Questões de Geografia do ano 2016

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O Espaço geográfico resulta das relações entre a sociedade e a natureza mediadas pelo trabalho social. Essas relações são historicamente determinadas e, portanto, diferem-se no tempo, nas diversas culturas e atendem aos objetivos de cada modelo de sociedade. Com base no exposto, observe e analise as figuras abaixo, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinala a sequência correta das respostas.

A sequência correta é:

  • A. V F V F V.
  • B. F V F V F.
  • C. V V F F V.
  • D. F V V V F.
  • E. F V V F F.

Na perspectiva humanista de Geografia, a estrofe do poema acima expressa:

  • A. a produção objetiva da imagem da terra natal pelo autor, o que a constitui como um lugar que apresenta um arranjo sistêmico singular de formas e funções geográficas.
  • B. o caráter de lugar mítico da terra natal para o autor, o que o faz sentir desejo de voltar a manter experiências profundas com a mesma.
  • C. a elaboração do mapa mental da terra natal pelo autor, o que a expressa como espaço percebido, resultante da sua percepção individual.
  • D. o caráter de espaço concebido da terra natal para o autor, o que o faz imaginar geograficamente seu lugar de origem a partir dos discursos e das imagens produzidos sobre ele.
  • E. a construção subjetiva da terra natal pelo autor, cuja carga de imaginação, a representação individual, as imagens construídas, o enaltecimento e o sentimento afetivo demostram que se trata do seu lugar de pertencimento.

Sobre a produção do espaço geográfico urbano sob o capitalismo, as estrofes da canção acima se referem à

  • A. periferização da força de trabalho manual, cujo salário inviabiliza viver em espaços valorizados pela lógica mercadológica que preside a produção do espaço geográfico urbano.
  • B. ação do Estado, como indutor da especulação imobiliária, que exclui o trabalhador do acesso à moradia digna e, por isso, obriga-o a viver em favelas nas periferias do espaço geográfico urbano.
  • C. incorporação imobiliária dos arrabaldes das cidades e a consequente substituição das atividades rurais pelas urbanas nessas áreas.
  • D. lógica social da produção do espaço geográfico urbano que surgiu com a industrialização e leva à prevalência das trocas, da compra e da venda, da mercadoria e do dinheiro sobre o direito do trabalhador usufruir dos resultados do fruto do seu trabalho, inclusive das formas geográficas que ele produz.
  • E. expansão territorial do espaço geográfico urbano, promovida pela implantação de loteamos nas periferias.

Exaltação ao Nordeste

Considerando os conceitos de região elaborados pela Geografia, no poema acima o Nordeste aparece definido pelo autor como

  • A. região natural, que é entendida como uma porção da superfície da terrestre caracterizada pela uniformidade resultante da combinação em área dos elementos da natureza (geologia, relevo, clima, vegetação etc.).
  • B. região geográfica, que se define como uma extensão territorial, onde as combinações entre os fenômenos humanos e naturais lhe dariam uma homogeneidade e uma individualidade.
  • C. região funcional ou polarizada, que se constitui como uma área definida a partir dos fluxos de pessoas, de mercadorias, de comunicação etc. definidos estatisticamente.
  • D. região como uma dimensão espacial das especificidades sociais de uma totalidade espaço social.
  • E. região espaço vivido, entendida a partir da consciência regional, do sentimento de pertencimento, das mentalidades regionais, entre outras subjetividades, que os indivíduos constroem com uma base territorial.

A paisagem é tudo que vemos, é tudo que a visão alcança a partir da posição em que o observador se encontra. Ela é formada não apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, adores, sons etc. A sua leitura e interpretação revela as características da sociedade que a elabora. Assim sendo, sobre a paisagem urbana, a estrofe da canção acima revela

I) a opressão da população pobre da periferia, que enfrenta a precariedade do acesso aos serviços essenciais e à moradia e está exposta à violência e ao controle dos aparelhos de segurança do Estado.

II) as constantes mudanças estruturais na composição da paisagem urbana, mudanças essas impostas pelos interesses do capital imobiliário, que são os comandantes da construção/reconstrução do espaço urbano.

III) a atuação dos movimentos sociais urbanos em prol da construção de uma cidade mais plural, inclusiva e que atenda as demandas de moradia e lazer de todos os cidadãos.

IV) a poluição do ar gerada pela concentração industrial e pelo uso de meios de transportes particulares movidos por combustíveis de origem fóssil e que se revela nos tons de cinza que cobrem os grandes centros urbanos industriais.

V) as constantes mudanças de alocação das atividades econômicas que se reproduzem no espaço urbano e que ditam as suas mudanças funcionais.

Estão corretas:

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III, IV e V.
  • E. I, II, III e V.

Embora não seja uma reprodução simplificada da Geografia praticada nas academias, o ensino da Geografia Escolar é influenciado por cada contexto vivenciado na construção epistemológica da Geografia Científica. Nesse sentido, o ensino da disciplina geográfica nas escolas inspirado na Geografia Crítica se propõe a:

  • A. privilegiar os procedimentos metodológicos mnemônicos, objetivos, neutros e mecanicistas, enfatizando a memorização de informações pelo aluno, que são veiculadas pelo livro didático e pelo discurso do professor, como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.
  • B. sintetizar, através do uso das técnicas estatísticas e do cálculo matemático, a integração de fenômenos naturais e humanos heterogêneos de uma dada área como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.
  • C. enfatizar a dimensão subjetiva que os sujeitos desenvolvem em relação ao meio ambiente, com a finalidade de considerar as experiências individuais de cada aluno com o espaço como o objetivo fundamental do ensino da Geografia Escolar.
  • D. utilizar as informações midiáticas para que o aluno construa a sua visão dos processos socioespaciais que acontecem no mundo. Nesse sentido, é o objetivo da Geografia Escolar focar nas atualidades e as informações veiculadas pelos meios de comunicação se constituem como as verdades que devem ser reproduzidas pelo professor para os alunos na sala de aula.
  • E. considerar que o espaço resulta das relações dialéticas sociedade/natureza mediadas pelo trabalho social, salientando o papel do aluno como um sujeito que participa ativamente desse processo de construção, como o objetivo do ensino da Geografia Escolar.

Na sala de aula, o ensino da Geografia Escolar baseado em estudos empíricos, descritivos, mnemônicos e neutros das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço, expressa as influências do/da:

  • A. Materialismo histórico e dialético na Geografia.
  • B. Positivismo clássico na Geografia.
  • C. Fenomenologia na Geografia.
  • D. Positivismo lógico ou neopositivismo na Geografia.
  • E. Estruturalismo na Geografia.

A figura abaixo esquematiza as relações entre cidades em uma rede urbana no período técnico-científico-informacional atual, correspondendo, portanto, a uma ilustração do modelo informacional de hierarquia urbana.

Sobre as relações entre cidades nesse modelo de rede urbana é correto afirmar que:

  • A. A metrópole nacional comanda as relações entre as cidades da rede urbana por dispor da maior concentração e diversidade de indústrias.
  • B. As cidades locais, com papéis específicos, podem estar articuladas diretamente com a metrópole nacional, sem que as relações dependam de agentes localizados em cidades intermediárias, promovendo o chamado curto-circuito da cidade próxima.
  • C. A metrópole regional reforça e amplia o sua influência na rede urbana em vista da montagem das modernas vias de transportes e da constituição dos meios de informação em tempo real (internet e telefonia celular, por exemplo), enfraquecendo a influência de metrópole nacional na área onde exerce essa função.
  • D. O centro regional atrai os agentes que desenvolvem atividades econômicas específicas e modernas da cidade local e da vila localizadas em seu entorno, reforçando o caráter escalonado entre as cidades nesse modelo de hierarquia urbana.
  • E. As vilas e cidades locais tecem as suas relações com a metrópole nacional em uma série de degraus ou etapas, que correspondem ao centro local e à metrópole regional, evidenciando o padrão piramidal e militar desse modelo de hierarquia urbana.

No capitalismo, as relações campo-cidade se tornaram muito mais intensas e diversas porque atendem às complementaridades e interações fundamentais para a reprodução do seu modelo de sociedade historicamente determinado. Assim, nesse modo de produção

  • A. a cidade suprimiu o campo, já que o segundo passou a funcionar para atender aos ditames da produção localizada na segunda e apresenta pouca importância na dinâmica do funcionamento da economia geral.
  • B. o campo continuou com a propriedade da terra e a produção agrícola como negócios de capitalistas rurais. Portanto, mesmo com o avanço da urbanização sobre ele, manteve o comando sobre as suas principais atividades produtivas.
  • C. o campo se transformou pela adoção de formas, técnicas e relações de produção urbanas, por exercer funções antes consideradas como urbanas, por adotar o ritmo e os modos de vida urbanos, dai se falar em urbanização do campo, para uns, ou da existência de um novo rural, para outros.
  • D. o campo e a cidade se implodem, já que a urbanização completa do planeta desautoriza se considerar a existência de ambos em uma sociedade urbana que se completou.
  • E. a cidade invadiu o campo e a ele impôs as urbanidades, em contrapartida, o segundo não sobreviveu na primeira, dai a inexistência das ruralidades na cidade, característica da atual sociedade de urbanização completa.

A figura acima representa a divisão regional do espaço geográfico brasileiro nos três complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sobre esses três complexos regionais é correta afirmar que

  • A. foram definidos pela combinação diferenciada dos elementos da natureza sobre o território brasileiro. Assim sendo, correspondem a uma regionalização estabelecida por critérios da Geografia Física.
  • B. resultam da combinação diferenciada das heranças socioespaciais do passado com os artefatos próprios do meio técnico-científico-informacional do presente. Desse modo, evidenciam uma regionalização fundamentada em critérios da Geografia Humana.
  • C. expressam as paisagens culturais singulares do espaço brasileiro, resultantes da variabilidade dos arranjos dos campos, dos sistemas agrícolas, dos habitat, da variação linguística, dos costumes etc. Assim, trata-se de uma regionalização fundamentada nos princípios da Geografia Humana.
  • D. resultam dos processos sociais e econômicos atrelados à industrialização e que passaram a atuar sobre a organização do espaço brasileiro a partir da década de 1950. Portanto, trata-se de uma divisão regional fundamentada em critérios da Geografia Humana.
  • E. evidenciam os regionalismos que se manifestam na existência de três identidades regionais predominantes: amazônica, nordestina e centro-sulista. Desse modo, denota uma regionalização calcada nos princípios da Geografia Humana.
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