Questões de Geografia do ano 2020

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O novo marco do saneamento reforça compromissos que o Brasil já havia assumido em acordos internacionais, como o cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Tendo em vista as metas deste documento, assinale a alternativa correta:

    A) Atingir 99% de água potável e 90% de esgoto tratado no território brasileiro até dezembro de 2033.

    B) Atingir 100% de água potável e 90% de esgoto tratado no território brasileiro até 2030

    C) Atingir 99% de água potável e 90% de esgoto tratado no território brasileiro até dezembro de 2025.

    D) Atingir 80% de água potável e 80% de esgoto tratado no território brasileiro até dezembro de 2030.

A partir de agosto de 2020, a gasolina produzida no Brasil passa a ser produzida e comercializada com uma nova fórmula definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esta mudança se refere:
I- A introdução de uma massa específica mínima, ou seja, uma quantidade mínima da substância em um determinado volume; II- Adoção de um novo padrão na contagem da octanagem; III- Adição de 25% de etanol nas gasolinas comum e premium; IV- Inclusão de aditivos alcalinos e benzeno para as gasolinas aditivadas.
Dos itens:

    A) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Em 2019, o território da Amazônia era composto 79,9% por floresta, 14% para uso agropecuário, 3,5% de vegetação natural não florestal, 2,5% de água e 0,1% de área não vegetada. Estudos apontam que a maior parte do desmatamento ocorre em áreas privadas ou em outras situações de posse. O restante do desmatamento é registrado em Unidades de Conservação, Assentamentos e Terras Indígenas. Sobre o desmatamento, assinale a alternativa correta:

    A) O desmatamento compromete toda a biodiversidade, apenas com exceção da fauna.

    B) O desmatamento não afeta diretamente as mudanças climáticas.

    C) Os países que mais desmatam são, respectivamente, Colômbia, Brasil, Indonésia e Malásia.

    D) A questão do desmatamento tomou grandes proporções a partir da Revolução Industrial.

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Também pode ser chamado de savana brasileira, apresentando grande biodiversidade. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica. (Fonte adaptada https://brasilescola.uol.com.br) Sobre o Cerrado, assinale a alternativa correta:

    A) O solo que constitui o bioma do Cerrado é originado de fragmentos rochosos.

    B) O nome “Cerrado” é de origem indígena.

    C) O bioma do Cerrado apresenta as quatro estações bem definidas.

    D) O Cerrado abriga as nascentes dos principais rios brasileiros, por isso, ele é considerado o berço das águas.

Julgue as seguintes afirmativas sobre o desenvolvimento industrial:

I. A primeira revolução industrial foi iniciada na Inglaterra intensificando a mecanização e introduzindo a produção em série.

II. A passagem da primeira para a segunda revolução industrial foi marcada pela introdução do uso do petróleo para produção de energia e o desenvolvimento da indústria automobilística.

III. Os EUA e a Inglaterra apresentam a industrialização tardia, que é como característica dos países desenvolvidos.

IV. A terceira revolução industrial é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações sendo chamada de revolução técnico-científica.

São corretas:

    A) afirmativas I, II e III.

    B) afirmativas I, III e IV.

    C) afirmativas I, II e IV.

    D) todas afirmativas.

Sobre as migrações internas brasileiras, é INCORRETO afirmar que:

    A) Na segunda metade do século XX ocorreu um dos grandes deslocamentos internos, quando o fluxo da população se direcionou dos estados do Nordeste, como a Bahia e Pernambuco, para o sul, mais especificamente para o estado de Rio Grande do Sul devido a intensa industrialização e urbanização ocorridas.

    B) Na década de 1970, também partiram do Nordeste levas de migrantes para a Amazônia, em direção a áreas de mineração e agricultura.

    C) Entre os anos 1960 e 1970, fluxos migratórios do Sudeste e do Nordeste aconteceram em direção ao Centro-Oeste, devido à construção da novo capital do Brasil, Brasília.

    D) Dos estados do Sul e do Sudeste, como Minas Gerais e São Paulo, partiram levas de migrantes de 1970 e 1980 em direção às áreas de expansão agrícola do Centro-Oeste e da Amazônia, conhecidas como novas fronteiras agrícolas.

Julgue as seguintes afirmativas com auxílio do mapa hipsométrico do território brasileiro:

I. Nesta grande área esvaziada na porção centro-norte do País, principalmente na Região Norte, é importante destacar as imponentes dimensões das depressões da Bacia Amazônica e da Bacia do Rio Araguaia.

II. As feições planálticas brasileiras – isto é, planaltos, chapadas e patamares sob contexto planáltico – situam-se, em geral, em altitudes superiores a 200 m. Todavia, na Região Norte, os planaltos raramente ultrapassam 400 m de altitude, com exceção do Planalto do Interflúvio Amazonas - Orenoco e do Planalto Sedimentar de Roraima, ambos localizados nas fronteiras setentrionais dos Estados do Amazonas e de Roraima com a Venezuela e a Guiana

III. As chapadas predominam na porção central do País – sul de Mato Grosso, sul de Goiás e norte de Minas Gerais – e na Região Nordeste.

IV. As serras encontram-se principalmente no Centro-Sul do Brasil, com certa proximidade à costa, esculpidas em substrato geológico vinculado aos domínios morfoestruturais dos Cinturões Móveis Neoproterozoicos e dos Crátons Neoprotero-zóicos. A Região Sudeste concentra quase 40% das serras brasileiras.

São corretas:

    A) afirmativas I, III e IV.

    B) afirmativas I, II e III.

    C) afirmativas II e IV.

    D) todas afirmativas.

Tendo em vista que, modernamente, os sistemas de referência geodésicos são realizados por meio de coordenadas cartesianas (xyz), a associação de um elipsoide de revolução aos eixos cartesianos possibilita a obtenção das coordenadas geodésicas ou elipsoidais, sendo a Longitude geodésica (?):

    A) o ângulo entre o plano equatorial e a normal ao elipsoide que passa pelo ponto Considerado, contado ao longo do meridiano do ponto, variando de 0º a +/- 90º entre o Equador e os Polos.

    B) o ângulo entre o plano do meridiano de referência (Greenwich) e o do meridiano do ponto considerado, contato no plano do equador, variando de 0º a 360º ou de -180º a +180º.

    C) a distância medida ao longo da normal ao elipsoide entre este e o ponto considerado.

    D) o ângulo entre o plano equatorial e o plano do meridiano de referência (Greenwich).

Sobre o solo, é INCORRETO afirmar que:

    A) O solo é um sistema aberto entre os diversos geoecossistemas do nosso Planeta, que está constantemente sob ação de fluxos de matéria e energia. Essa condição o torna um sistema dinâmico, ou seja, o solo evolui, se desenvolve e se forma de maneira contínua no ambiente em que está inserido.

    B) A formação do solo é dada pela interação de fatores do ambiente ao longo do tempo, conforme descrito por Jenny (1941): S = f (m, r, o, c, v, t); em que f = função; m = material de origem; r = relevo; o = organismos, v = vegetação; t = tempo.

    C) As feições morfológicas e as características do solo refletem a atuação dos processos pedogenéticos na sua formação. Os processos pedogenéticos são estudados em duas vias: I) o modelo de processos múltiplos, baseado em quatro processos básicos de formação do solo: adições, perdas, transformações e translocações; II) o modelo de processos específicos, que considera as características dos diferentes tipos de solos, como resultado da atuação de mecanismos específicos na integração dos fatores de formação dos solos, como por exemplo: laterização, silicificação, ferralitização, gleização, podzolização, salinização, etc.

    D) O processo de redução de ferro em condições anaeróbias e translocação formando horizontes acinzentados com ou sem mosqueados é chamado de Ferralitização.

Julgue as seguintes afirmativas sobre as formações vegetais brasileiras:

I. Devido ao predomínio das planícies e dos planaltos de baixa altitude, a topografia não provoca modificações profundas nas fisionomia da floresta Amazônica, que apresenta três estratos de vegetação: igapó, várzea e terra firme.

II. A Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais é uma floresta pluvial tropical nativa do Brasil. Nesse bioma é comum a ocorrência de erva mate, além de grandes variedades de espécies valorizadas pela indústria madeireira, como os ipês.

III. A caatinga é uma vegetação xerófila, adaptada ao clima árido, na qual predominam arbustos caducifólios e espinhosos; ocorrem também cactáceas, como o xique-xique e o mandacaru, comuns no Sertão Maranhense.

IV. O cerrado é constituído por vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa que dificulta a perda de água.

São corretas:

    A) afirmativas I e IV.

    B) afirmativas I, II e III.

    C) afirmativas II, III e IV.

    D) todas afirmativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...