Questões de Geografia do ano 2014

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os próximos itens no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Entre as consequências atribuídas às mudanças climáticas incluem-se temperaturas extremas, chuvas torrenciais e grandes inundações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os próximos itens no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Conforme atestam recentes estudos científicos, o aumento do nível do mar é um fenômeno de ocorrência improvável, ainda que tenha sido constatado aumento da temperatura média do planeta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os próximos itens no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Maior número de construções verdes, modernização de prédios, investimento em contenção de encostas e reforma dos sistemas de esgotos e de drenagem são algumas das mudanças necessárias para a adaptação das cidades às novas condições ambientais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os próximos itens no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

A moderna industrialização, fruto da Revolução Industrial, impulsionou o processo de urbanização, fenômeno marcante do mundo contemporâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os próximos itens no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Ao contrário da tendência mundial contemporânea marcada por expressiva urbanização, a população brasileira ainda é majoritariamente rural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se dizer que só muito recentemente, a humanidade começou a perceber que os climas terrestres não são compostos por ocorrências isoladas, de fácil compreensão. Examinar o quadro global por inteiro ao invés de eventos localizados, revela uma inter-relação complexa entre energia solar, rotação planetária, composição atmosférica, interação atmosfera-oceano, interações físico-químicas e a influência da vida. Na expressão moderna, a dinâmica atmosférica é um sistema caótico, ou um sistema formado pela composição de sistemas ordenados com componentes compreensíveis criando um sistema desordenado que apresenta eventos imprevisíveis. (DEMILLO,1998)

 A partir da reflexão acima e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

  • A. a compreensão humana acerca da dinâmica climática global se baseia atualmente em princípios científicos cujos modelos analíticos corroboram uns com os outros, já que estes buscam explicar diferentes aspectos e antropomorfismos dos eventos naturais ocorridos no planeta.
  • B. a existência de um moderno aparato tecnológico diminui a complexidade da detecção das anomalias meteorológicas, sobretudo na zona intertropical, embora aí as trocas de energia que condicionam a dinâmica climática terrestre sejam menos expressivas devido ao comportamento mais estável da temperatura ao longo do ano.
  • C. os principais modelos e sistemas de monitoramento global destinados à detecção dos fenômenos responsáveis pelas mudanças climáticas ainda são controlados pelos países desenvolvidos, uma vez que tais empreendimentos exigem vultosos investimentos em pesquisa e formação de mão de obra especializada.
  • D. o reconhecimento de que a atmosfera não é estática impôs mudanças na maneira como os climas vêm sendo abordados, sendo que, atualmente, a ênfase dos estudos relativos a essa temática repousa na explicação dos fenômenos meteorológicos ─ com seus processos e interações ─ e não mais em modelos meramente descritivos.

Analise este diagrama que esquematiza os mecanismos através dos quais a mudança climática afeta a saúde humana, segundo o IV Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

  • A. a supressão dos efeitos deletérios do clima na saúde assume prioridade nas políticas públicas voltadas para esse setor em geral, já que os impactos causados pelas alterações ambientais à vida das pessoas acometem, sobretudo, os povos expostos direta ou indiretamente aos fatores que levam a essas alterações.
  • B. o conhecimento dos mecanismos, pelos quais a mudança climática global está afetando ou poderá afetar a saúde das populações, poderá ser utilizado para desenvolver uma rede de diagnóstico, modelagem, análise e intervenção, de modo a minimizar os efeitos desse problema.
  • C. os efeitos da mudança climática sobre a saúde humana são modulados por meio tanto de fatores naturais (características ambientais), quanto de fatores sociais, tais como a eficiência do sistema de saúde e de ações institucionais representada pelas linhas verticais do diagrama.
  • D. um dos aspectos mais importantes no estudo das relações entre clima e saúde refere-se à análise da vulnerabilidade socioambiental da população, conceito fundamental para o mapeamento dos povos sob maior risco de serem atingidos pelas perturbações provocadas por eventos ou mudanças econômicas.

A partir das reflexões propostas pela charge e pelo fragmento de texto apresentado, e, considerando outros conhecimentos sobre o assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A reconstrução vertical do mundo, tal como a globalização está realizando, impõe a todos os países normas comuns de existência e, se possível, ao mesmo tempo e rapidamente. O que pode ser irreversível, uma vez que o novo mundo anunciado afirma uma base econômica e financeira cada vez mais integrada e cooperativa.

( ) Cada época cria novos atores e atribui papéis novos aos já existentes. Este é também o caso do novo poder político emergente das relações estabelecidas entre os países capitalistas globalizados, representado agora como o único poder capaz de conduzir e reorganizar a distribuição da riqueza mundial.

( ) É irônico pensar que o progresso técnico-científico e o crescimento econômico fossem vistos como uma condição para realizar a globalização com a mais completa humanização da vida no planeta. O fato é que, quando esse progresso é finalmente alcançado, a globalização até se realiza, mas não a serviço de toda a humanidade.

( ) A representação da globalização como perversidade decorre dos inúmeros efeitos colaterais gerados por esse processo, dentre eles, o desemprego, o aumento da pobreza e da fome, o desabrigo que se generaliza por todos os continentes, além do aprofundamento dos males espirituais e morais, como os egoísmos, os cinismos e a corrupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F F V V.
  • B. V F V F.
  • C. F V F V.
  • D. V V F F.

Analise este quadro que sistematiza informações sobre os impactos socioambientais causados por diferentes fontes de geração de energia elétrica distribuídas em cinco grupos distintos.

A partir dos impactos socioambientais assinalados para cada um dos grupos de fontes energéticas apresentadas no quadro, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A grande dificuldade em se examinar e determinar os prováveis e potenciais impactos socioambientais ocasionados pelo uso da fonte pertencente ao grupo 2 refere-se às incertezas quanto aos danos provocados por um possível acidente, já que é difícil se mensurar a priori a extensão desse evento.
  • B. Dentre os impactos ambientais ocasionados pelas fontes pertencente ao grupo 1, destacam-se as alterações climáticas que, pela sua dimensão global, ameaçam os recursos naturais, reduzem a qualidade de vida, desequilibram os ecossistemas e, no limite, colocam em risco a sobrevivência da vida na Terra.
  • C. O fato de os impactos gerados pelas fontes relacionadas aos grupos 3, 4 e 5 se restringirem predominantemente às escalas regional e local, torna necessário uma revisão dos tradicionais padrões de uso energético mundial, uma vez que a produção e consumo desses recursos ocorre em toda a superfície terrestre.
  • D. Nenhuma fonte energética, inclusive as renováveis, a exemplo daquelas relacionadas aos grupos 3 a 5, está totalmente isenta de causar algum impacto, já que seu uso sempre implica alguma interferência sobre o ambiente e a sociedade, ainda que tal intervenção tenha um alcance mais limitado.

Analise este mapa em que estão assinalados sete pontos distribuídos por diferentes regiões da superfície terrestre.

Considerando a posição desses pontos, assim como outros conhecimentos relativos às coordenadas geográficas, é INCORRETO afirmar

  • A. que enquanto o ponto mais meridional se encontra no Hemisfério Ocidental, o ponto mais setentrional situa-se no Hemisfério Oriental.
  • B. que enquanto o ponto 4 se situa em grau mais elevado quanto à latitude, o ponto 3 é o que apresenta a menor longitude.
  • C. que o ponto 1 se situa a uma latitude maior que o ponto 5. Entretanto, a sua longitude é a menor dentre os pontos localizados no Hemisfério Ocidental.
  • D. que o ponto 2 se situa em grau mais elevado quanto à longitude, enquanto os pontos 5 e 7 estão em latitudes praticamente equivalentes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...