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Geografia - Solos e Relevos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
As baixadas costeiras
restringem-se às áreas deltaicas
acompanham os estuários
não têm problemas de equilíbrio ambiental
são locais privilegiados para a ocupação humana
não são locais privilegiados para a ocupação humana
Numa definição geral, o solo pode ser considerado como: matéria orgânica ou mineral inconsolidada aflorante, que mostra os efeitos de fatores genéticos e ambientais a que foi submetida, tais como clima (incluindo efeitos de temperatura e água) e macro e microrganismos, condicionados pelo relevo, atuando no material inicial durante um período de tempo. Sendo constituído por partículas, os solos são extremamente vulneráveis aos processos erosivos provocados:
pela ocupação humana nos aglomerados urbanos;
pela abertura de estradas, quaisquer que sejam as técnicas de engenharia utilizadas;
pelos reflorestamentos destinados à produção de carvão;
pelos desmatamentos e pela agricultura de baixo padrão técnico;
pela agricultura de alto padrão técnico que utiliza tratores e curvas de nível.
Além da ação humana, paradoxalmente, os solos são extremamente vulneráveis a algumas condições como as físicas e climáticas. Nesse caso, são as técnicas de manejo elaboradas pelos homens que protegem os solos da sua própria natureza. Um exemplo de erosão pela natureza e de solução é:
a erosão eólica controlada pelo plantio de árvores, formando quebra-ventos;
a erosão fluvial, minimizada por obras de engenharia para desviar o curso do rio;
a erosão marinha, eliminada com a construção de quebramar e falésias artificiais;
a erosão da chuvas, reduzida com o armazenamento da água precipitada excedente em lagos artificiais;
a erosão decorrente da infiltração, que é eliminada pela impermeabilização das camadas superficiais do solo.
Geografia - Solos e Relevos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Assinale a alternativa que relaciona corretamente uma importante alteração ocorrida na evolução do planeta a sua respectiva era geológica:
a formação das grandes florestas na era Mesozóica
a formação de escudos cristalinos na era Paleozóica
a formação dos dobramentos modernos na era Cenozóica
o surgimento dos atuais continentes na era Mesozóica
a formação das rochas sedimentares e metamórficas na era Pré-cambriana
Considerando o texto apresentado, julgue os itens subseqüentes acerca da formação do território brasileiro e da formação do estado nacional.
As categorias de análise formuladas pela geografia e pela cartografia são dispensáveis para a compreensão da formação do Estado nacional, uma vez que o trabalho humano é o responsável pela garantia de direitos e pela consolidação da vida em sociedade.
A respeito do conceito de região e das características da organização regional do Brasil, julgue os itens seguintes.
O conhecimento geográfico tem um caráter rígido que elimina as características da dinâmica social, concentrandose nos aspectos paisagísticos, livres das intervenções antrópicas.
Geografia - Teoria em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Pode ser afirmado, seguramente, que, como ramo de pesquisa respeitável a Geomorfologia:
não utiliza o empirismo
utiliza apenas conhecimentos derivados do empirismo
pouco utiliza procedimentos indutivos
usa deduções em pequena escala
utiliza o empirismo
Texto para as questões 26 e 27
Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca do objeto de estudo da Geografia e do ensino dessa disciplina.
Inexiste um objeto de estudo próprio da Geografia, que contempla múltiplos temas em seus estudos.
A Geografia é uma disciplina voltada para estudos relativos a questões ambientais, isto é, do meio natural, sem se preocupar com as questões sociais.
Os dois grandes marcos mencionados no texto referem-se à Geografia humana e à Geografia física ensinadas em ambiente escolar.
A Geografia se preocupa com o papel dos condicionantes naturais na interpretação do espaço.
Texto para as questões 26 e 27
Assinale a opção
das áreas mencionado no texto e à importância desse estudo.
As áreas diferem entre si por atributos de caráter natural e social.
A noção de região é relevante para a compreensão do mundo atual, razão por que está inserida no contexto escolar do ensino da Geografia.
O segundo marco mencionado no texto abrange uma perspectiva ambiental, inexistente no primeiro.
O estudo da diferenciação das áreas diz respeito à análise regional, pertinente aos estudos em Geografia.
Geografia - Teoria em Geografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Analise:
Os trechos acima apresentam o conceito de região em dois momentos distintos da história do pensamento geográfico identificados, respectivamente, a partir da visões:
crítica e teorético-quantitativa
tradicional e cultural
crítica e cultural
humanista e teorético-quantitativa
humanista e tradicional
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