Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O mapa acima mostra o levantamento feito pelo Centro de Geografia e Cartografia Aplicada (CIGA) da Universidade de Brasília (UnB) que identifica 2.228 territórios quilombolas no Brasil (áreas cinza e branca no mapa), dos quais apenas 70 são reconhecidos pelo governo federal. Considere que esse levantamento venha a ser útil no desenvolvimento de projeto voltado à identificação de áreas prioritárias para a conservação do patrimônio cultural por Sistema de Informação Geográfica (SIG), que inclua como dado básico a distribuição geográfica de quilombolas e de grupos indígenas.
Com base nessas informações, e a respeito do assunto e do mapa, julgue os itens seguintes.
É correto afirmar que todos os biomas brasileiros abrigam territórios do grupo social mapeado.
Vegetação e poluição do ar:
A partir da análise desse fluxograma, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O fluxograma, embora não contemple áreas urbanas, pode ser aplicado a elas.
O termo química representa os processos da industrialização responsáveis pela poluição atmosférica.
As relações solo-planta-atmosfera são de natureza complexa e podem ser concebidas como sistema de processo-resposta.
A respeito dos riscos ambientais que atingem a cidade de Contagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A freqüência de ocorrência dos grandes problemas naturais no espaço urbano de Contagem está diretamente relacionada ao regime pluviométrico.
A ocupação urbana das várzeas e de antigos leitos de inundação de cursos d'água assoreados e obstruídos, as canalizações inadequadas e mal dimensionadas contribuem para agravar os impactos sociais das enchentes.
Os mais graves riscos ambientais que atingem Contagem resultam da interação de fatores geológicos, geomorfológicos e atmosféricos associados aos de natureza socioeconômica e cultural.
A distribuição das áreas de risco, em função da distribuição dos grupos de fatores causais, tem como característica importante a homogeneidade.
Na estrutura organizacional vigente no Brasil para o setor de transportes, a atribuição de propor à Presidência da República as políticas de integração entre modos de transporte e entre distintas instâncias de Governo cabe:
Considere:
I. Embarcar um contêiner no porto do Rio de Janeiro custa duas vezes mais do que embarcá-lo em Buenos Aires ou Montevidéu.
II. Transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso até o porto mais próximo sai quatro vezes o custo do transporte da mesma carga pelo interior dos Estados Unidos.
III. Para uma empresa do setor eletrônico produzir um televisor no Brasil sai mais caro do que produzi-lo no Japão.
Os itens acima são exemplos de um conjunto de ineficiências e distorções provocadas pelo nosso sistema de impostos, legislação trabalhista, burocracia governamental, encargos sociais e deficiente sistema de educação. Esse conjunto de fatores tem sido chamado, no setor empresarial, de
ciranda financeira.
dívida social.
superávit primário.
custo Brasil.
economia informal.
Observe o mapa a seguir.
Com relação à rede ferroviária, é correto afirmar que:
seu traçado na maior parte do país é rarefeito devido à predominância, no relevo brasileiro, de planaltos, o que historicamente dificultou a construção desse tipo de transporte.
seu traçado é denso nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste graças aos investimentos do governo federal a partir de meados do século XX, quando foram elaborados os planos de integração nacional.
seu traçado é radial partindo de um ponto central em direção às diferentes regiões brasileiras, o que permitiu a integração inter-regional e do mercado nacional.
seu traçado, nas Regiões Sudeste e Sul, é concêntrico em relação a alguns portos como Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, por onde são escoados produtos diversificados
seu traçado, nas Regiões Norte e Nordeste, é retilíneo, no sentido interior litoral e integra essas regiões devido à uniformidade das bitolas.
No processo de regularização fundiária, no Brasil, a "usucapião" é um instrumento de grande valor, porque:
destrói o direito à propriedade privada inerente às economias capitalistas;
permite que além de imóveis privados, imóveis públicos sejam adquiridos pelos ocupantes;
impede a ociosidade da terra, que não pode ficar desocupada por mais de três anos;
valoriza a "função social" da propriedade tanto no meio urbano quanto rural;
representa um afrouxamento do direito de propriedade em nome da defesa de interesses legítimos.
A ampliação das áreas destinadas aos projetos agropecuários, principais agentes de desmatamento na Amazônia, vem agravando os problemas ambientais regionais. Sobre os impactos ambientais provocados por esses projetos, analise as afirmativas a seguir:
I - O desmatamento elimina grande contingente de espécies, destruindo a biodiversidade.
II - A retirada da floresta rompe o sistema natural de ciclagem de nutrientes, acelerando a degradação dos solos.
III - A destruição da floresta altera as condições da fotossíntese e a disponibilidade de nutrientes responsáveis pela produção da biomassa.
IV - A introdução de inseticidas e agrotóxicos destrói a biodiversidade e contamina os ecossistemas aquáticos.
Assinale a opção correta:
apenas I e II estão corretas;
apenas III e IV estão corretas;
apenas I, II e III estão corretas;
apenas I, III e IV estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Geoprocessamento é a disciplina que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Analise as afirmativas abaixo:
I - O espaço geográfico não pode ser definido em função das suas coordenadas, de sua altitude e de sua posição relativa e, portanto, não é possível ser cartografado.
II - A informação geográfica pode ser definida como uma coleção de localizações na superfície da Terra, sobre a qual ocorrem os fenômenos geográficos.
III - A informação geográfica apresenta uma natureza dual: um dado geográfico possui uma localização geográfica (conjunto de coordenadas) e atributos descritivos (banco de dados convencional).
IV - Ao representar os fenômenos geográficos, o geoprocessamento procura localizar estes fenômenos no espaço, determinando as relações espaciais entre eles.
As afirmativas corretas são apenas:
I e II;
I e III;
II e III;
II e IV;
I e IV.
Um aluno apresentou uma seqüência de mapas, em diferentes escalas, para representar seu endereço completo: planisfério (1:205.000.000), Brasil político (1:30.000.000), município X (1:20.000.000) e planta do bairro Y (1:2.200.000).
Observando as representações, constatamos que:
o endereço completo não poderia ser comunicado por meio da linguagem cartográfica.
a escala maior, utilizada no planisfério, mostra a informação representada mais reduzida.
a planta do bairro foi elaborada usando uma escala menor que a do município.
a informação representada endereço completo foi menos reduzida na planta do bairro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...