Questões de Geografia do ano 2013

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Os mapas temáticos têm o objetivo básico de fornecer uma boa representação dos fenômenos existentes sobre a superfície terrestre, por meio de uma simbologia específica. São elementos constituintes indispensáveis de um mapa temático, exceto:

  • A. convenções utilizadas.
  • B. sistema(s) de coordenadas com gratículas e/ou quadrículas.
  • C. escala.
  • D. base de origem (mapa-base, dados etc.).
  • E. referências utilizadas.

Uma forma de orientação bastante usual em Cartografia se dá pelo uso de rumos e azimutes. Observe a imagem abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta o rumo e o azimute representados.

  • A. Rumo: 35°SW; Azimute: 215°.
  • B. Rumo: 45°SW; Azimute: 235°.
  • C. Rumo: 235°; Azimute: 45°SW.
  • D. Rumo: 215°; Azimute: 35°SW.
  • E. Rumo: 235°SW; Azimute: 45°.

A partir da necessidade de uniformizar a cartografia internacional, foi criada a Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM), com a divisão do globo terrestre em sessenta partes iguais, destinada a servir de base para outras cartas com bom detalhamento topográfico. Observe a tabela abaixo com exemplos de nomenclaturas para algumas escalas.

Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura correta para as escalas indicadas na tabela.

  • A. I= SH.22-Z-A-I; II= SH.22-Z-A-I-3-NE.
  • B. I= SH.22-Z; II= SH.22-Z-A-I-3.
  • C. I=SH.22-Z-A-I; II= SH.22-Z-A.
  • D. I= SH.22-Z; II= SH.22-Z-A-I.
  • E. I= SH.22-Z-A; II= SH.22-Z-A-I-3-NO.

Sobre o sistema de projeções cartográficas, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A projeção_____________ é aquela que não deforma os ângulos e, em decorrência dessa propriedade, não deforma, igualmente, a forma de pequenas áreas.

  • A. azimutal
  • B. equidistante
  • C. conforme
  • D. afilática
  • E. equivalente

Estudos realizados em várias regiões do mundo comprovaram que a existência de diferentes tipos de solos é controlada por cinco fatores principais: relevo, tempo, clima, organismos e material de origem. Quais deles são considerados como fatores ativos?

  • A.

    Tempo e clima.

  • B.

    Relevo e tempo.

  • C.

    Clima e organismos.

  • D.

    Material de origem e clima.

Mudanças climáticas naturais sempre ocorreram na Terra, motivadas por fatores diversos, tanto internos quanto externos. São componentes que interferem no clima que a Terra apresenta hoje:

I. A formação da Terra e a deriva dos continentes.

II. As variações dos parâmetros orbitais da Terra.

III. A quantidade de aerossóis naturais.

IV. As erupções vulcânicas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV.

Avalie as assertivas abaixo, que dizem respeito à vegetação da caatinga:

I. As caatingas compreendem diferentes tipos de associações vegetais que formam matas secas e campos.

II. As plantas da caatinga apresentam xeromorfia, um revestimento dos tecidos que ajuda a perder menos água por transpiração.

III. Nas caatingas arbustivas, as árvores são mais raras e as cactáceas e euforbiáceas são as mais representativas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Observe os gráficos abaixo.


A taxa de crescimento populacional por regiões brasileiras variou bastante ao longo das décadas. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as regiões representadas pelos gráficos.

  • A. I. Nordeste; II. Centro-Oeste; III. Sudeste; IV. Sul; V. Norte.
  • B. I. Centro-Oeste; II. Nordeste; III. Sudeste; IV. Sul; V. Norte.
  • C. I. Norte; II. Centro-Oeste; III. Nordeste; IV. Sudeste; V. Sul.
  • D. I. Centro-Oeste; II. Norte; III. Sul; IV. Sudeste; V. Nordeste.
  • E. I. Nordeste; II. Norte; III. Sudeste; IV. Centro-Oeste; V. Sul.

É de suma importância geógrafos e professores refletirem sobre o ensino de geografia atualmente, uma vez que se deve buscar romper com a geografia tradicional em prol da implantação de uma geografia crítica nos espaços escolares. Acerca do ensino de geografia no século XXI, analise as propostas.

I. O ensino geográfico institucional mantém seu valor cultural informativo, mas os professores podem encaminhar estratégias metodológicas tendentes a que se afirme o valor significativo nos processos de aprendizagem.

II. Atualmente, deve-se priorizar, no ensino desta matéria, a mera reprodução de mapas e não sua construção de forma crítica.

III. O ensino tende a diferir entre a enumeração descritiva de lugares, que se fazia há uns 20-30 anos atrás, e a tentativa atual de explicar as razões dos processos que operam nos espaços geográficos.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

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