Lista completa de Questões sobre Cartografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em levantamentos geodésicos, a conversão de altitudes geométricas em ortométricas e vice-versa, se dá através da:
distância zenital.
achatamento elipsoidal.
excentricidade.
paralaxe.
ondulação geoidal.
Segundo a Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais aplicada à Lei n° 1.0267/2001, os vértices não materializados, ocupados, com suas posições identificadas, na divisa do imóvel, ao longo de acidentes, tais como: cursos e lâminas d'água, estradas de rodagem, estradas de ferro, linhas de transmissão, oleoduto, gasoduto, cabos óticos, são denominados de:
vértice virtual.
marco testemunho.
ponto.
marco
estaca.
O sistema geodésico adotado como referência pelo sistema de posicionamento GPS é o:
Aratu.
SIRGAS.
SAD-69.
Córrego Alegre.
WGS-84.
Acerca de cartografia, assinale a opção correta.
Na projeção de Mercator, a América do Sul, com cerca de 17.800.000 km2 e a Groelândia, cuja área é cerca de oito vezes menor que a da América do Sul, aparecem no mapa com tamanhos quase iguais.
A escala de 1:50.000 informa mais detalhes da superfície que a escala de 1:25.000.
Latitude de um lugar é a distância angular entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o meridiano inicial ou de origem.
Os sistemas de projeção são classificados, quanto ao grau de deformação, em conformes ou isogonais quando conservam a proporção entre as distâncias, seguindo as direções cardeais, na superfície representada.
Os receptores GPS destinados à navegação terrestre, marítima e aérea, bem como a levantamentos, com precisão, de ordem métrica em que, na maioria dos casos, as observações utilizadas são as pseudodistâncias derivadas do código C/A, são classificados como receptores:
de dupla frequência.
topográficos.
geodésicos
de navegação.
atômicos.
O ângulo horizontal formado entre a linha que representa a direção do norte geográfico e a linha que representa a direção do norte das quadrículas do sistema UTM, é denominado de:
fator de redução.
declinação magnética.
convergência meridiana.
azimute.
latitude.
As fotografias aéreas classificadas como verticais são aquelas que:
apresentam ângulo de inclinação do eixo ótico próximo de 90°.
possuem a linha de voo na direção da vertical.
apresentam distorções no imageamento na direção vertical.
são tomadas com o eixo ótico da câmera na vertical.
foram obtidas de uma plataforma aérea independentemente da inclinação do eixo ótico.
A resolução de um sensor remoto que expressa a capacidade de discriminar entre diferentes intensidades de sinal ou número de níveis digitais em que a informação se encontra registrada é denominada de:
espacial.
radiométrica.
temporal.
espectral.
geométrica.
A tabela apresenta as principais divisões da Terra ilustrando algumas características específicas de cada uma das suas camadas.
Após a análise da tabela, é correto afirmar que
conforme se pode observar, as massas da crosta continental e do núcleo somadas correspondem a maior parte da massa terrestre.
a baixa densidade do núcleo, por exemplo, indica que este seria metálico, talvez formado por níquel e ferro, denominando-se NIFE.
as informações que se têm a respeito do interior da Terra foram obtidas por vias diretas, uma vez que as perfurações mais profundas normalmente ultrapassam os 5000 ou 6000 m, alcançando as estruturas rígidas mais profundas.
verifica-se ainda que há significativas diferenças na densidade média dos materiais que compõem cada uma das camadas, havendo substancial distinção entre as densidades médias da crosta (oceânica e continental), que é da ordem de 2,8 g/cm³, do manto (4,69 g/cm³) e do núcleo (10,6 g/cm³).
a divisão da litosfera entre a crosta terrestre e a crosta oceânica justifica-se pelas inúmeras semelhanças entre as duas, a saber: espessuras, tipologia das rochas e formas de relevo.
Diante disso, pode-se dividir o ciclo hidrológico como: ciclo hidrológico lento: dinâmica interna e ciclo hidrológico rápido: dinâmica externa. Com base nestas informações, assinale o único fenômeno que faz parte do ciclo hidrológico lento.
Precipitação meteórica.
Evapotranspiração.
Escoamento superficial em rios.
Evaporação dos oceanos.
Vulcanismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...