Questões de Geografia do ano 2020

Lista completa de Questões de Geografia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha.
Podemos citar como os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do Brasil.
I. No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias. II. Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades. III. Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) I.

    B) I, II.

    C) I, III.

    D) II, III.

    E) I, II, III.

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.
Sobre o etanol no Brasil, é CORRETO afirmar que:
I. O Etanol (álcool) passou a ser adotado como combustível no Brasil a partir da criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), em 1975, extraído da cana-de-açúcar. II. O Proálcool, que conheceu o seu auge em 1986, foi elaborado pelo governo federal por conta da crise de petróleo, ocorrida em 1973, diante dos sucessivos aumentos do preço do barril de Petróleo nesse período. III. A adoção do álcool como combustível trouxe alguns problemas como a tecnologia utilizada não era favorável para esse tipo de combustível, uma vez que os motores e equipamentos automobilísticos apresentavam problemas com o álcool (em temperaturas baixas, por exemplo, os carros tinham dificuldade para funcionar). IV. No início da década de 2000, no entanto, o álcool voltou a ser amplamente utilizado no país. Tal retomada deveu-se, primeiramente, às novas altas do petróleo e à posição do governo brasileiro de se tornar menos dependente dessa fonte de energia, que é limitada e pode se esgotar com o tempo V. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo e o maior exportador do produto. A tecnologia utilizada no país é referência mundial em termos de alternativas ao petróleo, a despeito das frequentes críticas de grupos ambientais por conta da larga extensão das lavouras de cana-de-açúcar que devastam florestas e vegetações em nome de progresso.
Estão CORRETOS:

    A) I, II, IV.

    B) II, III, V.

    C) I, III, IV, V.

    D) I, II, III, IV.

    E) I, II, III, IV, V.

A matriz energética mundial é constituída, em geral, por fontes de energia não renováveis. A matriz energética brasileira, por sua vez, possui a sua base na produção de energia:

    A) eólica.

    B) hidrelétrica.

    C) nuclear.

    D) solar.

    E) vegetal.

Recentemente, o Pantanal brasileiro tem sido notícia, tanto a nível nacional quanto internacional, pela dimensão tomada pela série de incêndios provados neste bioma. O bioma citado no trecho acima pode ser encontrado predominantemente nos seguintes estados do Brasil:

    A) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    B) Paraná e Santa Catarina.

    C) Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

    D) Mato grosso e Oeste Paulista.

No final de 2019, a Eletrobrás e a estatal paraguaia Ande fecharam acordo sobre a compra de energia elétrica entre Brasil e Paraguai gerada pela Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, esse acordo levou à seguinte consequência:

    A) A companhia brasileira deverá comprar mais energia do Paraguai, tendo em vista a pouca demanda do país vizinho.

    B) A companhia brasileira encerrará a equidade de distribuição de energia até o ano de 2030.

    C) A companhia paraguaia deverá elevar a tarifa da energia comprada pelo Brasil, aumentando assim os custos do fornecimento brasileiro.

    D) A companhia paraguaia terá de elevar o volume de energia adquirida da usina até 2022, devido ao crescimento do país.

Populares registraram a passagem de um foguete chinês na noite do dia 23 de novembro de 2020, sobre o céu do Ceará. A espaçonave foi lançada pela China na superfície lunar com o objetivo de ser a primeira nação a: (Fonte adaptada//g1.globo.com)

    A) Retirar água do solo lunar.

    B) Trazer de volta rochas lunares e amostras de solo em mais de quatro décadas.

    C) Construir uma base fixa na lua.

    D) Plantar matéria orgânica no solo lunar

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O contexto parecia pedir uma ciência humana livre de ideologias, do subjetivismo e do controle das classes então dominantes (nobreza e clero), e, neste cenário, uma “matemática social” (notabilizada pelo emprego das matemáticas para estudar aspectos sociais) veio conferir ao pensamento humano os predicados da exatidão e neutralidade”. (Fonte: VITTE, A. C., 2007. Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil).
A citação refere-se à doutrina filosófica positivista que influenciou algumas correntes do pensamento geográfico. Que são:
I- Possibilista. II- Determinista. III- Teorética e quantitativa. IV- Crítica.
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) II apenas.

    B) I apenas.

    C) I, II e III.

    D) IV.

    E) III e IV.

Desde a formação da Terra oscilações climáticas ocorrem. Além das mudanças climáticas associadas a fatores naturais, as ações do homem, como a emissão de gases poluentes ou do desmatamento, estão contribuindo para desencadear fenômenos de alteração climática. Algumas das consequências deste fenômeno são:
I- Inversão térmica. II- Formação de ilhas de calor. III- Diminuição da camada de ozônio. IV- Desertificação.
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I e IV apenas.

    B) I, II e III apenas.

    C) II, III e IV apenas.

    D) II e III apenas.

    E) I, II, III e IV.

Desde 2008, acontece no Brasil a Marcha das Margaridas, milhares de mulheres trabalhadoras do campo de várias partes do Brasil marcham até Brasília para fazer reivindicações. É considerada a maior manifestação de mulheres da América Latina, e seu nome é uma homenagem a Margarida Maria Alves, que ocupou por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande – PB, sendo assassinada em 1983. Dentro desta perspectiva, marque a alternativa CORRETA.

    A) O protagonismo feminino nas lutas por terra sempre foi forte e a sua atuação está associado a atividades rurais não agrícolas, com prestação de serviços de lazer e uma série de atividades industriais.

    B) Observa-se um protagonismo feminino na luta social do campo, com uma ampla pauta de reivindicação. Dentre elas estão o desenvolvimento sustentável no campo, defesa da reforma agrária, créditos para o desenvolvimento da produção camponesa, combate à violência aos trabalhadores do campo.

    C) Em 1945, as Ligas Camponesas começaram a se organizar para lutar por uma reforma agrária mais ampla, e posteriormente surgiram outros movimentos com a mesma bandeira de luta, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que perdeu seu protagonismo devido à execução do projeto político, social e econômico brasileiro desenvolvido atualmente que comtempla a distribuição equitativa das terras entre os trabalhadores rurais.

    D) O mundo rural brasileiro apresenta enormes diversidades e complexidades, sendo na atualidade uma busca constante do agronegócio e da agricultura camponesa para desenvolver uma produção sustentável que busca o menor uso de agrotóxicos, o uso racional dos recursos hídricos, a preservação das matas e tratamento de resíduos deixados pelos animais.

    E) Nas primeiras décadas do século XXI, o número de mulheres ativistas ameaçadas de morte e/ou mortas em conflitos agrários diminuiu. Tal diminuição está relacionada à maior conscientização das classes dominantes sobre as importâncias das pautas de reivindicação protagonizada pelas mesmas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolve um Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), que publica dados do desmatamento nesta área periodicamente. Segundo o INPE houve um acréscimo das taxas de desmatamento de 8,5% entre os anos de 2017 para 2018 e de janeiro até agosto de 2019, a área desmatada foi 92% superior à do mesmo período de 2018. Julgue às assertivas e responda o que se pede.
I- O avanço descontrolado do desmatamento na Amazônia Legal está relacionado à exploração de madeira, expansão da pecuária e da monocultura, gerando uma fragmentação das áreas de florestas, ameaçando a biodiversidade existente. II- Os dados apresentados pelo INPE não correspondem à realidade e estão sendo usados para apoiar uma estratégia da geopolítica mundial para suprimir a soberania do Brasil sobre o território da Amazônia Legal. III- A Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173 de 1966, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás. IV- O grupo das angiospermas (plantas com flores) é o principal e economicamente mais importante grupo de plantas terrestres. Na Amazônia Legal foi registrada uma baixa biodiversidade de angiospermas, por isso, o desmatamento não ameaça a biodiversidade e é necessário para o crescimento econômico. V- Segundo o Primeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica, desde 1985 a política governamental estimulou um avanço das fronteiras agropecuária e mineradora com pouca atenção para os aspectos ambientais. Em 2004, foi lançado um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal – PPCDAM, em que foi registrado uma redução de 71% da taxa de desmatamento no período entre 2005-2016.
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, III e V

    B) I, II e III.

    C) III, IV e V.

    D) I, IV e V.

    E) II, III e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...