Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A determinação da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5, 20 ºC) em efluentes industriais que contêm microrganismos deve ser realizada mediante
diluição da amostra seguida de incubação por cinco dias a 20 °C.
semeadura da amostra seguida de incubação por cinco dias a 20 °C.
incubação direta da amostra por cinco dias a 20 °C.
diluição e semeadura da amostra seguida de incubação por cinco dias a 20 ºC.
O efluente de uma estação de tratamento de um abatedouro é lançado em um curso de água cuja vazão é 30 L/s, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5, 20 °C) de 5 mg/L e concentração de oxigênio dissolvido (OD) de 6,0 mg/L. O efluente apresenta uma vazão de 3 L/s, DBO5 a 20 °C de 70 mg/L e concentração de OD de 0,3 mg/L. A 30 metros a jusante do lançamento a mistura já foi completada. Considere que os valores, em mg/L, a 30 m a jusante do lançamento de OD e DBO5 sejam representados, respectivamente, por x e y. Nesse caso,
0,4 < x < 4 e 7 < y < 9.
4 < x < 6 e 9 < y < 11.
6 < x < 7 e 11 < y < 13.
7 < x < 8 e 13 < y < 15.
Geografia - Problemas e Catastrofes ambientais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação aos poluentes do ar, assinale a opção correta.
O aerossol de ácido sulfúrico é considerado o principal fator que contribui para a chuva ácida, danificando obras civis e monumentos ao ar livre por meio da dissolução do calcário (CaCO3) e acelerando os processos de corrosão de ferro.
Os danos causados pelo ozônio gerado pelo smog fotoquímico decorrem do fato do ozônio ser um forte agente redutor e aceptor de átomos de hidrogênio, reagindo bem com moléculas orgânicas que contem ligações duplas.
O dióxido de enxofre é liberado na atmosfera por meio da reação do aerossol de ácido sulfúrico com o oxigênio.
O acetaldeído, produzido em quantidades significativas a partir da queima de combustíveis fósseis, constitui um dos poluentes de maior preocupação do ponto de vista de saúde pública.
Os projetos de irrigação devem ser elaborados para atender às demandas das plantas nos períodos mais críticos. Com relação aos métodos e projetos de irrigação, assinale a opção correta.
Na irrigação por sulco em solos arenosos, a inclinação e a vazão de entrada podem ser maiores em relação a solos argilosos, por serem menos sujeitos aos efeitos da erosão e por apresentarem tempo de oportunidade menor.
Em um projeto de irrigação, em que é necessário aplicar determina lâmina de irrigação e a vazão disponível é inferior à demanda da cultura, podem-se adotar como alternativas a redução da área irrigada, a redução da quantidade máxima de água consumida pela cultura, o aumento da eficiência de irrigação a 100%, a redução do período operacional diário e o armazenamento do volume deficitário em um reservatório.
Uma maneira simples de se obter a vazão de projetos de irrigação por aspersão convencional é multiplicar o número de distribuidores de água (aspersores) na lateral pela vazão do distribuidor que funciona com a pressão média, que, nesse caso, ocorre na metade do comprimento da lateral, multiplicado pelo número de laterais.
Na irrigação por gotejamento e microaspersão, podem ser utilizados emissores autocompensados, que permitem manter a vazão constante ou praticamente constante ao longo da lateral até certo comprimento , em que a aplicação é de forma circular somente na microaspersão e molha uma faixa contínua.
Os sistemas agroflorestais representam um conjunto de técnicas alternativas de uso da terra, que implicam a combinação de espécies florestais com cultivos agrícolas, atividades pecuárias ou ambas.
Com relação a esses sistemas, assinale a opção correta.Os sistemas agroflorestais agrossilviculturais incluem cultivos agrícolas e árvores e excluem arbustos e trepadeiras, enquanto que os silvipastoris envolvem animais e árvores.
Uma estratégia para recuperação de áreas degradadas com sistema agroflorestais é baseada no princípio da sucessão ecológica, que consiste na implantação de espécies pioneiras, iniciais e tardias, até chegar ao clímax.
Os sistemas agroflorestais, em função das inúmeras vantagens, quando bem planejados, apresentam normalmente índice de equivalência de área (IEA) igual a 1,0.
Por motivos de investimentos, os sistemas agrossilvipastoris são indicados para pequenas e médias propriedades e não pode haver muitas variações possíveis de ocupação da área e escolha das tecnologias básicas, como o sistema de plantio direto, rotação de cultivos, uso de insumos e genótipos melhorados, manejo correto das pastagens e escolha correta da espécie florestal.
A região semiárida do Nordeste do Brasil, em geral, apresenta escassez de água de chuva, associada a elevadas taxas de evaporação, tornando os atendimentos ao consumo animal e humano e à produção de alimento um grande desafio. Na tentativa de amenizar ou solucionar a escassez de água, ações mitigadoras podem ser adotadas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A dessalinização pode ser feita por processos térmicos, sendo os principais métodos o de destilação flash multi-estágio, destilação multi-efeito ou eletrodiálise ou eletrodiálise reversa.
A água salina retirada de aquífero por meio de poços profundos pode ser dessalinizada por processos que usam membranas como a osmose reversa e compressão a vapor mecânico, servindo como água potável para consumo humano.
Para armazenamento de água da chuva para consumo humano e animal ou irrigação de culturas podem ser utilizadas estruturas como cisterna, caxio, barreiro, captação da água da chuva no lajedo, caldeirão, barragem subterrânea.
As barragens que acumulam água dentro do solo servem para barrar fluxo de água superficial e subterrâneo e podem ser submersíveis quando suas paredes ficam totalmente dentro do solo, e submersas quando formadas por um septo impermeável desde a camada impermeável ou rocha até acima da superfície do solo.
O manejo e a extração de produtos florestais no Brasil são de grande importância social, econômica e ambiental, sendo que melhores resultados são obtidos com a aplicação de tecnologias apropriadas em função dos objetivos propostos em cada situação. Acerca do manejo sustentável de recursos florestais madeiráveis e não madeiráveis, assinale a opção correta.
O sistema de manejo de alto fuste prioriza a produção de madeira de maior diâmetro e sua característica é de não promover intervenções de desbaste ou desrama na implantação da floresta. O sistema de talhadia proporciona menor custo na produção madeireira, dispensa preparo de solo e aquisição de mudas e os ciclos de cortes são mais curtos.
O sistema de seleção é uma técnica de manejo de florestas nativas, em que as árvores maduras são colhidas somente como indivíduos espalhados e em intervalos relativamente pequenos, repetidos indefinidamente, onde um povoamento florestal uniforme é mantido.
A desrama natural em povoamentos densos é mais eficiente para eucalipto do que para a maioria das espécies de Pinus. Na desrama artificial, o objetivo mais tradicional é a produção de madeira limpa em rotação mais curta em relação à desrama natural.
O sistema Taungya é qualquer combinação de cultivos durante todas as fases de estabelecimento de plantios, com o objetivo principal de produzir madeira e culturas agrícolas, e envolve interações que incluem as interferências entre os componentes e o sombreamento das árvores nos cultivos.
As práticas ambientais adequadas na silvicultura nem sempre são seguidas, por conseguinte, impactos ambientais negativos são verificados em diversas regiões do Brasil, destacando-se o esgotamento dos recursos hídricos e a contaminação do solo e da água próximos às plantações. No que se refere aos impactos ambientais das atividades de silvicultura no estado da Bahia, assinale a opção correta.
O cultivo do eucalipto no extremo sul do estado da Bahia ocorre em áreas propensas à regeneração da Mata Atlântica, que acabaram por ser devastadas para dar lugar aos eucaliptais. Para estudo dessas áreas, pode-se aplicar matrizes que possibilitam correlacionar as interações existentes entre atividades e elementos ambientais e identificar as atividades mais impactantes.
No plantio do eucalipto usam-se recursos hídricos na irrigação e lavagem do maquinário de plantio e colheita, que associados ao uso intensivo de agrotóxicos, contaminam os córregos, riachos e rios, passando pelos mangues costeiros e desaguando em bocas e barras da costa do extremo Sul da Bahia, no entanto, nesta situação, os arrecifes costeiros, que são áreas essenciais para a sustentabilidade ecológica local, não são afetados.
A substituição da vegetação nativa do Cerrado por eucalipto, o qual possui evapotranspiração superior, não gera redução anual na recarga da água subterrânea e no período de fluxo dos rios temporários.
Os impactos ambientais da exploração do eucalipto na Bahia ainda são mínimos, restringindo-se, basicamente à contaminação dos recursos hídricos decorrente da exploração das áreas agricultáveis.
No que se refere à revegetação, florestamento e reflorestamento, assinale a opção correta.
O plantio para povoamento de florestas com espécies de rápido crescimento pode ser feito manualmente em covas, de modo semimecanizado em covas ou sulcos, ou mecanizado em sulcos, sendo indicado o combate às formigas no plantio e após o plantio em campo.
Em áreas com florestas nativas ou plantadas, a água fica armazenada no solo por longo tempo e, com isso, aumenta o volume de água total produzido pela microbacia em um ano.
Para a tomada de decisão sobre a escolha da espécie a ser usada no reflorestamento, é necessário avaliar todo o período de rotação, que envolve as fases de eliminação, competição de espécies e comprovação de espécies.
A recuperação plena de ecossistemas degradados para fins ambientais deve ser com espécies nativas, isentando de recuperação prévia. No caso de recuperação para fins econômicos há obrigatoriedade de recuperar a capacidade produtiva, mesmo em terrenos em que essa capacidade é naturalmente baixa.
As tecnologias de obtenção, processamento e uso de produtos florestais são ferramentas importantes e indispensáveis na valorização do patrimônio florestal brasileiro, de modo a garantir o atendimento das nossas demandas atuais e futuras. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
O látex possui composição média de 35% de hidrocarbonetos, destacando-se o 2-metil-1,3-butadieno (C5H8), com pH 7,0 a 7,2. Porém, se exposto ao ar por 12 a 24 horas, o pH cai para 5,0 e, então, sofre coagulação espontânea, formando a borracha.
No carvoejamento são gerados gases que poderiam ser condensados para posterior utilização na forma líquida, como o alcatrão solúvel e insolúvel, formaldeído, acetona, creosoto, metanol, etanol, etano. Já os produtos não condensáveis, como o monóxido de carbono, metano e hidrogênio, poderiam ser utilizados indiretamente como geradores de energia térmica.
Na extração da goma-resina do Pinus, a seiva coletada passa por processo de limpeza e purificação, para posteriormente ser destilada, de onde é separado o breu e a terebintina, que são as partes sólidas de interesse comercial.
Uma das formas de extração de óleos essenciais de eucalipto consiste em utilizar um destilador, de forma que a mistura de folhas e água, após atingir temperatura de ebulição, gera vapor, que é conduzido para um condensador, onde é arrefecido e convertido na sua forma líquida, separando o óleo na camada inferior e a água na camada superior do condensador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...