Questões de Geografia do ano 2016

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Segundo o sistema de classificação da vegetação brasileira proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não é uma formação resultante da subdivisão do tipo vegetacional floresta ombrófila densa a formação

  • A. aluvial.
  • B. terras baixas.
  • C. pioneira.
  • D. montana.
  • E. alto-montana.

Tomando como referência o sistema fisionômico-ecológico de classificação da vegetação brasileira proposto pelo IBGE, assinale a alternativa incorreta em relação às características de uma formação de floresta ombrófila densa submontana.

  • A. Ocorrem em áreas dissecadas do relevo montanhoso de planaltos, com solos medianamente profundos.
  • B. Geralmente, estão situadas nas encostas dos planaltos e(ou) das serras.
  • C. Podem apresentar submata com presença de palmeiras de pequeno porte.
  • D. Ocorrem no cume das altas montanhas sobre solos neossolos litólicos.
  • E. São compostas principalmente por fanerófitos de alto porte.

Na Figura, identifica-se que o domínio de clima tropical típico, com verões chuvosos e invernos secos, é reconhecido pelas letras

  • A. Cfb
  • B. Af
  • C. Cfa
  • D. As
  • E. Aw

Relacione adequadamente os três setores da sociedade às suas respectivas características.

1. Primeiro setor.

2. Segundo setor.

3. Terceiro setor.

( ) Corresponde à livre iniciativa que opera no mercado e define a agenda econômica usando o lucro como instrumento.

( ) Corresponde às instituições com preocupação e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado etc.

( ) Corresponde à emanação da vontade popular, pelo voto, que confere o poder ao governo.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 2, 1, 3.
  • D. 1, 2, 3.

Dos países que compõem o Mercosul, quais deles assinaram o Tratado de Assunção em 1991?

  • A. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
  • B. Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
  • C. Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela.
  • D. Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela.

O conceito de meio técnico-científico-informacional é um dos grandes legados do pensamento do geógrafo Milton Santos, que pode ser entendido como

  • A. a desvinculação do espaço e dos processos históricos na leitura do modo de produção capitalista.
  • B. o período que se inicia a partir da revolução industrial com a profunda transformação no modo de produção.
  • C. a independência da técnica e das pesquisas científicas nos processos produtivos capitalistas.
  • D. o papel dos comércios informais no desenvolvimento dos países de economias emergentes, em especial a do Brasil.
  • E. a incorporação da ciência e da técnica e o aprofundamento do papel da comunicação nos sistemas produtivos.

A teoria que sustenta que a fonte fundamental de conflitos no mundo novo não será principalmente ideológica ou econômica, mas que as grandes divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos será cultural, é:

  • A. o fim da história.
  • B. o choque das civilizações.
  • C. a globalização econômica.
  • D. o consenso de Washington.
  • E. a desterritorialização cultural.

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em

  • A. visões dialéticas do mundo.
  • B. poderosos instrumentos de poder.
  • C. diversificados relatos da realidade mundial.
  • D. representações fidedignas da espacialidade.
  • E. expressões de variadas formas de relação com o mundo.

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

  • A. As relações entre conhecimento, poder e currículo.
  • B. O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação.
  • C. A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens.
  • D. O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos.
  • E. O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos.

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.

II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.

III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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