Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A temperatura atmosférica pode aumentar, com a altura
I quando duas massas de ar com características termodinâmicas diferentes se encontram e o ar quente é forçado a subir sobre o ar frio, permanecendo acima dele;
II quando uma camada de ar em alta altitude desce para altitudes mais baixas e o ar subsidente se aquece, por sofrer compressão adiabática, ao atingir as regiões de pressão mais elevada junto à superfície, ficando a temperatura do topo da camada maior que a temperatura da base;
III quando, durante a noite, em condições de vento calmo, a superfície da terra se resfria por radiação e o ar em contato com a superfície da terra torna-se mais frio do que o ar presente em camadas superiores;
IV quando o ar frio de uma inversão de superfície é transportado para altitudes superiores devido à perturbação no escoamento laminar do vento, causada por edifícios ou montanhas, podendo o ar frio, portanto, estender-se através de uma camada mais espessa de ar.
As condições de variação vertical de temperatura em I, II, III e IV denominam-se, respectivamente,
inversão de turbulência, frontal, de radiação e de subsidência.
inversão de radiação, frontal, de subsidência e de turbulência.
inversão frontal, de subsidência, de radiação e de turbulência.
inversão de turbulência, de radiação, frontal e de subsidência.
Durante os processos de mudança de fase de uma unidade de massa de determinada substância, a quantidade de calor que ela recebe ou cede é denominada calor latente. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Para que ocorra o processo de condensação, fenômeno frequente dentro de nuvens, é necessário que determinada quantidade de calor seja absorvida.
Durante o processo de evaporação de uma substância, a temperatura varia até evaporação completa.
Quando há mudança no estado físico de uma substância, a temperatura não varia, mas o estado de agregação da substância se modifica.
Durante os processos de condensação, sublimação e derretimento, o calor é liberado.
Assinale a opção correta acerca da relação da umidade relativa do ar com a água em suspensão na atmosfera.
A umidade relativa do ar indica quão próximo está o ar da saturação.
A umidade relativa do ar refere-se à presença de água líquida em suspensão na atmosfera.
A umidade relativa do ar quantifica a água líquida e o vapor dágua presentes na atmosfera.
Quanto maior a temperatura atmosférica, maior o valor da umidade relativa, pois a capacidade do ar de reter o vapor dágua depende da variação da temperatura.
As temperaturas bulbo úmido, ponto de orvalho e nível de condensação por levantamento correspondem, respectivamente, à saturação do ar em um processo de resfriamento
evaporativo, isobárico e adiabático.
isobárico, adiabático e evaporativo.
adiabático, evaporativo e isobárico.
adiabático, isobárico e evaporativo.
Geografia - Clima e Domínios Morfoclimáticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao clima na região Nordeste brasileira, assinale a opção correta.
As temperaturas elevadas ao longo do ano na região Nordeste determinam uma amplitude térmica anual acima de 15 ºC.
A atuação combinada ou individual de fenômenos como a zona de convergência intertropical e linhas de instabilidade faz com que a precipitação sobre o Nordeste apresente elevada variabilidade interanual.
Na porção sul do estado da Bahia ocorre menor variabilidade sazonal de temperatura, em virtude da entrada de massas de ar relativamente frias durante os meses de inverno.
A estação chuvosa nas regiões norte e leste do Nordeste ocorre no período compreendido entre os meses de setembro e dezembro e precipita cerca de 60% da chuva anual total.
Como parte integrante da circulação geral da atmosfera, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam sobre a região Nordeste do Brasil. A respeito da ZCIT, assinale a opção correta.
A migração sazonal da posição da ZCIT está associada a variações na temperatura da superfície da América do Sul, sendo insignificante a influência da variação sazonal na temperatura da superfície do mar.
A ZCIT não possui uma posição fixa ao longo do equador, mas migra de sua posição mais ao sul (aproximadamente 12º S) entre agosto e setembro para posições mais ao norte (aproximadamente de 4º N) entre os meses de março e abril.
A permanência da ZCIT em sua posição mais ao sul (aproximadamente 12º S) durante os meses de fevereiro e março está associada com uma drástica redução na precipitação sazonal sobre o Nordeste do Brasil.
A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada pela confluência dos ventos alísios procedentes do Hemisfério Norte com os ventos alísios oriundos do Hemisfério Sul.
Com relação à circulação atmosférica regional e local, assinale a opção correta.
Variações de temperatura entre pontos diferentes do relevo são responsáveis pela formação da brisa de vale (catabática), que após aquecimento radioativo, subside para a superfície.
A brisa de montanha (anabática) resulta da diferença de umidade entre pontos diferentes do relevo e tende a se acumular à barlavento da montanha em virtude da sua elevada densidade.
Ventos próximos à superfície apresentam velocidade maior quando comparados aos ventos em altos níveis da atmosfera, devido ao movimento turbulento induzido pela rugosidade da superfície.
A brisa marítima resulta de variações diárias na temperatura e pressão sobre o continente e o mar, invertendo seu sentido quando os centros de alta e baixa pressão se alteram.
No que diz respeito ao clima, camada limite planetária, fenômenos de larga escala e microfísica de nuvens, assinale a opção correta.
O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) é parte de um processo de larga escala de interação oceano-atmosfera que tende a influenciar a variabilidade interanual e intrassazonal da precipitação em diversas regiões do país, como na Amazônia Oriental.
O processo de formação de uma gota de chuva, desde a condensação do vapor de água que origina as nuvens até a saída da gota da base da nuvem, é composto de várias fases, sendo que, durante a etapa de nucleação, uma gotícula de aproximadamente 20 mm de diâmetro cresce até um tamanho que permita a precipitação.
Com uma espessura de aproximadamente 10 km, a camada limite atmosférica (ou camada limite planetária) é dominada por processos associados a sistemas de larga escala e é indiretamente influenciada pela presença da superfície terrestre por meio da atmosfera livre.
O clima é definido como o estado momentâneo da atmosfera expresso pelos valores de um conjunto de variáveis, como temperatura, pressão e umidade.
A respeito dos processos de evapotranspiração (EVT) e evaporação (EV) como um dos principais componentes do balanço hídrico, assinale a opção correta.
Comparada com o processo de condensação, a EV requer uma quantidade substancialmente menor de energia para acontecer.
A EVT é a quantidade de água evaporada e transpirada da superfície de um vegetal, excluindo-se a evaporação (EV) da água no solo.
A maior parte da energia requerida para evaporar a água durante o processo de EV é oriunda da radiação solar.
A EVT dependente fundamentalmente das características da planta e do solo, sendo o clima um fator manipulável e de menor importância nesse processo.
Sabendo-se que o cálculo do balanço hídrico para um determinado local envolve as variáveis climáticas precipitação (P), evapotranspiração potencial (ETP), excedente de água (ExA), água disponível inicial (ADI), água disponível final (ADF), evapotranspiração real (ETR), déficit hídrico (DEF) e excesso hídrico (EXC), assinale a opção correta.
O EXC é a parte excedente de água que não foi armazenada no solo e que resulta em percolação profunda e escoamento superficial.
A precipitação (P) é medida a partir de um heliógrafo enquanto a ETP é estimada a partir de valores de temperatura do ar registradas por um termógrafo.
O ExA é o equilíbrio entre a precipitação e a evapotranspiração, sendo dado pela expressão: ExA = P + ETP.
O termo ADF é a variável que quantifica a lâmina de água existente no perfil do solo disponível para as plantas no início do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...