Questões de Geografia do ano 2014

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. a redução de subsídios agrícolas fornecidos pelos países desenvolvidos, sobretudo europeus, aos seus agricultores
  • B. a necessidade de ampliar as discussões sobre a eficiência energética, no sentido de diminuir os impactos do aquecimento global
  • C. o avanço das medidas protecionistas em países da América Latina e da África, que difi cultam a entrada de produtos da União Europeia
  • D. o descontentamento de nações pobres com a política de juros elevados praticada pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial
  • E. a tomada de sanções econômicas contra a China, pela prática de exportação de produtos com preços muito inferiores ao mercado internacional

A APEC (Fórum Econômico da Ásia e do Pacífi co) é um organismo intergovernamental criado em 1993 para consulta e cooperação econômica que pretende, até 2020, implantar uma zona de livre comércio entre seus vinte membros. A APEC é um poderoso bloco econômico que representa cerca de metade do PIB, 40% do comércio mundial e mais de 2,5 bilhões de habitantes. Um dos principais obstáculos à afi rmação desse bloco econômico é:

  • A. a imposição de medidas pela China aos outros membros do bloco
  • B. a negativa do Japão em ingressar no bloco, por divergências com a Rússia
  • C. a indecisão do grupo sobre a permanência de países muçulmanos
  • D. a carência de recursos energéticos na maioria das nações do bloco
  • E. a profunda disparidade socioeconômica entre os seus países membros

A política econômica adotada pelos governos militares brasileiros ao final da década de 1970 estava direcionada à obtenção de recursos financeiros para o pagamento dos compromissos da dívida externa do país. Esse conjunto de medidas foi profundamente negativo para o mercado interno de consumo e pode ser exemplificado, entre outras soluções:

  • A. pelo combate à inflação por meio da diminuição do poder aquisitivo da população
  • B. pela valorização cambial do cruzeiro, moeda da época, em relação ao dólar norte-americano
  • C. pela adoção de subsídios fiscais para a importação de produtos industrializados estrangeiros
  • D. pela rigorosa política de proteção ambiental, que dificultava a exploração de recursos naturais
  • E. pelo aumento de gastos militares, como forma de consolidar a liderança na América Latina

  • A. Floresta Amazônica
  • B. Amazônia Legal
  • C. Complexo Regional da Amazônia
  • D. Bacia Amazônica
  • E. Macrorregião Norte

De acordo com Terra (2008), as redes de transportes implantadas no Brasil nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX, por exemplo, refletiam as necessidades do modelo agroexportador. O transporte ferroviário dominava durante essa etapa. Posteriormente, a decadência do transporte ferroviário e o início da implantação de uma rede rodoviária de dimensões nacionais no Brasil tiveram como causa principal:

  • A. a entrada de multinacionais do setor automobilístico
  • B. o atraso tecnológico vivenciado pelo transporte por trens
  • C. o deslocamento do centro econômico do Nordeste para o Sudeste
  • D. a emergência da economia urbano-industrial no país
  • E. o custo mais baixo para a implantação e manutenção de rodovias

  • A. doméstico; agrícola; industrial
  • B. industrial; doméstico; agrícola
  • C. doméstico; industrial; agrícola
  • D. industrial; agrícola; doméstico
  • E. agrícola; doméstico; industrial

O trecho “O crescimento natural da população coloca, continuamente, problemas relativos à preservação do meio ambiente, e devem-se adotar as normas e medidas apropriadas para enfrentar esses problemas” está presente em um texto relativo a um importante encontro sobre o meio ambiente e reflete o pensamento dos países ricos sobre o crescimento populacional naquele momento. Esse encontro é denominado:

  • A. Convenção para a Preservação da Flora em seu Estado Natural, em 1953.
  • B. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972.
  • C. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, em 1992.
  • D. Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2002.
  • E. Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012.

No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação pretende articular todas as Unidades de Conservação existentes no território. As Unidades de Conservação podem ser de dois tipos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, que estão exemplifi cadas, respectivamente, em:

  • A. Reserva extrativista; Reserva biológica
  • B. Floresta nacional; Monumento natural
  • C. Reserva da fauna; Estação ecológica
  • D. Reserva de desenvolvimento sustentável; Refúgio da vida silvestre
  • E. Parque nacional; Área de proteção ambiental

De acordo com Olic, Silva e Lozano (2012), a ocupação do Sul do Brasil por colonos de vários países europeus, na primeira metade do século XIX, deu-se em moldes diferentes da que ocorria no restante do país. Uma das características da ocupação do Sul do Brasil nesse período foi a:

  • A. organização da média e grande propriedade de base familiar
  • B. policultura (plantio de diversos gêneros) de subsistência
  • C. implantação predominante da atividade de pecuária
  • D. adoção de técnicas agrícolas já usadas pelos portugueses
  • E. formação de poucos núcleos urbanos no território

Em 1947, surgiu uma visão de que a Europa do fi nal da Segunda Guerra não havia permanecido livre e democrática como se pretendia, em função de uma nova tirania que se instalara no Leste europeu em substituição ao nazismo. Dessa forma, os Estados Unidos comprometiam-se a lutar contra o expansionismo soviético e garantir a liberdade na Europa Ocidental. Essa visão está presente em um documento que foi denominado:

  • A. Doutrina Truman
  • B. Plano Marshall
  • C. Conferência de Potsdam
  • D. Conferência de Yalta
  • E. Doutrina Monroe
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...