Questões de Geografia do ano 2020

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A Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico. Essa nova etapa de produção:

    A) Representa um novo ciclo de reprodução da indústria tradicional, nos moldes da Revolução Industrial do século XVIII.

    B) Potencializou o Desemprego Conjuntural, tipo de desemprego causado pela adoção de novas tecnologias na produção.

    C) Pode ser compreendida como a incorporação das inovações no campo da tecnologia (especialmente das telecomunicações) aos campos da produção e do consumo.

    D) Está vinculada exclusivamente à reestruturação no campo dos transportes, único fator responsável pela ampliação do comércio internacional.

    E) Potencializou o Desemprego Estrutural, tipo de desemprego gerado por crises econômicas internas ou externas.

O Brasil é marcado por contrastes regionais. Isso pode ser explicado por vários fatores, EXCETO:

    A) Pela efetiva política colonial, para todo o território nacional. Durante a colonização portuguesa, por exemplo, o Sudeste prevaleceu como principal eixo econômico e político do país.

    B) Por um processo de formação histórica diferenciado, que privilegiou alguns pontos do território em detrimento de outros.

    C) Por uma concentração técnico-científica-informacional, especialmente no que Milton Santos chamou de região concentrada.

    D) Pela ineficiência das políticas de desenvolvimento regional.

    E) Pelo desigual ritmo e intensidade do processo de desenvolvimento.

O dicionário financeiro afirma que o comércio internacional é o conjunto de operações comerciais realizadas entre países e que são regidas por normas estabelecidas em acordos internacionais. O conceito pode se referir tanto à circulação de bens e de serviços, como ao movimento de capitais. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:

    A) O desenvolvimento dos transportes potencializou o comércio entre os países.

    B) As transformações no capitalismo, observando a evolução deste modo de produção, desencadearam aumento ou redução do volume de importações e exportações entre os países, dependendo de fatores como a conjuntura internacional.

    C) O comércio exterior, como também é chamado o comércio internacional, segue exclusivamente as regras negociadas em órgãos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    D) A balança comercial, que corresponde à diferença entre as exportações e importações de um país, é um importante parâmetro para os países em relação ao comércio exterior. Através dela, os países verificam se obtiveram lucro ou prejuízo nas relações com outros países.

    E) As grandes guerras mundiais, as crises econômicas e medidas protecionistas, frearam o comércio internacional no início do século XX. Mas, após o fim da Segunda Guerra Mundial, o intercâmbio de bens e serviços voltou a crescer.

Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente a saúde, a segurança, e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias ambientais; a qualidade dos recursos ambientais".
Fonte: 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
Sobre os impactos ambientais, analise os itens abaixo.
I. A definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental, considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.
II. Todos os impactos gerados em um empreendimento são de longo prazo.
III. Para realizar uma avaliação detalhada dos impactos ambientais de um empreendimento, deve-se realizar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu correspondente Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O EIA e o RIMA possuem uma natureza técnica e multidisciplinar, e são essenciais para a indicação de medidas mitigadoras.
É possível afirmar que:

    A) Somente o item I está correto.

    B) Somente o item II está incorreto.

    C) Somente os itens II e III estão corretos.

    D) Somente o item III está correto.

    E) Os itens I, II e III estão corretos.

Segundo Cavalcanti (2011), as categorias de análise da geografia em sala de aula servem ao pensar. Neste sentido, a categoria de análise a ser trabalhada em uma aula que valorize o cotidiano, as relações de proximidade, ou seja, a subjetividade do aluno é a categoria:

    A) Espaço.

    B) Território.

    C) Lugar.

    D) Paisagem.

    E) Região.

Sobre o capitalismo, analise os itens abaixo.
I. A propriedade privada dos meios de produção e o trabalho assalariado são características deste modo de produção criado no final do século XIX.
II. Durante o capitalismo comercial, também chamado de mercantilismo, foi estabelecida uma Divisão Internacional do Trabalho (DIT), entre Países Industrializados e Países Não-Industrializados.
III. Tendo como um de seus fundamentos a necessidade de matéria prima e de comercialização da produção, o capitalismo industrial do século XVIII marcou a ampliação das relações internacionais.
IV. O capitalismo monopolista ou financeiro, representa uma maior importância dos bancos, das multinacionais/transacionais e das grandes corporações nas relações internacionais.
Estão CORRETOS os itens

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) I, III e III.

    D) II e III.

    E) III e IV.

Siqueira (2008, p.425) afirma que “já na década de 1960, Hardin (1968) alertava para a necessidade de resguardar o meio ambiente das agressões promovidas pela satisfação dos desejos individuais, em detrimento do direito da sociedade a bens coletivos, como o ar e a água. A crescente deterioração ambiental e o esgotamento dos recursos do planeta passaram a se tornar cada vez mais presentes, como preocupação por parte de vários segmentos sociais”.
Baseado na fala de Siqueira e em seus conhecimentos sobre a Política Ambiental nas diversas escalas assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A política ambiental fundamenta-se, entre outras questões, na preocupação com a acentuada degradação do meio ambiente e na necessidade de se promover um desenvolvimento que considere a preservação e a conservação ambiental.

    B) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Kyoto (Japão), em 1972, foi a primeira reunião organizada pela ONU para discutir questões relativas à degradação do meio ambiente, e instituir uma política ambiental planetária.

    C)

    Em 1992, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Também conhecida como ECO 92 e RIO 92, esta foi uma das conferências mundiais sobre o meio ambiente mais marcante, tendo em vista que apresentou resultados significativos como a “carta da Terra” e a “Agenda 21”.



    D) Em 2012, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS). Novamente, a cidade do Rio de Janeiro foi sede do evento, que também ficou conhecido como RIO+20. Esta conferência teve como objetivo discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

    E) As conferências mundiais sobre o meio ambiente representam avanços no que diz respeito ao debate da problemática ambiental, entretanto, ainda há muito que se avançar, a exemplo de um compromisso mais efetivo por parte de alguns países, no que tange às medidas para reduzir as emissões de gases poluentes.

Segundo Pena (2020), Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento denominada.

    A) Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico Inglês. La Blache centrou sua análise na relação entre sociedade e natureza e na categoria território.

    B) Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão. Uma das principais discussões de La Blache foi o conceito de Gênero de Vida. O conceito de Região também foi muito importante na obra Lablacheana.

    C) Determinismo Geográfico, em oposição ao movimento de renovação da geografia do século XVIII. A produção científica de La Blache foi central para o projeto imperialista francês.

    D) Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico de Carl Ritter e Alexander Von Humboldt. O Possibilismo refere-se ao protagonismo da natureza sobre a sociedade, portanto, revela um homem passivo no processo de reprodução social.

    E) Geografia Regional, em oposição a produção intelectual de Richard Hartshorne. La Blache focou seu debate na categoria lugar e na ideia de gênero de vida.

Observe as tabelas abaixo, em seguida marque a afirmativa CORRETA.

Tabela 01: Os países mais desenvolvidos do mundo em 2019 PAÍS IDH Noruega 0,954 Suíça 0,946 Irlanda 0,942 Alemanha 0,939 Hong Kong 0,939 Fonte: http://hdr.undp.org/en/2019-report


Tabela 02: Os países menos desenvolvidos do mundo em 2019
PAÍS IDH Níger 0,377 República Centro-Africana 0,381 Chade 0,401 Sudão do Sul 0,413 Burundi 0,423 Fonte: http://hdr.undp.org/en/2019-report

    A) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é responsável pelos estudos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que leva em consideração dados de renda, saúde e educação.

    B) Dos cinco países menos desenvolvidos do mundo em 2019, 4 estão no continente africano e um no sul da Ásia, revelando assim, o subdesenvolvimento dessas regiões do planeta.

    C) O IDH não considera dados da economia dos países, por isso, países como os Estados Unidos, por exemplo, tem um IDH considerado médio.

    D) Apesar de não aparecer entre os primeiros colocados no ranking do IDH em 2019, o Brasil vem melhorando alguns indicadores nos últimos anos, a exemplo da longevidade da população que já passa da média dos 80 anos de idade. Em razão disso, o governo propôs a Reforma da Previdência aprovada em 2019.

    E) A elevada qualidade de vida e o nível de desenvolvimento dos países mais e menos desenvolvidos do mundo em 2019, são exclusivamente decorrentes do acentuado crescimento econômico que esses países vivem desde o século XX.

Importância educacional da geografia


Por CARNEIRO, 1993 (trecho de artigo adaptado). 


O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo.


Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob esse enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.


Sob o aspecto intelectual, cabe à educação geográfica ocupar-se com a compreensão de mundo que o aluno vai elaborando a partir de sua experiência de espaço e lugar e da sua apreensão progressiva dos problemas de organização e uso do espaço pelo homem. As informações quantitativofactuais de interesse geográfico não podem sobrepor-se ao questionamento dos problemas geográficos. Ainda que os fatos sejam importantes (ninguém pode raciocinar sem eles), devem ser tomados como meios pelos quais se desenvolvem a compreensão e a reflexão sobre os problemas considerados, em vista da sua análise e interpretação e na perspectiva de uma busca de soluções. É nesse aspecto que se torna relevante o desenvolvimento de habilidades de pensamento pelo aluno, relacionadas às dimensões conceituais definidoras da Geografia: o espaço, em suas diferentes escalas (local, regional, nacional, mundial); a interdependência dos espaços: as interações intra-espaciais (elementos naturais e sociais); e, em decorrência da dinâmica inter e intra-espacial, as mudanças dos espaços no tempo. (2)


As habilidades básicas de pensamento cujo desenvolvimento é favorecido pela educação geográfica são: observação, análise, comparação, interpretação, síntese e avaliação. (3) Essas habilidades constituem um referencial metodológico e são, uma a uma, capacidades e, em seu conjunto, uma competência de atuação a ser desenvolvida em níveis apropriados pelos alunos da Educação Básica. Tais habilidades possibilitam ao aluno aprendizagens de sentido realista, circunstanciadas e expericialmente explicitadoras das dimensões conceituais antes referidas. Assim entendidas, essas habilidades repelem uma linha de operacionalização mecanicista ou de simples eficiência técnica: sua efetividade psicopedagógica requer o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação geográfica e do senso crítico, como possibilidades motivacionais de apropriação dos conteúdos escolares de Geografia, pelo aluno.


(CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educ. rev, Curitiba, n. 9, p. 117-120, Dec. 1993.) 

Leia o texto 'Importância educacional da geografia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto leva o leitor a concluir que a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus.
II. O texto procura deixar claro para o leitor que os fatos geográficos são importantes e devem ser tomados como verdades absolutas, pelos quais se desenvolve a compreensão clara e incontestável dos problemas considerados.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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