Lista completa de Questões de Geografia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise a música de Luiz Gonzaga que trata das características das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste.
Com base na canção de Luiz Gonzaga e de acordo com a caatinga brasileira, analise as afirmativas.
I. A canção popular nordestina retrata a vida e o ambiente das caatingas brasileiras.
II. Caatinga, na língua tupi, quer dizer mata branca. É a vegetação predominante que ocorre nos sertões semiáridos do Nordeste.
III. O solo das áreas da caatinga brasileira é predominantemente argiloso.
IV. As matas, ao contrário da imagem sugerida pela canção, são muito ricas em espécies.
V. São matas secas, abertas e deciduais.
Estão corretas as afirmativas
Para melhor entender o relevo brasileiro, é preciso conhecer um pouco mais o continente sul‐americano, estudando sua evolução e dinamismo com o auxílio das novas concepções relativas à dinâmica da litosfera e à tectônica de placas. Sobre as características do relevo brasileiro, analise as afirmativas.
I. O território brasileiro é formado por estruturas geológicas muito antigas, com exceção das bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal mato‐grossense, parte ocidental da bacia amazônica e trechos do litoral Nordeste e Sul.
II. No território brasileiro, as estruturas e formações litológicas são recentes, mas as formas de relevo são antigas.
III. Grande parte das rochas e estruturas que sustentam as formas de relevo brasileiro são anteriores à atual configuração do continente sul‐americano.
IV. Pode‐se dizer, de forma simplificada, que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo encontrados no Brasil: em plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.
Estão corretas as afirmativas
Sobre as interações entre o clima atual e a biosfera, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os espaços ocupados pelos seres vivos estão direta ou indiretamente relacionados com as interações biológicas.
II. A distribuição da luz define a duração dos dias e das noites e as quantidades de energia disponíveis nas diferentes regiões do globo.
III. As plantas se distribuem conforme a maior ou menor necessidade de radiação luminosa para seu desenvolvimento e formação da biomassa.
IV. Na linha do Equador, a duração do dia e da noite é diferente nos diversos períodos do ano, dependendo da posição do Planeta em relação ao Sol, no circuito de translação. Nas demais latitudes temos doze horas de luz/dia durante todo o ano.
Estão corretas as afirmativas
A partir dos acordos de Bretton Woods e por solicitação dos Estados Unidos, foi criado, em 1945, o FMI (Fundo Monetário Internacional). Com sede em Washington, DC, nos EUA, essa organização internacional independente tem relações com a ONU através de um convênio de cooperação mútua. O FMI tem como objetivos principais, EXCETO:
São variados os tipos de migrações (deslocamentos da população) e podem ser classificados como: permanente, semipermanente, sazonal ou diária. De acordo com os exemplos a seguir, enquadram‐se como uma migração semipermanente as migrações
Os mapas podem ser classificados em: físicos, econômicos, demográficos, políticos, históricos e estilizados. Analise o mapa a seguir.
É correto afirmar que o mapa anterior enquadra‐se como
Se em um mapa de escala 1:277000000 a distância entre dois pontos é de 4 cm, qual será essa distância na realidade?
As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica. Analise a afirmativa a seguir.
Esta teoria considera que a explosão demográfica é um fenômeno transitório, geralmente causado pelo desenvolvimento econômico e social das nações, resultando na queda das taxas de mortalidade, o que eleva o número de habitantes. Por outro lado, natalidade também diminui, porém em um ritmo mais lento, o que faz com que a explosão demográfica inicial seja substituída gradativamente por uma diminuição no ritmo de crescimento do número de habitantes.
A afirmativa anterior trata‐se das características da teoria
Analise as afirmativas correlatas.
I. Em 1960, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 6,3 filhos por mulher. Nas décadas seguintes ocorreu uma redução de forma gradativa: 1970 (5, 8), 1980 (4, 4), 1991 (2, 9), 2000 (2, 3) e, em 2006, dois filhos por mulher.
PORQUE
II. Vários fatores contribuíram para a queda das taxas de fecundidade; entre eles destacam‐se: a expansão da urbanização, os avanços da medicina, a utilização de métodos contraceptivos, a educação sexual, o planejamento familiar e a participação da mulher no mercado de trabalho acarretaram a redução das taxas de fecundidade no Brasil.
Assinale a alternativa correta.
Na Amazônia existem florestas de inundação e florestas de terra firme. As florestas de inundação podem ser divididas em dois tipos: as matas permanentemente inundadas e as florestas de inundação periódicas. Existem, ainda, na região litorânea, os manguezais inundados periodicamente pelas marés. Dentre as árvores destacadas a seguir, qual delas é comum nas matas de várzea?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...