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Geografia - Cartografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
A sobreposição de mapas (overlay) é uma operação comum nos Sistemas de Informações Geográficas, particularmente em zoneamentos ambientais e urbanos. Essa associação de mapas requer que
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Nos Sistemas de Informações Geográficas, do ponto de vista alfanumérico, uma linguagem de consulta estruturada permite
A projeção Transversa de Mercator tem uma abrangência no globo terrestre que se estende de 84º N a 80º S. Consequentemente, nas regiões polares, costuma-se usar outro tipo de projeção, a Estereográfica Polar, cujo ponto de vista é o
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As escalas das cartas topográficas de maior detalhe do Sistema Cartográfico Metropolitano SCM são:
A escala cartográfica é a relação matemática entre o tamanho do objeto na representação e no real. Na escala geográfica, a relação de tamanho é muito mais complexa por abranger a análise espacial‐temporal. Em relação às diferenças entre as escalas geográficas e cartográficas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Para que se possa ler e compreender um mapa é necessário saber o que é uma escala e como ela se comporta. De forma geral, pode-se entender que escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. Saber calcular essas relações é importante para qualquer geógrafo. Sabendo-se que a distância entre duas cidades é de 125 km, qual será sua distância, em cm, num mapa cuja escala é 1:2.500.000?
Para mapear os acidentes geográficos de até 15 metros de extensão presentes em uma determinada área, considerando o erro admissível de 1/5 de milímetro, qual é a menor escala que deve ser adotada?
Acerca das partes do processo de construção de um mapa, assinale a alternativa INCORRETA.
Souza e Katuta (2001) discutem o conceito de mapa relacionando-o à habilidade de confecção e, sobretudo, de leitura, na relação entre o mapeador e o usuário.
Nesse sentido, para os autores, o mapa
Bertin e Gimeno ([1982], 2010) no texto A lição de cartografia na escola elementar, defendem que o ensino de cartografia, na educação básica, especialmente no ensino fundamental, deve ter significado para os estudantes. Eles acreditam e defendem que a gramática gráfica é passível de aprendizagem nas escolas.
Para os autores citados, a utilização de métodos gráficos na educação básica é vantajosa porque possibilita aos estudantes
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