Questões de Geografia

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Segundo dados do IBGE, a população brasileira vem crescendo continuamente, tendo aumentado nove vezes no século XX. Entretanto, a velocidade desse crescimento está diminuindo. Acerca do quantitativo da população do Brasil e de seu padrão de distribuição, julgue os seguintes itens.

No Nordeste, observam-se migrações tanto de saída quanto de retorno de população da região.

  • C. Certo
  • E. Errado

A questão está relacionada ao perfil topográfico e aos textos apresentados abaixo.

I. Esta unidade engloba terrenos sedimentares e rochas vulcânicas. Os contatos desta unidade com as áreas circundantes são feitos através de escarpas denominadas frente de cuestas.

II. Esta unidade apresenta elevado grau de complexidade: vários ciclos de dobramentos, falhamentos e extensas intrusões. Ao lado de escarpas acentuadas aparecem fossas tectônicas.

Identifique as unidades de relevo dispostas no perfil que apresentam, respectivamente, as características I e II.

  • a.

    1 e 2

  • b.

    1 e 3

  • c.

    2 e 4

  • d.

    3 e 2

  • e.

    4 e 1

Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.

I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.

II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.

III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.

IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.

Estão corretas SOMENTE as características

  • a.

    I e II.

  • b.

    I e III.

  • c.

    I e IV.

  • d.

    II e III.

  • e.

    III e IV.

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos − EJA − considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,

  • a.

    a supressão de conteúdos oferecidos nas escolas de ensino regular que não se adeqüem à urgência de formação dos jovens e adultos.

  • b.

    a inclusão dos jovens e adultos em classes comuns de modo a evitar a discriminação e o aligeiramento do processo ensino-aprendizagem.

  • c.

    a padronização de conteúdos e metodologias de trabalho em nível nacional como forma de garantir a eficácia da aprendizagem.

  • d.

    a escolha de um currículo mínimo que privilegie a leitura e a escrita, ferramentas fundamentais para a inserção dos jovens e adultos no mercado de trabalho.

  • e.

    a eqüidade através de uma formação que propicie aos jovens e adultos igualdade de direitos e oportunidades.

O plano diretor de uma cidade, contido no Estatuto da Cidade, é um pacto social entre os diferentes agentes sociais de um município e define um conjunto de princípios e regras que envolvem temas relativos a aspectos urbanos, sociais, econômicos e ambientais, visando à consecução de opções de desenvolvimento e modelos de ocupação e uso do solo. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A transferência do direito de construir é um instrumento que objetiva induzir a ocupação de áreas já dotadas de infra-estrutura e equipamentos, aumentando a capacidade do poder público de intervir sobre o mercado imobiliário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o texto e às afirmações abaixo.

... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.

III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.

Segundo a Resolução CNE/CEB no 2, de 07/04/1998, está correto SOMENTE o que se afirma em

  • a.

    I.

  • b.

    I e II.

  • c.

    I e III.

  • d.

    II.

  • e.

    II e III.

Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar

  • a.

    se apresenta como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta.

  • b.

    é um fragmento de todo, sendo, portanto, resultado de uma análise empírico-individual; a realidade do lugar não pode ser explicada pela razão.

  • c.

    é o espaço que se torna familiar ao indivíduo; é o espaço do vivido, do experienciado sendo, portanto, carregado de emoções.

  • d.

    é parte integrante da herança cultural acumulada pelos seres humanos, o que o torna passível de diferentes representações sociais.

  • e.

    é uma forma de entender o mundo resultante do estudo das relações das pessoas com a natureza, sendo estas relações permeadas de sentimentos.

Penteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve

  • a.

    trabalhar sempre com o que está próximo ao aluno; assim a idéia dos círculos concêntricos é de fundamental importância para a aprendizagem.

  • b.

    apresentar os conceitos teoricamente e estimular o aluno a localizá-los nos mapas, o que fará com que este instrumento geográfico seja valorizado.

  • c.

    selecionar conceitos de fenômenos encontrados no Brasil pois somente depois de o aluno dominar a geografia do país é que se deve mostrar o resto do mundo.

  • d.

    entender que os conceitos podem ser aplicados a fenômenos próximos ou distantes do aluno, desde que estes façam parte do seu universo de pensamento.

  • e.

    ser cuidadoso na seleção dos conteúdos pois, com a influência dos meios de comunicação o aluno deixa de se interessar pelo que está próximo dele.

Em seu texto sobre a leitura e a escrita na geografia, Kaercher (2000) introduz a expressão alfabetização geográfica que, segundo o autor, é

  • a.

    a capacidade de identificar e descrever fatos e coisas despidas de concepções ideológicas.

  • b.

    a apreensão do saber geográfico como a capacidade de fazer a relação entre sociedade e natureza.

  • c.

    a possibilidade de exemplificação que o aluno adquire através da orientação precisa do professor.

  • d.

    a aplicação prática dos conteúdos apresentados pelos livros didáticos e trabalhados em sala de aula.

  • e.

    a percepção de que o espaço geográfico é a síntese da sociedade em que ele está inserido.

"O território catarinense caracteriza-se por apresentar um altiplano levemente inclinado para oeste e uma área que se desenvolve da borda do planalto até o mar, conhecidos, respectivamente, pela Região do Planalto e Região do Litoral e Encostas". (PELUSO JR, Victor Antônio. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: FCC/EDUFSC, 1991.)

A afirmação correta, levando em consideração o texto acima e o mapa de Santa Catarina, é:

  • A.

    Na Região do Planalto, encontram-se as principais cidades e as maiores concentrações populacionais em virtude dos atrativos naturais da região.

  • B.

    As duas regiões a que se refere o texto acima são drenadas por bacias hidrográficas extensas, utilizadas para o transporte de mercadorias até o litoral catarinense.

  • C.

    A área correspondente ao número 1 mantém a cobertura vegetal original, com exceção das áreas de campo onde predominam os reflorestamentos para atender à demanda industrial.

  • D.

    A Região do Litoral e Encostas, citada pelo autor, corresponde àquela em que predominam os latifúndios monocultores cuja produção está voltada essencialmente ao mercado externo.

  • E.

    O subtipo climático da região assinalada pelo número 1 difere do apresentado pela região de número 2, em razão da altitude.

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