Lista completa de Questões de Geografia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O território brasileiro, desde a sua origem colonialista, teve fluxos migratórios diretamente relacionados a fatores econômicos. Na concepção dos ciclos, as primeiras migrações estiveram ligadas à cana-de-açúcar na região Nordeste. Posteriormente, a região Sudeste, especialmente Minas Gerais, experimentou a intensificação da migração em função do ciclo do ouro; mais tarde, a mesma região expandiu-se em termos populacionais devido à ascensão da economia cafeeira, estendendo-se para a área ocupada hoje por parte do estado de São Paulo. Finalmente, a região Sudeste consagrou-se como o principal pólo de atração de migrantes, na grande parte saídos de suas regiões de origem em busca de empregos ou de melhores salários. A abertura de fronteiras agrícolas e mesmo o surgimento de novas cidades também atraiu migrantes em diferentes épocas. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O estado do Amazonas, apesar de ser o maior estado brasileiro em extensão e de ultrapassar o tamanho de países fronteiriços, como o Peru e Equador juntos, é o estado brasileiro com um dos menores índices de ocupação humana.
A partir dessa caracterização da região amazônica, julgue os próximos itens.
Entre as mudanças ocorridas na região amazônica, promotoras de reestruturação espacial, estão as particularidades nas estruturas de povoamento, estreitamente ligadas a um processo de urbanização que, antes, esteve fundamentado ao longo dos rios e, agora, cresce também ao longo das estradas.
A redução do ritmo de crescimento da população brasileira nas últimas décadas, como resultado da urbanização, que estimulou a progressiva redução do tamanho das famílias, e o crescimento da expectativa de vida vêm alterando a forma da pirâmide etária com conseqüências importantes para a sociedade. Essa tendência e sua conseqüência são:
redução do número de crianças, o que reduz a pressão para a oferta de vagas nas escolas e sobre o sistema de saúde neo-natal;
diminuição do número de jovens em idade de ingressar no mercado de trabalho, o que dificulta a expansão da produção pela pouca oferta de mão-de-obra;
crescimento da população em idade ativa, com aumento da procura por vagas de emprego e conseqüente estímulo à produção;
crescimento do número e da proporção de idosos, o que resulta em aumento da população inativa e na sobrecarga nos recursos da Previdência Social;
maior proporção de população ativa nas famílias, o que contribui para a elevação da renda familiar.
A população brasileira passou de menos de 10 milhões de habitantes em 1872 para mais de 180 milhões em 2000. Os impactos dessa massa populacional sobre o território são evidentes:
I- na substituição de um padrão litorâneo de ocupação por outro caracterizado pela redistribuição equilibrada da população por todo o território;
II- na imensa malha urbana composta por grandes áreas metropolitanas e cidades de mais de 1 milhão de habitantes, além das muitas cidades médias;
III- nos avanços de importantes correntes de povoamento em direção às regiões Centro-Oeste e Norte;
IV- no reforço do povoamento das áreas de ocupação antigas, como o Sudeste e o Nordeste, em detrimento do restante do território, que permanece com grandes vazios demográficos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I e IV;
II e III;
II e IV;
I, II e III;
II, III e IV.
A taxa de mortalidade infantil resulta de políticas sanitárias, da disponibilidade de equipamentos públicos de proteção materno-infantil e cuidados na família. No Brasil esses recursos não estão igualmente distribuídos pelo território, o que resulta em distribuição regional diferenciada daquelas taxas. Assim, as taxas mais baixas e as mais altas encontram-se, respectivamente:
na Região Sudeste e na Região Nordeste;
na Região Sul e na Região Norte;
na Região Norte e na Região Sudeste;
na Região Centro-Oeste e na Região Norte;
na Região Sul e na Região Nordeste.
De acordo com os dados apresentados na tabela acima, assinale a opção correta.
O Brasil é um país urbanizado, ao contrário da região Centro- Oeste.
O ritmo de crescimento demográfico da região Centro-Oeste é mais rápido do que o do conjunto do país para o período indicado.
A alta taxa de natalidade da região Centro-Oeste explica o seu rápido crescimento demográfico em relação ao restante do país.
A região Centro-Oeste é a mais populosa do país, tendo em vista a taxa de seu crescimento, já que sua ocupação e exploração tiveram início no período colonial.
Tendo o texto como ponto de partida, julgue os itens que se seguem.
Ao contrário do que se esperaria, os impactos gerados pelo cultivo do café foram minimizados com o aumento da densidade demográfica e com a industrialização na bacia do rio Paraíba do Sul.
Nos últimos cinco anos, o número de migrantes que se dirigiram do Nordeste para São Paulo foi inferior àquele de migrantes que partiram de São Paulo para o Nordeste. Neste caso específico, esse fenômeno populacional, conhecido como migração de retorno, tem como principal causa a(o):
Considerando o texto apresentado, julgue os itens subseqüentes acerca da formação do território brasileiro e da formação do estado nacional.
O fato de os processos de modernização política não atingirem todas as regiões do território brasileiro de um modo homogêneo — o que resulta, muitas vezes, em falta de condições de trabalho — acarreta deslocamentos migratórios.
A partir da análise das figuras que tratam dos fluxos migratórios existentes em períodos específicos do Brasil, das relações entre a densidade demográfica brasileira e as atividades econômicas, julgue os itens a seguir.
Entre as décadas de 1950 a 1960, o fluxo migratório brasileiro intensificou-se consideravelmente, e o Estado do Paraná, em função das atividades agrícolas, experimentou um forte aumento de sua densidade demográfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...