Questões de Geografia do ano 2016

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Considere o texto abaixo.

O conteúdo do texto destaca duas grandes transformações I e II que afetaram a produção agrícola em escala mundial, desde a década de 1940 até dos dias atuais. Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto em:

  • A. Revolução Verde − biotecnologia.
  • B. Reforma Agrária − indústria.
  • C. Modernização do Campo − agricultura orgânica.
  • D. Globalização Produtiva − abertura econômica.
  • E. Segunda Revolução Industrial − reforma agrária.

Ao longo do século XX, a urbanização mundial alcançou grande complexidade. Neste início de século XXI, a integração econômica e cultural, a velocidade das telecomunicações e a enorme importância da informação tornaram as grandes cidades em centros multifuncionais. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser classificada como

  • A. centro industrial, comercial e agropecuária.
  • B. cidade-global, megacidade e metrópole nacional.
  • C. cidade tradicional, moderna e semi-periférica.
  • D. centro operário, centro de poder e capital nacional.
  • E. cidade média, capital regional e metrópole nacional.

Considere a sinopse do filme abaixo.

 O filme pode ser um ponto de partida para o professor de Geografia abordar

  • A. a crise do “estado do bem-estar social” no continente europeu, em razão do crescimento das despesas governamentais produzido pela formação da União Europeia e pela extensão dos direitos sociais para todos os países-membros.
  • B. as diferenças regionais existentes no continente europeu, principalmente a nítida divisão entre os países do norte, de clima temperado e economia forte, e os do sul, de clima mediterrâneo, pobres e ainda com forte crescimento populacional.
  • C. os fluxos migratórios recentes em direção ao continente europeu e seu impacto social, econômico e cultural nos países culturalmente homogêneos, como a Itália, o que poderá gerar conflitos sociais.
  • D. a dinâmica populacional no continente europeu, onde vários países apresentam baixo crescimento populacional e enfrentam a questão do envelhecimento da população, em razão da maior expectativa de vida.
  • E. as transformações produzidas pelo advento da sociedade de consumo, que permitiu aos países ricos como a Itália oferecer aos seus cidadãos boas condições de vida, como acesso à moradia, educação, saúde e previdência social.

Observe a charge.

A charge faz referência

  • A. aos fluxos migratórios que saem do continente africano em direção à Europa, em razão de conflitos armados, agravados por dificuldades ambientais recorrentes, como as secas periódicas.
  • B. aos desequilíbrios ambientais causados pela expansão de áreas agrícolas no continente africano, mas com consequências para o continente europeu, como a invasão de espécies exóticas.
  • C. ao aquecimento global e suas consequências no continente africano, como a expansão do deserto do Saara e a migração de aves e outros animais em direção ao continente europeu.
  • D. à ação predatória dos refugiados oriundos do continente africano, que utilizam-se dos recursos da União Europeia sem nada contribuir para a comunidade dos países que os acolhem.
  • E. à herança de problemas deixada pelos colonizadores europeus no continente africano, que ainda hoje está presente nos problemas ambientais, como o desmatamento e as queimadas.

Observe o mapa abaixo.

Com base no mapa de uma empresa multinacional fabricante de tecidos, o professor de Geografia pode abordar

  • A. o predomínio do Sudeste Asiático na produção fabril, resultante da crise do fordismo nos países ricos e da crise da dívida nos países da América Latina, e impulsionada pela globalização do consumo em países como China e Índia.
  • B. a problemática ambiental criada pelo desenvolvimento econômico dos países do hemisfério sul, que têm recebido um número cada vez maior de indústrias, enquanto os países do hemisfério norte vivenciam a decadência econômica.
  • C. a globalização dos sistemas de produção fabris, com a separação entre centros de produção em países com menor custo de produção, porém com razoável infraestrutura, e centros de distribuição nos países mais ricos.
  • D. a distância que ainda existe entre os centros industriais nos países ricos e pobres, com estes últimos mantendo-se como produtores de matérias-primas e os países ricos como centros de difusão tecnológica e de consumo.
  • E. o domínio político e econômico dos países ricos do norte sobre os países pobres do sul, visível pela concentração das indústrias nos primeiros e no fato de os segundos funcionarem como mercado consumidor.

Observe o mapa mundi abaixo.

 A grande deformação deve-se à escolha da representação da área dos países de acordo com a variável

  • A. população absoluta.
  • B. densidade da malha ferroviária.
  • C. exportação de carne bovina.
  • D. consumo de cereais.
  • E. movimentação de containers.

Observe a imagem abaixo.

As características do canal fluvial observado, são descritas como canal

  • A. anastomosado, relacionado a bacias com grande variação da pluviosidade ao longo do ano.
  • B. entrelaçado, resultante da presença de sedimentos que assoreiam o leito do rio, criando novos cursos.
  • C. antropizado, designa os canais fluviais alterados pela ação humana através de barragens, diques e canais.
  • D. meandrante, associado a planícies aluviais ou áreas de relevos planos e com baixa declividade.
  • E. reticulado, não apresenta um canal principal, dividindo-se em vários cursos menores pela ação do relevo.

Observe a imagem abaixo.

A imagem destaca um dos principais problemas ambientais no mundo atual, a saber:

  • A. expansão das áreas agrícolas, destruição das florestas tropicais, com a consequente redução da biodiversidade.
  • B. desertificação, que tem apresentado maior intensidade nas regiões semiáridas da África e da Ásia.
  • C. falta de moradias adequadas para a população dos países pobres, com destaque para os países da África subsaariana.
  • D. abandono das áreas agrícolas em regiões semidesérticas, com migração em massa para países ricos.
  • E. destruição da produção agrícola em países pobres, devido ao aumento do número de tempestades.

Considere o texto abaixo.

A barreira natural destacada no texto, bem como a condição que permite a produção agrícola fora de época resultam de um mesmo fenômeno, a saber:

  • A. A grande extensão de água do oceano Pacífico atua como barreira sanitária e ainda cria um clima frio e úmido no litoral chileno.
  • B. A presença da Cordilheira dos Andes, além de atuar como barreira natural, cria diferenciações climáticas em razão da altitude.
  • C. O Estreito de Magalhães, no extremo sul, atua como barreira para a circulação de navios e também cria um clima mais ameno.
  • D. A presença da Floresta Amazônica a leste funciona como barreira natural e ainda envia umidade suficiente para criar climas de altitude amenos.
  • E. A Corrente Fria de Humboldt impede que massas de ar tropicais avancem no território chileno, criando um clima ameno no litoral e úmido no interior.

Intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas são decompostas e destruídas na superfície terrestre. O Intemperismo

  • A. físico é frequente em áreas de baixa temperatura e em encostas com forte declividade.
  • B. químico ocorre principalmente em áreas de alta altitude, com frio intenso e baixa umidade.
  • C. químico ocorre com intensidade nas áreas áridas e semiáridas provocando fragmentação das rochas.
  • D. químico é mais comum em áreas formadas por rochas magmáticas e ausência de atividade orgânica.
  • E. físico é frequente em áreas onde as rochas apresentam superfície sem fraturas ou presença de calcários.
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