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Segundo dados do IBGE, a população brasileira vem crescendo continuamente, tendo aumentado nove vezes no século XX. Entretanto, a velocidade desse crescimento está diminuindo. Acerca do quantitativo da população do Brasil e de seu padrão de distribuição, julgue os seguintes itens.
No Nordeste, observam-se migrações tanto de saída quanto de retorno de população da região.
A questão está relacionada ao perfil topográfico e aos textos apresentados abaixo.
I. Esta unidade engloba terrenos sedimentares e rochas vulcânicas. Os contatos desta unidade com as áreas circundantes são feitos através de escarpas denominadas frente de cuestas.
II. Esta unidade apresenta elevado grau de complexidade: vários ciclos de dobramentos, falhamentos e extensas intrusões. Ao lado de escarpas acentuadas aparecem fossas tectônicas.
Identifique as unidades de relevo dispostas no perfil que apresentam, respectivamente, as características I e II.
1 e 2
1 e 3
2 e 4
3 e 2
4 e 1
Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.
I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.
II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.
III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.
IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.
Estão corretas SOMENTE as características
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos − EJA − considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,
a supressão de conteúdos oferecidos nas escolas de ensino regular que não se adeqüem à urgência de formação dos jovens e adultos.
a inclusão dos jovens e adultos em classes comuns de modo a evitar a discriminação e o aligeiramento do processo ensino-aprendizagem.
a padronização de conteúdos e metodologias de trabalho em nível nacional como forma de garantir a eficácia da aprendizagem.
a escolha de um currículo mínimo que privilegie a leitura e a escrita, ferramentas fundamentais para a inserção dos jovens e adultos no mercado de trabalho.
a eqüidade através de uma formação que propicie aos jovens e adultos igualdade de direitos e oportunidades.
O plano diretor de uma cidade, contido no Estatuto da Cidade, é um pacto social entre os diferentes agentes sociais de um município e define um conjunto de princípios e regras que envolvem temas relativos a aspectos urbanos, sociais, econômicos e ambientais, visando à consecução de opções de desenvolvimento e modelos de ocupação e uso do solo. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A transferência do direito de construir é um instrumento que objetiva induzir a ocupação de áreas já dotadas de infra-estrutura e equipamentos, aumentando a capacidade do poder público de intervir sobre o mercado imobiliário.
Considere o texto e às afirmações abaixo.
... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.
I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.
II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.
III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.
Segundo a Resolução CNE/CEB no 2, de 07/04/1998, está correto SOMENTE o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar
se apresenta como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta.
é um fragmento de todo, sendo, portanto, resultado de uma análise empírico-individual; a realidade do lugar não pode ser explicada pela razão.
é o espaço que se torna familiar ao indivíduo; é o espaço do vivido, do experienciado sendo, portanto, carregado de emoções.
é parte integrante da herança cultural acumulada pelos seres humanos, o que o torna passível de diferentes representações sociais.
é uma forma de entender o mundo resultante do estudo das relações das pessoas com a natureza, sendo estas relações permeadas de sentimentos.
Penteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve
trabalhar sempre com o que está próximo ao aluno; assim a idéia dos círculos concêntricos é de fundamental importância para a aprendizagem.
apresentar os conceitos teoricamente e estimular o aluno a localizá-los nos mapas, o que fará com que este instrumento geográfico seja valorizado.
selecionar conceitos de fenômenos encontrados no Brasil pois somente depois de o aluno dominar a geografia do país é que se deve mostrar o resto do mundo.
entender que os conceitos podem ser aplicados a fenômenos próximos ou distantes do aluno, desde que estes façam parte do seu universo de pensamento.
ser cuidadoso na seleção dos conteúdos pois, com a influência dos meios de comunicação o aluno deixa de se interessar pelo que está próximo dele.
Em seu texto sobre a leitura e a escrita na geografia, Kaercher (2000) introduz a expressão alfabetização geográfica que, segundo o autor, é
a capacidade de identificar e descrever fatos e coisas despidas de concepções ideológicas.
a apreensão do saber geográfico como a capacidade de fazer a relação entre sociedade e natureza.
a possibilidade de exemplificação que o aluno adquire através da orientação precisa do professor.
a aplicação prática dos conteúdos apresentados pelos livros didáticos e trabalhados em sala de aula.
a percepção de que o espaço geográfico é a síntese da sociedade em que ele está inserido.
"O território catarinense caracteriza-se por apresentar um altiplano levemente inclinado para oeste e uma área que se desenvolve da borda do planalto até o mar, conhecidos, respectivamente, pela Região do Planalto e Região do Litoral e Encostas". (PELUSO JR, Victor Antônio. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: FCC/EDUFSC, 1991.)
A afirmação correta, levando em consideração o texto acima e o mapa de Santa Catarina, é:
Na Região do Planalto, encontram-se as principais cidades e as maiores concentrações populacionais em virtude dos atrativos naturais da região.
As duas regiões a que se refere o texto acima são drenadas por bacias hidrográficas extensas, utilizadas para o transporte de mercadorias até o litoral catarinense.
A área correspondente ao número 1 mantém a cobertura vegetal original, com exceção das áreas de campo onde predominam os reflorestamentos para atender à demanda industrial.
A Região do Litoral e Encostas, citada pelo autor, corresponde àquela em que predominam os latifúndios monocultores cuja produção está voltada essencialmente ao mercado externo.
O subtipo climático da região assinalada pelo número 1 difere do apresentado pela região de número 2, em razão da altitude.
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