bastante detalhada e apoiada em levantamentos técnicos, foi sugerida pelo geógrafo Jurandyr L. S. Ross e tem sido adotada. Essa classificação associa as informações altimétricas com os processos de erosão, sedimentação e gênese, integrando-os às estruturas geológicas nas quais ocorrem. As formas do relevo brasileiro são classificadas em:
serras, planícies aluviais, pediplanos e planaltos;
planícies, serras e altiplanos;
depressões, planaltos e planícies;
planícies sedimentares, chapadões e serras;
planaltos,chapadas, chapadões e planícies.
Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
Considere o gráfico para responder à questão.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico brasileiro permitem afirmar que
o aumento do setor secundário ficou aquém do crescimento do processo de industrialização.
o crescimento do setor terciário foi alavancado pelas transformações econômicas do Norte e Nordeste.
a partir da segunda metade do século XX, ocorreu a realocação da população ativa no interior da economia.
entre 1960 e 80, o crescimento econômico do País absorveu toda a mão-de-obra nos setores secundário e terciário.
a atual distribuição da população ativa pelos setores econômicos é inversamente proporcional àquela da década de 1960.
Geografia - Solos e Relevos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
As baixadas costeiras
restringem-se às áreas deltaicas
acompanham os estuários
não têm problemas de equilíbrio ambiental
são locais privilegiados para a ocupação humana
não são locais privilegiados para a ocupação humana
Segundo Furlan & Nucci, 1999, atualmente, busca-se identificar florestas que podem ser utilizadas com finalidades econômicas. Trata-se, em sua maioria, das florestas Amazônicas ainda pouco impactadas pela presença humana, ocupadas por populações rurais dispersas, como seringueiros e indígenas, entre outros. É fundamental no manejo dessas áreas
instruir as populações locais a abandonar suas práticas tradicionais de exploração florestal.
a atuação de técnicos florestais, que reduzam o número das espécies que não serão utilizadas.
promover o corte seletivo das espécies vegetais invasoras ou que não têm valor econômico.
o loteamento das áreas mais ricas entre pequenos proprietários melhor adaptados às condições amazônicas.
o conhecimento de como cada planta ou animal interage na floresta ou como se comportam.
Numa definição geral, o solo pode ser considerado como: matéria orgânica ou mineral inconsolidada aflorante, que mostra os efeitos de fatores genéticos e ambientais a que foi submetida, tais como clima (incluindo efeitos de temperatura e água) e macro e microrganismos, condicionados pelo relevo, atuando no material inicial durante um período de tempo. Sendo constituído por partículas, os solos são extremamente vulneráveis aos processos erosivos provocados:
pela ocupação humana nos aglomerados urbanos;
pela abertura de estradas, quaisquer que sejam as técnicas de engenharia utilizadas;
pelos reflorestamentos destinados à produção de carvão;
pelos desmatamentos e pela agricultura de baixo padrão técnico;
pela agricultura de alto padrão técnico que utiliza tratores e curvas de nível.
A maior parte do continente sul-americano é amplamente dominada por climas quentes, subquentes e temperados, bastante chuvosos e ricos em recursos hídricos. Há algumas áreas de exceções, dentre as quais figuram os sertões do Nordeste brasileiro. As razões da existência de um grande espaço semi-árido são relativamente complexas, mas destacam-se os seguintes fatores que contribuem para sua existência:
I. A massa EC (Equatorial Continental) não rega as depressões interplanálticas.
II. A presença de células de alta pressão atmosférica.
III. A massa de ar Tropical Atlântica tem baixa condição de penetrar de oeste para leste.
IV. A massa de ar Polar Atlântica não apresenta pressão suficiente para atingir o Nordeste.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
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