Lista completa de Questões de Geografia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos dados do quadro e considerando que o consumo de produtos que necessitam de muita água para sua produção é alto no mundo, que solução é possível propor para a questão da água, no médio e longo prazo?
Reestruturação da dieta alimentar das populações.
Modificação genética das plantas que absorvem mais água.
Plantio em áreas mais secas de produtos que requerem menos água.
Substituição de produtos pelo trigo, que apresenta gasto médio de água.
Substituição de gêneros agrícolas tradicionais por produtos orgânicos.
Crises periódicas podem afetar os setores produtivos, como nos exemplos da doença da vaca louca, da gripe aviária e do vírus da febre aftosa. No caso do último exemplo, a pecuária brasileira foi recentemente afetada, tendo como conseqüência direta o(a):
sacrifício de milhares de cabeças de gado em todas as regiões do País.
reequilíbrio dos rebanhos bovinos entre as regiões brasileiras.
colapso dos ógãos de segurança sanitária em todo o Brasil.
interrupção das importações de carne de origem argentina.
suspensão da compra de carne bovina brasileira no exterior.
O pintor Jean-Baptiste Debret retratou o Brasil em suas telas, como em algumas aquarelas feitas entre 1827 e 1829. Na aquarela acima pode ser identificado, com destaque, o seguinte aspecto:
predomínio de formas geométricas exatas.
ênfase de figuras humanas na paisagem.
paisagem bem detalhada, no último plano.
natureza tropical envolvente, no primeiro plano.
ausência do elemento religioso na paisagem.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima ilustra um típico mapa de ventos próximos ao solo, que sopram sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Na ilustração, as setas indicam a direção do vento no local em que se encontram no mapa e o comprimento da seta é proporcional à velocidade do vento nesse local, ou seja, o mapa mostra um conjunto de vetores velocidade do vento. Considerando esse mapa, assinale a opção correta.
Um incêndio florestal localizado aproximadamente a 29o de latitude Sul (29S) e 54o de longitude Oeste (54W) tenderia a se propagar para o Norte.
Os vetores velocidade do vento fazem uma circulação nítida no sentido horário em torno da região situada na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A resultante da soma de todos os vetores velocidade representados sobre o estado de Santa Catarina é um vetor que aponta para Nordeste.
Praticamente não há vento no litoral Sul do estado de São Paulo.
O processo de globalização em curso na economia mundial tende a ampliar a importância das relações internacionais e a disputa pela atração geográfica de novos mercados e investimentos. Como conseqüência, amplia a possibilidade da articulação do local com o global, substituindo em parte a relação entre países por uma relação direta entre cada região produtiva e o mercado global. Acerca desse processo de regionalização dos mercados, assinale a opção correta.
O paradigma da globalização abarca o mundo de forma bastante desigual, o que beneficia pequenas empresas locais dos países mais pobres, dando a elas maior capacidade produtiva para gerar lucros e ampliar o capital e o desenvolvimento social.
A instalação da economia globalizada contribui para a recuperação da estabilidade econômica dos países denominados emergentes, como, por exemplo, os países do MERCOSUL, pois proporciona a abertura de suas economias à competitividade internacional.
As empresas multinacionais representam os pólos da economia globalizada e expandem-se geograficamente com o objetivo de promover tanto o desenvolvimento tecnológico e informacional quanto a estabilidade financeira e fiscal dos países em desenvolvimento.
Com a globalização da economia, observa-se, no cenário geopolítico, uma nova regionalização do sistema econômico mundial, representado por grupos de países em blocos econômicos regionais.
No que tange ao desenvolvimento e à ocupação da Amazônia brasileira, em meio a políticas e posições conflitivas, o maior desafio é definir e implementar um padrão de desenvolvimento capaz de melhorar as condições de vida da população, além de inseri-la na economia nacional e global. Em relação aos processos de desenvolvimento da Amazônia, assinale a opção correta.
A partir de 1990, a construção de grandes obras públicas, os projetos de colonização e os assentamentos agrários provocaram um aumento do fluxo migratório inter-regional em direção ao campo, principalmente para as áreas de modernização da agricultura.
A região Norte tem um papel importante regional como fronteira socioambiental, devido a um modelo de desenvolvimento voltado para suas características internas e para a proteção da biodiversidade e dos povos locais.
Do ponto de vista do projeto geopolítico nacional, a ocupação da Amazônia foi considerada solução para os conflitos agrários decorrentes da modernização da agricultura promovida nas regiões Sul e Sudeste do país.
O perfil do desenvolvimento regional tem sido o modelo urbano-industrial, devido ao aumento das atividades industriais e terciárias, com acelerado crescimento urbano, e ao declínio da participação do setor agropecuário.
Com relação à ocupação nas áreas de florestas da Amazônia, assinale a opção correta.
A expansão agrícola para a produção de grãos nas áreas de florestas deve-se aos elevados ganhos econômicos obtidos em função da elevada precipitação pluviométrica que caracteriza a estação chuvosa na região.
Uma característica evidente da produção de grãos na região é a diminuição do tamanho da área plantada devido à crescente utilização de inovações tecnológicas demandantes de capital para assegurar sustentabilidade e qualidade compatíveis com as exigências internacionais.
Um fato causador de grande impacto sobre as florestas é a queimada, que também contribui para o aumento do efeito estufa, para a alteração microclimática e para o comprometimento do regime hídrico da região.
A Amazônia é uma floresta urbanizada, representando uma forma atual de ocupação do território, que diminui a pressão direta sobre o desflorestamento.
A partir dos anos 70 do século XX, a percepção dos efeitos globais da questão ambiental surgiu de maneira explosiva e começou a motivar a opinião pública e dos governos. A questão da agressão ao meio ambiente passou a ser, então, um problema global de dimensão não apenas ecológica mas econômica, política e social. No que se refere à degradação do meio ambiente, assinale a opção correta.
No âmbito internacional, a globalização das atividades econômicas tem contribuído para o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas, principalmente por meio da difusão e da inovação tecnológicas especialmente voltadas para a exploração da biodiversidade dos biomas.
Apesar de o desenvolvimento sustentável possuir relação direta com as agressões aos ecossistemas locais, pode extrapolar as fronteiras geográficas das nações, provocando efeitos de difícil solução para as nações isoladamente.
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é fundamental a conservação do meio ambiente em detrimento do desenvolvimento populacional e econômico.
A devastação é um dos principais impactos sobre os ecossistemas florestais ricos em biodiversidade, como as florestas equatoriais, e ocorre, basicamente, em conseqüência do crescimento urbano.
Ciclo hidrológico é o processo permanente de reciclagem das águas do planeta por meio de um ecossistema em que as águas continuamente evaporadas formam uma massa de umidade que se precipita sobre toda a terra. Considerando esse processo, assinale a opção correta.
A reciclagem da água se processa nas altas camadas atmosféricas e está relacionada ao clima e ao regime das chuvas. Por isso a retirada da vegetação não exerce efeito sobre o ciclo hidrológico.
Como a água é um recurso natural renovável encontrado abundantemente em todo o globo terrestre, cobrindo cerca de 71% de sua superfície, a sua escassez relaciona-se à maneira como ela é distribuída entre a população.
O fenômeno da inversão térmica, que estabiliza momentaneamente a circulação de água na atmosfera, em escala local, é causado pela falta de chuvas nas áreas urbanas.
Nas áreas de florestas tropicais, como a Amazônia, estima-se que cerca de metade das chuvas resultem da evapotranspiração, ou seja, da troca de água entre a vegetação da floresta e a atmosfera.
A elevação dos preços do petróleo reflete a atual crise no Oriente Médio e a estagnação das reservas conhecidas e, também, o aumento do consumo. Essa situação tem gerado o crescente interesse mundial pelas fontes renováveis de energia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A transformação da matriz energética mundial deve-se à recente adoção de um modelo de desenvolvimento e de consumo fundamentado em produtos recicláveis obtidos a partir da biodiversidade.
A liderança européia na substituição de combustíveis fósseis por biomassa decorre dos benefícios econômicos e tecnológicos proporcionados pelo protocolo de Kyoto.
O Brasil assumiu a liderança na produção mundial de biodísel, com ótimas possibilidades de desenvolver projetos de geração de bioenergia, pois possui áreas cultiváveis disponíveis e desenvolvimento tecnológico no setor.
Por ser um programa de atração dos pequenos e médios agricultores, propiciando a reorganização da propriedade familiar, o Pró-Álcool contribuiu para a desconcentração fundiária no Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...