Questões de Geografia

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As principais características da Terceira Revolução Industrial são:

  • A. produção em massa; expansão da manufatura (pequenas empresas); maior acessibilidade às novas tecnologias de produção.
  • B. crescente valorização das matérias-primas; mundialização dos direitos trabalhistas; inclusão da certificação ambiental na linha de produção.
  • C. criação do sistema de linhas de produção (fordismo); expansão do emprego industrial; parcerias entre a indústria e produtores artesanais.
  • D. intensa mecanização da produção; utilização intensiva de mão de obra barata e pouco qualificada; produtos com baixo conteúdo tecnológico.
  • E. informatização e robotização da produção; redução da mão de obra industrial (desemprego estrutural), novos sistemas produtivos (toyotismo).

Observe a charge abaixo.

Sobre o conteúdo da charge, é correto afirmar que critica

  • A. os gastos dos países ricos com fontes de energia alternativas, enquanto grande parte da população mundial não tem acesso à nenhuma fonte de energia.
  • B. a poluição gerada pelo uso intensivo de automóveis tem grande impacto na produção de alimentos nos países mais pobres.
  • C. o uso dos biocombustíveis como fonte de energia alternativa, pois a demanda pela matéria-prima pressiona o preço dos alimentos no mundo inteiro.
  • D. o destaque dado pela mídia ao problema do aquecimento global, enquanto temas como a fome e a pobreza são considerados de menor importância.
  • E. a crescente tendência ao consumismo e ostentação mesmo nos países pobres, exacerbando as desigualdades sociais entre ricos e pobres.

Observe a charge abaixo.

O conteúdo da charge expressa o contraste entre

  • A. o modelo socialista de produção agrícola na América Latina com o modelo de agricultura moderna e capitalista predominante nos Estados Unidos.
  • B. o modelo agrícola de países ricos, como os Estados Unidos, baseado no financiamento governamental, com o modelo de comunidades camponesas na América Latina.
  • C. a agricultura ecológica e orgânica, predominante na América Latina, com o modelo moderno e tecnicizado da agricultura dos Estados Unidos.
  • D. o modelo agrícola em grandes propriedades, que caracteriza o campo nos Estados Unidos, com o modelo agrícola familiar e comunitária que predomina na América Latina.
  • E. o modelo de agricultura moderna, mas altamente subsidiada nos Estados Unidos, com a agricultura tradicional e pouco tecnicizada ainda encontrada na América Latina.

Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado

  • A. movimento pendular
  • B. êxodo rural
  • C. migração de retorno
  • D. transumância
  • E. transmigração

Considere o texto abaixo.

O conteúdo do texto destaca duas grandes transformações I e II que afetaram a produção agrícola em escala mundial, desde a década de 1940 até dos dias atuais. Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto em:

  • A. Revolução Verde − biotecnologia.
  • B. Reforma Agrária − indústria.
  • C. Modernização do Campo − agricultura orgânica.
  • D. Globalização Produtiva − abertura econômica.
  • E. Segunda Revolução Industrial − reforma agrária.

O foco geográfico inicial dos bandeirantes levou à fundação da seguinte cidade:

  • A. Rio de Janeiro
  • B. Recife
  • C. São Paulo
  • D. Vitória
  • E. Salvador

Ao longo do século XX, a urbanização mundial alcançou grande complexidade. Neste início de século XXI, a integração econômica e cultural, a velocidade das telecomunicações e a enorme importância da informação tornaram as grandes cidades em centros multifuncionais. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser classificada como

  • A. centro industrial, comercial e agropecuária.
  • B. cidade-global, megacidade e metrópole nacional.
  • C. cidade tradicional, moderna e semi-periférica.
  • D. centro operário, centro de poder e capital nacional.
  • E. cidade média, capital regional e metrópole nacional.

Considere a sinopse do filme abaixo.

 O filme pode ser um ponto de partida para o professor de Geografia abordar

  • A. a crise do “estado do bem-estar social” no continente europeu, em razão do crescimento das despesas governamentais produzido pela formação da União Europeia e pela extensão dos direitos sociais para todos os países-membros.
  • B. as diferenças regionais existentes no continente europeu, principalmente a nítida divisão entre os países do norte, de clima temperado e economia forte, e os do sul, de clima mediterrâneo, pobres e ainda com forte crescimento populacional.
  • C. os fluxos migratórios recentes em direção ao continente europeu e seu impacto social, econômico e cultural nos países culturalmente homogêneos, como a Itália, o que poderá gerar conflitos sociais.
  • D. a dinâmica populacional no continente europeu, onde vários países apresentam baixo crescimento populacional e enfrentam a questão do envelhecimento da população, em razão da maior expectativa de vida.
  • E. as transformações produzidas pelo advento da sociedade de consumo, que permitiu aos países ricos como a Itália oferecer aos seus cidadãos boas condições de vida, como acesso à moradia, educação, saúde e previdência social.

Observe a charge.

A charge faz referência

  • A. aos fluxos migratórios que saem do continente africano em direção à Europa, em razão de conflitos armados, agravados por dificuldades ambientais recorrentes, como as secas periódicas.
  • B. aos desequilíbrios ambientais causados pela expansão de áreas agrícolas no continente africano, mas com consequências para o continente europeu, como a invasão de espécies exóticas.
  • C. ao aquecimento global e suas consequências no continente africano, como a expansão do deserto do Saara e a migração de aves e outros animais em direção ao continente europeu.
  • D. à ação predatória dos refugiados oriundos do continente africano, que utilizam-se dos recursos da União Europeia sem nada contribuir para a comunidade dos países que os acolhem.
  • E. à herança de problemas deixada pelos colonizadores europeus no continente africano, que ainda hoje está presente nos problemas ambientais, como o desmatamento e as queimadas.

Observe o mapa abaixo.

Com base no mapa de uma empresa multinacional fabricante de tecidos, o professor de Geografia pode abordar

  • A. o predomínio do Sudeste Asiático na produção fabril, resultante da crise do fordismo nos países ricos e da crise da dívida nos países da América Latina, e impulsionada pela globalização do consumo em países como China e Índia.
  • B. a problemática ambiental criada pelo desenvolvimento econômico dos países do hemisfério sul, que têm recebido um número cada vez maior de indústrias, enquanto os países do hemisfério norte vivenciam a decadência econômica.
  • C. a globalização dos sistemas de produção fabris, com a separação entre centros de produção em países com menor custo de produção, porém com razoável infraestrutura, e centros de distribuição nos países mais ricos.
  • D. a distância que ainda existe entre os centros industriais nos países ricos e pobres, com estes últimos mantendo-se como produtores de matérias-primas e os países ricos como centros de difusão tecnológica e de consumo.
  • E. o domínio político e econômico dos países ricos do norte sobre os países pobres do sul, visível pela concentração das indústrias nos primeiros e no fato de os segundos funcionarem como mercado consumidor.
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