Questões sobre Cartografia

Lista completa de Questões sobre Cartografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A sobreposição de mapas (overlay) é uma operação comum nos Sistemas de Informações Geográficas, particularmente em zoneamentos ambientais e urbanos. Essa associação de mapas requer que

  • A. a legenda dos dados espaciais expresse os princípios dos mapas coropléticos.
  • B. os planos de informação possuam o mesmo sistema de coordenadas.
  • C. os limites das feições dos planos de informação sejam colaterais.
  • D. os atributos não espaciais dos mapas possuam conteúdos intercambiáveis.
  • E. os fenômenos representados expressem níveis mínimos de covariância.

Nos Sistemas de Informações Geográficas, do ponto de vista alfanumérico, uma linguagem de consulta estruturada permite

  • A. comunicar a relação entre os símbolos de um mapa sem ambiguidade.
  • B. consultar as imagens de satélite, em um sistema com arquitetura cliente servidor.
  • C. obter respostas de sistemas integrados de processamento em nuvem.
  • D. recuperar dados das linhas e colunas das tabelas do banco de dados.
  • E. consolidar respostas, em tempo real, dos sistemas de conversão cartográfica.

A projeção Transversa de Mercator tem uma abrangência no globo terrestre que se estende de 84º N a 80º S. Consequentemente, nas regiões polares, costuma-se usar outro tipo de projeção, a Estereográfica Polar, cujo ponto de vista é o

  • A. centro do globo terrestre
  • B. ponto focal do elipsoide
  • C. ponto de tangência do plano
  • D. polo oposto
  • E. infinito

As escalas das cartas topográficas de maior detalhe do Sistema Cartográfico Metropolitano – SCM são:

  • A. 1/250 000 e 1/500 000.
  • B. 1/100 000 e 1/500 000.
  • C. 1/50 000 e 1/100 000.
  • D. 1/5 000 e 1/50 000.
  • E. 1/2 000 e 1/10 000.

“A escala cartográfica é a relação matemática entre o tamanho do objeto na representação e no real. Na escala geográfica, a relação de tamanho é muito mais complexa por abranger a análise espacial‐temporal.” Em relação às diferenças entre as escalas geográficas e cartográficas, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A escala dos fenômenos que ocorrem no espaço é geográfica, mas sua representação cartográfica é realizada matematicamente.
  • B. Os fenômenos geográficos estão presentes em todas as escalas. Sua análise espaço‐temporal pode ser muito difícil ou até impossível, dependendo da escala.
  • C. Uma escala geográfica grande é representada em um mapa por meio de uma escala grande. O mesmo ocorre com escalas pequenas. Assim, a escala cartográfica é determinante para a escolha da escala geográfica.
  • D. Uma escala geográfica grande é representada em um mapa por meio de uma escala cartográfica pequena. Inversamente, uma escala geográfica pequena é representada em um mapa por uma escala cartográfica grande.

Para que se possa ler e compreender um mapa é necessário saber o que é uma escala e como ela se comporta. De forma geral, pode-se entender que escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. Saber calcular essas relações é importante para qualquer geógrafo. Sabendo-se que a distância entre duas cidades é de 125 km, qual será sua distância, em cm, num mapa cuja escala é 1:2.500.000?

  • A. 5 cm.
  • B. 10 cm.
  • C. 20 cm.
  • D. 25 cm.

Para mapear os acidentes geográficos de até 15 metros de extensão presentes em uma determinada área, considerando o erro admissível de 1/5 de milímetro, qual é a menor escala que deve ser adotada?

  • A. 1:10.000
  • B. 1:25.000
  • C. 1:50.000
  • D. 1:75.000

Acerca das partes do processo de construção de um mapa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Seleção: seleção das informações relevantes.
  • B. Escolha do tema: está sempre vinculada à finalidade do mapa.
  • C. Análise da informação: componentes da informação e suas características.
  • D. Escolha da escala: etapa muito importante e não deve estar vinculada ao formato máximo do documento.

Souza e Katuta (2001) discutem o conceito de mapa relacionando-o à habilidade de confecção e, sobretudo, de leitura, na relação entre o mapeador e o usuário.

Nesse sentido, para os autores, o mapa

  • A. apresentará, na escala, o principal elemento de interação com o usuário, uma vez, que este se direciona ao público em geral.
  • B. estará associado a uma concepção mecânica de leitura, pois o fundamental na sua utilização reporta-se à sua confecção e às características do espaço representado.
  • C. representará essencialmente um contrato estabelecido previamente entre o usuário e o mapeador, pois o que determina a função dos mapas é sua confecção.
  • D. terá funções específicas, dependendo do tipo de informação que o profissional/usuário estará procurando, analisando ou visando explicar.

Bertin e Gimeno ([1982], 2010) no texto A lição de cartografia na escola elementar, defendem que o ensino de cartografia, na educação básica, especialmente no ensino fundamental, deve ter significado para os estudantes. Eles acreditam e defendem que a gramática gráfica é passível de aprendizagem nas escolas.

Para os autores citados, a utilização de métodos gráficos na educação básica é vantajosa porque possibilita aos estudantes

  • A. avaliar, intuitivamente, os diversos elementos contidos nas representações.
  • B. compreender a lógica presente nos processos de produção do espaço.
  • C. descobrir, por eles mesmos, as bases da semiologia gráfica e aplicá-las.
  • D. memorizar as informações mais importantes contidas nas representações.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...