Questões de Geografia do ano 2008

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as principais manifestações e expressões da questão social no capitalismo globalizado destacam-se

  • A.

    a instabilidade no emprego, a precarização do trabalho e a efetiva organização dos trabalhadores.

  • B.

    a intervenção do Estado e a prevalência de políticas de inserção universalistas.

  • C.

    a expansão dos movimentos sociais e a participação popular.

  • D.

    as transformações das relações de trabalho e os padrões de proteção social.

  • E.

    a crise financeira e a refilantropização.

Os elementos fundamentais do ensino da Geografia são:

  • A.

    oceanos e continentes.

  • B.

    tempo e espaço.

  • C.

    vento, fogo, água e terra.

  • D.

    relevo e acidentes geográficos.

O ensino da Geografia é relevante porque

  • A.

    revela o mundo em que vivemos, acompanhando suas transformações.

  • B.

    demonstra o tipo e a quantidade de localidades e acidentes geográficos que existem em nosso mundo.

  • C.

    facilita a memorização de dados a respeito do território e de seus acidentes geográficos.

  • D.

    seu conteúdo pode ser observado nas viagens que a criança faz.

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Apesar de ser considerada uma ciência social, a Geografia deixa de contribuir para a formação do aluno como cidadão ao ter como meta o estudo dos lugares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Os impactos ambientais desde a escala local até a global, causados pelas atividades humanas, é tema a ser abordado no contexto do ensino da Geografia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

A instrumentação do aluno para uma leitura crítica do mundo, abarcando conflitos, lutas e contradições existentes, é um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Representar no mapa o espaço cotidiano vivido pelos alunos auxilia na aquisição de conceitos de orientação e de escala.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Relações espaciais entre atributos, físicos e sociais, são percebidas por meio da análise de mapas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

Cada lugar geográfico se diferencia dos demais, logo importa levar o aluno a comparar locais de modo a constatar os processos, as potencialidades e as relações estabelecidos entre os lugares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as charges abaixo:

Poder-se-ia dizer que "os geógrafos não estão falando a mesma linguagem, nem sobre o mesmo planeta". Com base nas falas dos personagens, é possível afirmar que a figura

  • A. n.º 1 evidencia características da Geografia tradicional, que é centrada na observação e na descrição, particularmente do quadro natural, sendo comumente estruturada em três partes: aspectos físicos, humanos e econômicos.
  • B. n.º 2 mostra aspectos de uma Geografia crítica, que é subsidiada por modelos matemáticos, com o objetivo de auxiliar na organização do espaço por meio de fluxos, sistemas e equações numéricas.
  • C. n.º 3 representa um personagem que aborda a Geografia quantitativa, cuja denominação advém principalmente de uma postura diante da realidade existente anteriormente, um desejo de ruptura com o pensamento anterior da Geografia tradicional.
  • D. n.º 4 evidencia aspectos da corrente chamada Geografia da Percepção, que se vale da Psicologia para elaborar sua base teórico-metodológica, introduzindo em seus procedimentos metodológicos investigações sobre a maneira como as pessoas sentem o espaço em que vivem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...