Questões de Geografia do ano 2020

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Analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, a distribuição espacial dos totais médios anuais de chuva coloca em foco os dois grandes contrastes pluviométricos do país: a região norte, com as mais elevadas médias, e o sertão nordestino, com os mais baixos índices. Essa característica, por sua vez, mostra-se diretamente relacionada ao tipo de vegetação encontrada em cada uma dessas regiões e interfere na disponibilidade de recursos hídricos para a as populações dessas regiões do Brasil.
II. A influência das monções sobre o regime de chuvas é grande, devido ao transporte de vapor d’água do oceano para o continente. Os ventos mais úmidos que chegam ao continente ascendem, formam nuvens convectivas e, consequentemente, chuvas torrenciais e com grandes volumes.
III. A atmosfera terrestre exerce sobre a superfície uma determinada força por unidade de área, conhecida como pressão atmosférica. Ela é o resultado de um fenômeno físico decorrente da composição homogênea da atmosfera, ou seja, a pressão é relacionada à presença de oxigênio no ar. Essa pressão é determinada pelo peso exercido por uma coluna de ar, com secção reta e de área unitária, que se encontra acima do observador, em um dado instante e local.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Em uma aula de Geografia aos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, o Professor poderá introduzir a aula com o seguinte recorte jornalístico:

No contexto brasileiro, acerca da Amazônia é adequado afirmar que:

    A) No território brasileiro, fazem parte da chamada Amazônia, os estados de Rondônia, Roraima, Acre, Paraíba, Maranhão e Amazonas.

    B) A Amazônia é formada por distintos ecossistemas uniformes e homogêneos como florestas densas de terra firme, florestas estacionais e florestas de igapó.

    C) O bioma Amazônia é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido.

    D) O bioma Amazônia chega a ocupar uma área que corresponde mais de 40% do território nacional e é constituída principalmente por uma floresta tropical.

Segundo a BNCC, no ensino de geografia para o Ensino Fundamental, o trabalho com mapas deve servir de suporte para o repertório que faz parte do raciocínio geográfico, fugindo do ensino do mapa pelo mapa, como fim em si mesmo. Desse modo, o trabalho com mapas deve ser norteado de modo que os alunos:

    A) Conheçam os fundamentos naturais do planeta e as transformações impostas pelas atividades humanas na dinâmica físico-natural, inclusive no contexto urbano e rural.

    B) Consigam ler, comparar e elaborar diversos tipos de mapas temáticos, assim como as mais diferentes representações utilizadas como ferramentas da análise espacial.

    C) Dominem as técnicas e conceitos de produção de mapas e representações espaciais, para minimamente poder reproduzir um dos principais tipos de mapas.

    D) Devem aprender a considerar as escalas de tempo e as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas.

A vegetação da floresta amazônica divide-se em diferentes tipos. Desse modo, leia o trecho e responda:
“Estas matas estão situadas em terrenos mais baixos, e por este motivo estão quase sempre inundadas. Nelas a vegetação é baixa: arbustos, cipós e musgos são exemplos de plantas comuns nestas áreas, e nela encontra-se a vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia.”
A descrição se refere:

    A) Matas de várzea.

    B) Matas de mangue.

    C) Matas de igapó.

    D) Matas de charcos.

Com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, o Professor poderá desenvolver saberes e conhecimentos acerca de indicadores sociais ao redor do mundo, como os descritos a seguir:

Analisando os indicadores sociais acima o Professor poderá corretamente associá-los ao seguinte país:

    A) Argentina.

    B) Nepal.

    C) Suécia.

    D) Inglaterra.

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Relações entre os componentes físico-naturais” a ser trabalhada com os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

    A) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

    B) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

    C) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

    D) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

Em Geografia, a zona de projeção delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 6 graus e por dois paralelos de latitude 80 graus Norte e Sul, pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:

    A) Orientação relativa.

    B) Fuso.

    C) Mapa temática.

    D) Topografia.

A ocorrência das chamadas guerras fiscais é um fenômeno comum no mundo atual. No Brasil, o fortalecimento a autonomia dos Estados da federação aumentou sua ocorrência. Em linhas gerais a guerra fiscal pode ser descrita como:

    A) Disputa fiscal que visa transferir impostos da indústria e comércio para o consumidor comum, que mantém estável a inflação, mas diminui o poder de compra do cidadão.

    B) Disputa baseada em incentivos fiscais para que empresas e setores comerciais se instalem num determinado lugar, reduzindo, por outro lado, a arrecadação de impostos.

    C) Disputa entre setores do comércio que na tentativa de diminuir os gastos com custos fiscais passam a transportar ilegalmente determinados tipos de produtos.

    D) Disputa entre diferentes níveis do comércio e indústria que visam burlar os custos fiscais de produção e serviços, como taxas gastas com direitos trabalhistas ou taxas fiscais de circulação de mercadorias.

A região Norte possui um grande potencial para mineração, dentre as principais jazidas da região podem ser citadas:

    A) Serra dos Carajás e Oriximiná.

    B) Maciço do Urucum e Ponta da Madeira.

    C) Quadrilátero Ferrífero e São Francisco.

    D) Maciço do Urucum e Serra dos Carajás.

Um banco de dados com informações detalhadas sobre mais de 54 mil compostos oriundos da biodiversidade brasileira foi criado por meio de uma colaboração entre o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp) em Araraquara e o Chemical Abstracts Service (CAS) – divisão da Sociedade Americana de Química. O processo de sistematização das informações acaba de ser concluído. Ao encontro dessa temática, afirma-se:


I- O Brasil passa a ser detentor da segunda maior base de dados sobre produtos naturais do mundo, atrás apenas da China.

II- Disponível em plataforma on-line e gratuita, o banco de dados reúne informações sobre ocorrência, estrutura química, dados analíticos e química medicinal, além de contar com uma relação de artigos publicados sobre cada elemento.

III- Em razão de sua rica biodiversidade, o país conta com enorme potencial para a produção de conhecimento e de produtos com valor agregado.


É correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) II e III, apenas.

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