Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Até a década de 70, era inimaginável que a região do cerrado brasileiro tornar-se-ia produtora de soja em larga escala. Atualmente, esta região é responsável pela produção de 60% da cultura no Brasil. Com condições favoráveis como topografia e clima, o potencial de acréscimo para a produção de alimentos é muito alto considerando a produtividade e a incorporação de novas áreas. As tecnologias de correção de acidez do solo e a adubação fosfatada com o plantio direto têm gerado ótimos resultados até em áreas onde a produtividade era baixa ou nula. Em 2006, já havia 139 milhões de hectares cultiváveis, 60 milhões em estoque e 32 milhões em reserva. Os programas tecnológicos para a região contribuíram inclusive para a economia dos Estados na nova fronteira agrícola. O custo do alimento foi reduzido em 5% e a condição de vida, em média, melhorou 47%. Mesmo considerando todo este cenário favorável, o impacto negativo no ecossistema do Cerrado foi significativo. Sendo assim, os possíveis efeitos que afetaram esta paisagem foram
I. a perda da biodiversidade. II. o assoreamento, redução da ciclagem da água (e da precipitação). III. as contribuições para o aquecimento global, erosão e compactação do solo. IV. a exaustão dos nutrientes, que acaba com as opções de manejo florestal. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV
Entre estas ações, devem estar contempladas
I. a rotação de culturas. II. o controle biológico de pragas. III. o uso de variedades tolerantes e resistentes a doenças. IV. o plantio direto e fixação biológica de nitrogênio. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Leia o texto abaixo para responder à questão 48.
Com o intuito de evitar o esgotamento da camada de ozônio, foram adotados dois acordos internacionais relativos à sua proteção. É importante esclarecer que a Camada de Ozônio cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, pois funciona como um filtro das radiações solares, impedindo que cheguem à superfície grandes quantidades de raios ultravioletas B, causadores de sérios prejuízos à saúde humana (câncer de pele, catarata, debilidade do sistema imunológico) e ao equilíbrio de ecossistemas. Várias evidências científicas demonstram que algumas substâncias químicas contendo Cloro (Cl) e Bromo (Br) produzidas pelo homem e liberadas para a atmosfera, em particular os clorofluorcarbonos (CFCs), halons tetracloreto de carbono metil clorofórmio, hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e brometo de metila, reagem com o ozônio (O3) estratosférico contribuindo para o seu esgotamento, ameaçando a vida no Planeta.O texto acima está relacionado ao protocolo assinado para impedir a extinção da camada de ozônio. O protocolo a que se refere o texto é o
Rio 92.
Rio + 10.
de Kyoto.
de Montreal.
Considerando a possibilidade de manter continuamente condições iguais de vida para a sociedade e gerações futuras em determinado ecossistema, tem-se que pensar em sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade necessariamente passa pelos limites dos recursos naturais que, administrando-os com eficiência, permite que o progresso material e o consumo sejam preservados. Estes recursos até então eram vistos como ilimitados. Na Agenda 21, sobre a disposição deste conceito, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1
1. Sustentabilidade política.
2. Sustentabilidade econômica.
3. Sustentabilidade ecológica.
4. Sustentabilidade ambiental. 5. Sustentabilidade social.
Coluna 2
( ) Base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção dos estoques dos recursos naturais, incorporados às atividades produtivas.
( ) Refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas.
( ) Refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social, implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social.
( ) Refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
( ) Refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado. Implica a avaliação da eficiência por processos macrossociais.
1/ 2/ 3/ 4/ 5
5/ 4/ 3/ 2/ 1
3/ 4/ 5/ 1/ 2
3/ 2/ 1/ 4/ 5
Há certas características do solo que podem ser vistas a olho nu ou facilmente percebidas pelo tato que são frequentemente utilizadas para a descrição de sua aparência no ambiente natural. Sobre as características ecologicamente importantes dos solos, assinale a alternativa correta.
A cor, como característica mais prontamente perceptível, é, em muitos casos, utilizada popularmente e mesmo em classificações científicas, para identificar e denominar os solos, sendo a terra roxa e a terra preta os dois exemplos mais conhecidos. Em termos técnicos, a cor não é descrita por comparação com escalas padronizadas.
A textura ou granulometria descreve a proporção de partículas de dimensões distintas componentes do solo. Um exame mais atento de um solo mostra que ele é constituído de partículas de um único tamanho, frequentemente agrupadas na forma de torrões ou grupos.
A estrutura é o modo pelo qual as partículas do solo se arranjam em agregados ou torrões. Produtos na decomposição de matéria orgânica, juntamente com alguns componentes minerais, como o óxido de ferro e frações argilosas, promovem a agregação de partículas.
A composição do solo é bastante variável na proporção orgânica e invariável na proporção águaar.
verticalização.
industrialização.
periferização.
exclusão.
determinismo ambiental, no qual a natureza domina a vida dos homens.
planejamento territorial, ao destacar a presença do governo no processo de ocupação.
ambientalismo precoce, já que a beleza do cerrado é o principal foco da sua obra.
regionalização, baseada em elementos naturais, econômicos e históricos.
Com relação à ambivalência do Brasil como uma potência emergente, analise.
I. O Brasil é pouco conhecido, mesmo por aqueles que nele vivem e trabalham. A rapidez com que se processaram as transformações nos últimos trinta anos, aliada ao controle sistemático das informações por parte do Estado autoritário, dificultou a compreensão de suas reais dimensões.
II. O Brasil é um país de múltiplos tempos e múltiplos espaços. A velocidade de incorporação de inovações tecnológicas é extremamente rápida em parcelas localizadas no território e, sincronicamente, vive-se em condições primitivas, com ritmos determinados pela natureza em imensas extensões.
III. Quando comparado com o resto da América Latina, é pequena a discriminação social na apropriação dos benefícios do dinamismo econômico.
IV. O Brasil traz dentro de si o confronto entre Norte e Sul dentro da economia nacional. As contradições do capitalismo histórico assumem no Brasil um caráter paradigmático e a crise atual acentua a sua ambivalência, expondo a vulnerabilidade da potência e a fragilidade da nação.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
II, III, IV
I, II, IV
I, III, IV
III, IV
Geografia - Economia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
As transformações sofridas pelos espaços urbanos têm suscitado muitos debates. Nos fins da década de 1960 e, na década de 1970, os estudos de Manuell Castells e Henri Lefebvre surgiram como alternativas voltadas para a análise do espaço e as concepções do primeiro, tiveram ampla repercussão na América Latina. No Brasil, Milton Santos foi um dos grandes exponentes da renovação crítica da Geografia defendendo também novas perspectivas de análise e compreensão dos espaços e da urbanização no Terceiro Mundo. Considerando essas informações, é correto afirmar que as categorias de análises defendidas, respectivamente, pelos autores citados, são
produção do espaço, metrópole fractal e território usado.
metrópole fractal, o direito à cidade e cidades globais.
cidades globais, método regressivo/produtivo e meios de consumo coletivo.
meios de consumo coletivo, o direito à cidade e os dois circuitos da economia urbana.
Geografia - Economia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A partir da década de 1970, a soja foi se firmando como a principal cultura do agronegócio brasileiro. Nas últimas décadas repetiu-se, em regiões onde dominam os cerrados, o explosivo crescimento da produção ocorrido inicialmente na Região Sul.
Assinale a alternativa que NÃO se refere corretamente à soja brasileira.Os enormes volumes exportados dessa commodity contribuíram, nas últimas décadas, para os superávits da balança comercial brasileira.
As maiores áreas ocupadas com a produção da soja encontram-se na região Centro-Oeste e o estado de Mato Grosso se destaca como o seu maior produtor.
O cultivo da soja nos cerrados do Sul do Maranhão e do Sudoeste do Piauí se beneficia da infraestrutura de transportes implantada pelo Programa Corredor de Exportação Norte.
Os custos de produção da soja no cerrado brasileiro são altos, mas a eficiência da infraestrutura de transportes para o seu escoamento garante sua competitividade no mercado internacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...