Lista completa de Questões de Geografia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere:
I. Embarcar um contêiner no porto do Rio de Janeiro custa duas vezes mais do que embarcá-lo em Buenos Aires ou Montevidéu.
II. Transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso até o porto mais próximo sai quatro vezes o custo do transporte da mesma carga pelo interior dos Estados Unidos.
III. Para uma empresa do setor eletrônico produzir um televisor no Brasil sai mais caro do que produzi-lo no Japão.
Os itens acima são exemplos de um conjunto de ineficiências e distorções provocadas pelo nosso sistema de impostos, legislação trabalhista, burocracia governamental, encargos sociais e deficiente sistema de educação. Esse conjunto de fatores tem sido chamado, no setor empresarial, de
ciranda financeira.
dívida social.
superávit primário.
custo Brasil.
economia informal.
Observe o mapa a seguir.
Com relação à rede ferroviária, é correto afirmar que:
seu traçado na maior parte do país é rarefeito devido à predominância, no relevo brasileiro, de planaltos, o que historicamente dificultou a construção desse tipo de transporte.
seu traçado é denso nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste graças aos investimentos do governo federal a partir de meados do século XX, quando foram elaborados os planos de integração nacional.
seu traçado é radial partindo de um ponto central em direção às diferentes regiões brasileiras, o que permitiu a integração inter-regional e do mercado nacional.
seu traçado, nas Regiões Sudeste e Sul, é concêntrico em relação a alguns portos como Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Paranaguá, por onde são escoados produtos diversificados
seu traçado, nas Regiões Norte e Nordeste, é retilíneo, no sentido interior litoral e integra essas regiões devido à uniformidade das bitolas.
Beaujeu-Garnier, em seu livro Geografia Urbana, discorre acerca da cidade. A esse respeito, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Cidade e fenômeno urbano podem ser considerados sinônimos.
A cidade é multiforme e desempenha um papel regional ou nacional.
A cidade é um nó de fluxos em que agem forças centrípetas e centrífugas.
As cidades se diferenciam em vários aspectos, por exemplo: situação, sítio, tamanho e organização interna.
A Geografia Urbana tem uma linguagem própria, como pode-se notar na obra da Beaujeu-Garnier. Diferentes termos ou expressões são utilizados pelos geógrafos urbanos. A esse respeito, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O fenômeno urbano tem uma população urbana, mas não conta com poderes estruturantes.
O encontro de várias cidades forma megalópoles, que constituem monstruosas regiões urbanizadas.
O encontro de várias cidades forma megalópoles, que constituem monstruosas regiões urbanizadas.
A região urbanizada pode ser definida como a zona de relações prioritárias de uma cidade de importância com sua periferia.
Sobre a cidade como um sistema, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A cidade é uma organização social de grande envergadura.
Nela, nota-se o ambiente, ou seja, o meio físico e a ação da sociedade.
Nela, a integração entre suas células se dá através de fluxos de bens e serviços diversos.
Trata-se de um sistema aberto, composto por, basicamente, três subsistemas imóveis e evolutivos: pessoas, capitais e mercadorias.
Sobre um sistema urbano, é INCORRETO afirmar que:
são as modificações quantitativas que transformam um sistema.
é um sistema vivo, dinâmico e aberto, com base na concepção da Teoria Geral dos Sistemas.
o desenvolvimento de um meio de transporte novo pode incitar o desenvolvimento dos subúrbios.
são células de integração sucessiva: a casa de habitação, o imóvel, o bairro, o agrupamento de bairros e a cidade.
Sobre os componentes do sistema urbano, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O capital pode ser local ou nacional, público ou privado.
O trabalho tende a gerar dinamismo, mas também desigualdades sociais.
O comportamento não é um componente, embora tenha influência sobre um subsistema.
A circulação de capital no espaço urbano é maior que aquela do meio rural.
A abordagem geossistêmica nos estudos de questões ambientais e de gestão urbanas é relevante, porque adota as seguintes ênfases, EXCETO:
A consideração fundamental dos fluxos verticais e horizontais de energia, matéria, momento e informação, responsáveis pelas ligações e pelo funcionamento do sistema urbano, focalizando entradas e saídas e os processos internos.
A proposição de análises integradas dos componentes do sistema urbano nos seus três níveis mais abrangentes, o biológico, o físico, o antrópico, com a possibilidade de um tratamento inter ou transdisciplinar.
A apreensão da cidade como uma estrutura verticalizada e estratificada, em que o espaço construído, edificado e modificado pelo homem deve ser priorizado.
A apreensão da cidade como um sistema territorial aberto e orgânico, constituído de subsistemas e unidades menores, que podem ser vistos segundo uma hierarquia e níveis de grandeza estabelecidos conforme as necessidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...