Lista completa de Questões de Geografia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 2007 foi lançado no Brasil o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. A execução desse programa tem uma abrangência:
A partir dessa caracterização da região amazônica, julgue os próximos itens.
Sua extensão e sua densidade florestal tomam toda a região amazônica importante para o Brasil e para o mundo no que diz respeito ao contexto da sustentabilidade ambiental e, em função disso, foi criada a chamada Amazônia Legal.
A partir dessa caracterização da região amazônica, julgue os próximos itens.
Nas áreas da fronteira amazônica, o capital social é incipiente e as relações entre os habitantes e o poder púbico são tênues e conflitantes, pois o poder público, via de regra, está presente unicamente nos serviços básicos de saúde, nas agências de correio e em operações esparsas de fiscalização ambiental.
Marque a alternativa FALSA:
A região Centro-oeste não é banhada pelo oceano Atlântico.
A região Nordeste possui o maior número de estados.
A região Norte ocupa a menor parte do território brasileiro.
A região destacada no mapa acima é um importante complexo regional brasileiro. Assinale a opção que identifica corretamente essa região.
Amazônia Legal
área rural do estado de Mato Grosso
Programa Nacional de Integração
área excluída do MERCOSUL por sua fraca rede de transporte e comunicação
O Brasil se destaca entre as economias industrializadas pela elevada participação das fontes renováveis em sua matriz energética. A matriz energética mundial, ao contrário, tem participação total de 80% de fontes de carbono fóssil, não renováveis. A posição vantajosa do Brasil se explica por alguns privilégios da natureza como:
uma rede de bacias hidrográficas com vários rios de planalto, fundamental para a produção de eletricidade; e as vastas extensões de clima tropical, que favorecem a produção de fontes de energia renovável;
a incidência de ventos alíseos em toda a costa, o que representa um recurso para a produção de energia eólica; e as grandes extensões de clima semi-árido com elevados índices de insolação, disponibilizando enormes recursos de energia solar;
a grande extensão de florestas e o clima tropical, que favorece o reflorestamento, disponibilizando importante recurso de biomassa; e as altas marés da costa norte do país cuja energia pode ser explorada;
a predominância de rios encachoeirados na bacia Amazônica, o que possibilita suprir as necessidades energéticas regionais sem efeitos danosos ao clima; e a fonte inesgotável de biomassa que a floresta representa;
as grandes extensões de solos férteis disponíveis em terras livres para cultivo de produtos destinados a produzir biomassa; e a disponibilidade de energias solar e eólica.
A criação de espaços territoriais protegidos nos níveis federal, estadual e municipal é um dos instrumentos utilizados pelo poder público para a execução da Política Nacional de Meio Ambiente. Julgue os itens que se seguem.
A designação de áreas especiais de interesse ambiental visa a preservação de paisagens naturais para a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
A partir da análise do mapa acima, julgue os itens seguintes.
A utilização de fertilizantes e pesticidas na agricultura, bem como a prática de queimadas, são formas de degradação das águas correntes.
A partir dessa caracterização da região amazônica, julgue os próximos itens.
O Estado brasileiro vem investindo na região amazônica com implementação de políticas de estímulo aos projetos agropecuários, sobretudo com a abertura da fronteira agrícola da região. Contudo, a Amazônia ainda é marcada pela produção agropecuária familiar e por assentamentos rurais dedicados à produção de arroz, cupuaçu, mandioca, milho, açaí etc., o que corresponde a mais da metade do valor bruto da produção da região.
Nas teorias do planejamento urbano, freqüentemente encontramos a associação entre espaço urbano e industrialização. Esses vínculos, apesar de questionáveis pelos estudos científicos contemporâneos que analisam a importância das redes urbanas formadas no período pré-industrial, precisam ser considerados quando refletimos sobre o espaço urbano pelo viés econômico. Há que se considerar que em função do modelo de desenvolvimento urbano-industrial adotado pela sociedade brasileira do século XX, na parcela mais densamente povoada do seu território, as distinções regionais tornaram-se ainda mais acentuadas. Os processos industriais geraram a concentração espacial da riqueza, dos recursos financeiros produtivos e de ramos de atividades diferenciadas. Os modelos de desenvolvimento sustentáveis, passíveis de remediar ou oferecer alternativas melhores às desigualdades e à redução dos impactos gerados pelas sociedades no espaço, ainda são desafios que não conseguimos responder completamente.
Tendo o texto acima como base, julgue os itens que se seguem a respeito do processo de urbanização nacional.
O avanço da soja pelo Centro-Oeste promoveu a ampliação das fronteiras agrícolas na região e o amplo desenvolvimento das redes urbanas centradas na agricultura familiar para a subsistência, no extrativismo com bases sustentáveis, na ampliação dos mercados e da produção, que passou a atender as necessidades do Distrito Federal em termos de insumos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...