Questões de Geografia do ano 2012

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  • A.

    a competitividade entre as nações é definida pela maior oferta de mão de obra.

  • B.

    o mundo encontra-se dividido entre países industrializados e não industrializados.

  • C.

    a proteção ao meio ambiente se sobrepõe aos interesses econômicos.

  • D.

    o espaço nacional é afetado pelo processo de mundialização da economia.

  • A.

    determinismo ambiental, no qual a natureza domina a vida dos homens.

  • B.

    planejamento territorial, ao destacar a presença do governo no processo de ocupação.

  • C.

    ambientalismo precoce, já que a beleza do cerrado é o principal foco da sua obra.

  • D.

    regionalização, baseada em elementos naturais, econômicos e históricos.

  • A.

    as transformações produzidas pela revolução técnico-científica e suas influências no nosso cotidiano.

  • B.

    influência das redes sociais na diminuição das desigualdades sociais.

  • C.

    o aumento da produtividade do trabalho, propiciado pelos novos equipamentos de informática.

  • D.

    o fenômeno contemporâneo da metropolização e suas formas de comportamento social.

De acordo com a proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, o objeto central da disciplina define-se como o estudo

  • A.

    dos principais grupos de países do mundo, a partir de suas bases físico-naturais, tendo como referência os continentes.

  • B.

    dos lugares, considerando seus aspectos físico-naturais e humanos, compreendidos como conjuntos únicos e indissociáveis.

  • C.

    das sociedades, considerando a influência dos elementos naturais (relevo e clima) na sua organização e distribuição da população.

  • D.

    do espaço geográfico, abrangendo o conjunto de relações que se estabelecem entre os objetos naturais e os construídos pela atividade humana.

  • E.

    da natureza, seus componentes principais (geologia, clima e relevo), as inter-relações com as sociedades humanas e os problemas ambientais.

Na proposta curricular do estado de São Paulo para a disciplina de Geografia, entende-se que a aprendizagem da Geografia, no ensino escolar, deve considerar, dentre outros, os seguintes objetivos:

  • A.

    localizar e reconhecer os países e suas capitais, identificar as principais cidades.

  • B.

    formar cidadãos socialmente críticos e jovens com participação política atuante.

  • C.

    diferenciar e estabelecer relações dos eventos geográficos em diferentes escalas.

  • D.

    desenvolver a alfabetização gráfica e as habilidades matemáticas e geométricas.

  • E.

    inspirar o amor à natureza e a prática do ativismo ecológico comunitário.

Denise Elias (2003), tendo como referência as ideias de Mílton Santos, considera que, desde a década de 1950, o mundo vivencia o período tecnológico, também denominado técnico-científico-informacional. Uma característica marcante desse período é que

  • A.

    há um reforço das economias de base nacional, com o apoio do governo às empresas.

  • B.

    todos os lugares participam, mesmo que de forma indireta, de uma ordem econômica mundial.

  • C.

    tem-se um maior controle sobre os capitais em circulação, impedindo a especulação financeira.

  • D.

    as novas tecnologias diminuem as diferenças econômicas entre países ricos e pobres.

  • E.

    ocorre uma valorização dos lugares, em oposição às relações globais entre empresas e países.

  • A.

    da imposição dos mecanismos da globalização em todas as esferas.

  • B.

    dos malefícios de economias fechadas em países subdesenvolvidos.

  • C.

    da articulação entre a economia formal (empresarial) e informal (individual).

  • D.

    dos limites para o pleno desenvolvimento do meio técnico-científico.

  • E.

    de movimentos que questionam o sentido da globalização atual.

É comum surgirem, no cotidiano escolar, práticas que simplesmente tentam transpor um conceito da geografia acadêmica para o ambiente das salas de aula. Este equívoco cria dificuldades na formação de uma perspectiva espacial por parte dos alunos, bem como confusões sobre as diferenças entre os conceitos. A utilização do conceito de região, muito importante no período escolar, é um exemplo dessa confusão, mas dever ia ter o seguinte encaminhamento:

  • A.

    Deve ser objetivo primeiro do ensino o pleno conhecimento conceitual da região.

  • B.

    As regiões mundiais são o primeiro passo do aluno na compreensão espacial.

  • C.

    O ensino da região deve ser iniciado no ensino médio por causa da complexidade conceitual.

  • D.

    A construção da noção de região deve ser estimulada por meio de diferentes atividades.

  • E.

    A observação e a comparação devem ser descartadas como método de entendimento da região.

Um navio cargueiro situado em uma ilha do oceano Atlântico está a aproximadamente 20° Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto brasileiro de Vitória (ES), a embarcação deverá seguir a direção 20° Sudoeste na bússola em relação a sua posição atual. Tomando como base os conhecimentos sobre fusos horários e o horário brasileiro de verão, responda:

Considerando que eram 23h do dia 25 de fevereiro de 2012 em Greenwich, quando o navio de carga, carregado de contentores, estava saindo daquela ilha e que, para chegar ao porto, ele levará 32 horas, pode-se dizer que a embarcação chegará em Vitória (ES), pelo horário local, às:

  • A.

    4 horas do dia 28 de fevereiro de 2012

  • B.

    4 horas do dia 27 de fevereiro de 2012

  • C.

    5 horas do dia 28 de fevereiro de 2012

  • D.

    5 horas do dia 27 de fevereiro de 2012

  • E.

    6 horas do dia 27 de fevereiro de 2012

A mais típica das planícies brasileiras é a Planície do Pantanal, constituída por terrenos do quaternário, situada na porção oeste do Estado de Mato Grosso do Sul e pequena extensão do sudoeste do Estado de Mato Grosso, entre os Planaltos, Central e Meridional. É uma Planície banhada:

  • A.

    Pela Bacia do Rio Paraguai.

  • B.

    Pelos afluentes do Rio Paraná.

  • C.

    Bacia do Rio São Francisco.

  • D.

    Pelo Rio Paraíba e seus afluentes.

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