Lista completa de Questões de Geografia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
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Considerando os dados das tabelas e as características da infraestrutura de circulação do Brasil, pode-se afirmar que:
Analise os dados das tabelas a seguir.
O predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.
O transporte rodoviário caracteriza-se pelo baixo custo e rapidez nos deslocamentos, o que explica o predomínio deste na dinâmica de transportes no Brasil.
Houve, no período 1985-2006, investimentos significativos na infraestrutura do transporte ferroviário, o que explica o crescimento do percentual de cargas transportado por esse modal.
O modal rodoviário é o mais adequado para o transporte de grãos, maior quantidade transportada com menor custo, daí seu predomínio em relação aos demais modais no Brasil.
A região enquanto espaço vivido ressalta a importância dos valores simbólicos e tradicionais para a sua compreensão. Nesse sentido, incorpora valores psicológicos que as pessoas têm em relação à região, conferindo-lhe um sentimento de pertença. Tal conceito, associa-se a perspectiva:
Historicista.
Fenomenológica.
Marxista.
Etnográfica.
Geografia - Transporte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com a rodovia, certamente indispensável para o início de uma integração regional, criaram-se enormes frentes de desmatamento nos dois lados da rodovia, introduzindo-se atividades de empresas ditas agropecuárias, com forte degradação da cobertura vegetal, esgotamento dos solos e secamento parcial dos mananciais de cabeceira de igarapés, devido sobretudo à falta de racionalidade dos projetos de formação e desenvolvimento das fazendas regionais.
Nesse texto, Aziz AbSáber descreve a instalação da rodoviaBR-116, nos domínios do Cerrado e das Araucárias.
BR-116, nos domínios das Coxilhas e dos Mares de Morros.
Salvador-Palmas, nos domínios da Caatinga e do Cerrado.
Belém-Brasília, nos domínios do Cerrado e Amazônico.
Rio-Brasília, nos domínios dos Mares de morros e do Cerrado.
Nos estudos de traçado de uma rodovia, é necessário buscar a continuidade espacial dos traçados, visando ao adequado controle das condições de dinâmica de movimento que o traçado imporá aos usuários. Neste sentido, assinale a afirmativa correta.
As tangentes longas devem estar, sempre que possível, associadas a curvas verticais côncavas, que acentuem a rigidez do trecho.
Tangentes e curvas horizontais de grandes raios devem estar associadas a rampas elevadas.
Os traçados devem ser constituídos, em planta, por arcos de circunferência de raios e desenvolvimento tão amplos quanto a topografia o permitir, concordados por pequenas tangentes.
Nas extremidades de tangentes longas devem ser projetadas curvas de pequeno raio.
Deve-se optar pelo uso de curvas com raios muito grandes em função da facilidade que apresentam para o seu percurso pelos motoristas.
polos atrativos.
cidades globais.
megalópoles.
megacidades.
OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO
A urbanização trouxe progresso e melhorou a vida da humanidade, mas deixou muita sujeira pelo caminho. A questão de nosso tempo: o que fazer com o espantoso e quase inevitável volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza. (Os Desafios da Era do Lixo. Revista Sustentabilidade. Edição Especial. Ano 44. São Paulo: Editora Abril, dezembro 2011, p. 18).
Após a leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre a questão do lixo no Brasil:
1 Na metade dos municípios brasileiros, os detritos são despejados nos chamados aterros controlados. Ou seja, em áreas a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização.
2 Em muitas cidades do Brasil, existem lixões ou pontos clandestinos em que os detritos são jogados sem tratamento, ameaçando a saúde dos catadores e da população em geral com a contaminação dos solos e dos cursos de água.
3 Os estados brasileiros de Alagoas, Pará e Piauí lideram o ranking negativo do número de áreas urbanas com lixões. Nesses estados, os lixões são o destino de mais de 90 % dos seus resíduos sólidos e não existem aterros controlados.
4 No tocante à coleta seletiva, a taxa em nosso país é ínfima só as capitais dos estados do centro-sul do Brasil praticam esse sistema de coleta de resíduos sólidos.
5 Nos principais centros urbanos do Brasil, se o problema do lixo já tivesse sido resolvido, a maioria de sua energia elétrica poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos.
6 A partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, todas as capitais foram obrigadas a construir aterros sanitários até o dia 31/12/2010. No aterro sanitário, o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos ambientais.
Assinale:
Apenas o item 1 está correto.
Apenas o item 2 está correto.
Apenas os itens 3 e 4 estão corretos.
Apenas os itens 2, 4 e 5 estão corretos.
Apenas os itens 2, 5 e 6 estão corretos.
Uma área urbana, em um mapa temático:
I. Deve ser representada por um símbolo, pois áreas urbanas não fazem parte da legenda propriamente dita do mapa. II. Deve ser sempre representada pela cor preta, pois é uma norma do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE). III. As capitais de Estado não devem ter representação mais destacada do que as sedes municipais, pois tal representação leva a indícios de hierarquização política e administrativa em produtos científicos. Assinale a opção correta.Todas estão corretas.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
Somente a III está correta.
Todas estão incorretas.
Suponha que uma cidade A situa-se a -10º S de latitude e -42º W de longitude, enquanto a cidade B situa-se a -20º S de latitude e -45º W de longitude. Uma aeronave, ao partir da cidade A para a cidade B, estará tomando um rumo no sentido aproximado de:
Nordeste
Sudeste
Noroeste
Sudoeste
Norte-Sul
Suponha que a distância real entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro é de 400 quilômetros e que, em um mapa planimétrico, ela corresponde a 4 centímetros. Portanto, a escala correta do mapa é de:
1:1.000
1:10.000
1:100.000
1:1.000.000
1:10.000.000
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