Lista completa de Questões de Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, a respeito da urbanização brasileira.
A perda de posição do Rio de Janeiro no quadro urbano do país relaciona-se com a industrialização crescente observada em outras regiões brasileiras.
Ainda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes
ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa.
à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração.
aos setores primário, secundário e terciário.
aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida.
ao PIB total, à renda per capita e renda média anual.
Segundo dados do IBGE, a população brasileira vem crescendo continuamente, tendo aumentado nove vezes no século XX. Entretanto, a velocidade desse crescimento está diminuindo. Acerca do quantitativo da população do Brasil e de seu padrão de distribuição, julgue os seguintes itens.
O padrão espacial concentrado da população brasileira na faixa litorânea, mantido até hoje, deve-se a fatos como, por exemplo, a recente ocupação econômica do Centro-Oeste, que vem privilegiando atividades agrícolas sem significativa absorção de mão-de-obra.
Dentre os fatores responsáveis pelas recentes formas de relevo encontradas no território brasileiro destaca-se
a intensa atividade vulcânica durante o quaternário.
a ocorrência de dobramentos modernos.
o predomínio de escudos e maciços cristalinos.
o aumento da ação antrópica nas últimas décadas.
o desgaste erosivo de climas anteriores e atuais.
Atlas geográfico, IBGE, 2002, p.149. Os mapas acima apresentam a evolução da malha rodoviária brasileira, a qual remete a outros importantes fenômenos socioeconômicos e espaciais em curso no país. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A construção de novas estradas pelo interior do país fomentou a produção e o escoamento de mercadorias, embora não represente fator de intensificação dos fluxos migratórios.
Atlas geográfico, IBGE, 2002, p.149. Os mapas acima apresentam a evolução da malha rodoviária brasileira, a qual remete a outros importantes fenômenos socioeconômicos e espaciais em curso no país. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Com a expansão verificada, é correto concluir que, embora a região Sudeste ainda concentre a maior produção industrial do país, o mesmo não se pode dizer com relação à produção agrícola.
Em relação aos limites de Santa Catarina, assinale a alternativa correta:
I. Ao oriente, Santa Catarina limita-se com o Oceano Pacífico, e, ao ocidente, faz fronteira com a Argentina.
II. Ao ocidente, Santa Catarina faz fronteira com a Argentina, e, ao norte, limitase com o Paraná.
III. Ao noroeste, Santa Catarina faz fronteira com o Paraguai, e, ao sudoeste, com a Argentina.
IV. Ao sul, Santa Catarina limita-se com o Rio Grande do Sul, e, ao oriente, com o Oceano Atlântico.
Apenas a I e II estão corretas.
Apenas a I e IV estão corretas
Apenas a II e IV estão corretas.
Apenas a III e IV estão corretas.
Nos últimos anos, o volume de vendas de ingredientes ativos de agrotóxicos tem aumentado, devido ao desenvolvimento capitalista no campo. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.
A modernização da agricultura no Brasil, ainda que tenha levado à intensificação do êxodo rural e ao inchamento das cidades, teve o mérito de eliminar a baixa produtividade no campo.
Segundo os dados do IBGE, apurados no Censo Demográfico de 2000, os cinco municípios catarinenses com maior população, em ordem decrescente, são:
Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José e Criciúma.
Joinville, Florianópolis, Blumenau, Criciúma e São José.
Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e São José.
Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Criciúma.
As atuações do Estado no reordenamento territorial da produção agrícola no Brasil têm desembocado em profundas transformações. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A forte concentração industrial e metropolitana de São Paulo articula grande parte da produção agrícola brasileira em função da integração entre a agricultura e a indústria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...